ABC Futebol Clube de Natal

0

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Hoje vamos falar sobre o ABC Futebol Clube, o time de futebol potiguar que fez e continua a fazer história no esporte brasileiro. Em uma terra paradísica de praias e belezas a perder de vista, é importante lembrar que os potiguares, assim como o resto do Brasil também amam o futebol!

Vem com a gente saber mais!

O ABC Futebol Clube

Poucos sabem, mas o ABC Futebol Clube é o clube brasileiro com o maior número de títulos estaduais conquistados, são 55 títulos ao todo! E junto ao América Mineiro, o time é recordista de conquistas estaduais consecutivas, tendo sido campeão por 10 vezes consecutivas entre 1932 e 1941!

ABC Futebol Club
Estádio Maria Lamas Farache (Frasqueirão). Natal, RN

O ABC Futebol Clube é um dos orgulhos esportivos mais importantes da cidade de Natal. Sabendo da sua importância para a cidade e para o coração dos potiguares, nesse artigo vamos apresentar a você o histórico do time, destacar suas principais conquistas e mais!

Vamos lá?

1. O ABC Futebol Clube – um caso de amor com o futebol

Poucos sabem mais os brasileiros não inventaram o futebol! O que pode parecer estranho para muita gente, dada a intimidade que nosso povo tem com a bola nos pés.

O Futebol chegou ao Brasil oficialmente em 1895, pelas mãos dos ingleses, assim como na maioria dos outros países. E foi nesse período que os primeiros clubes nacionais, entre eles o ABC, começaram a se formar.

Vista do estádio Frasqueirão do ABC Futebol Clube em dia de jogo.

Conta-se que a primeira bola de futebol do país foi trazida em 1894 pelo paulista Charles William Miller. E dela para cá os brasileiros desenvolveram uma grande paixão pelo esporte.

Inicialmente destinado a uma elite de jovens da alta sociedade, que tinham tempo e dinheiro para dedicar-se aos esportes, o futebol logo se tornou um patrimônio popular brasileiro.

Quando aos clubes de futebol, em seu início eram praticamente todos amadores. Os jogadores jogavam por amor, paixão e diversão disputando campeonatos que começavam a se organizar profissionalmente.

Com o tempo o futebol foi se profissionalizando, os jogadores passaram a ter salários e a dedicar-se exclusivamente ao esporte.

E podemos dizer sem sombra de dúvida que não há esporte mais democrático e mais amado que o futebol, que é jogado por homens e mulheres desde criança, seja profissionalmente ou na pelada de final de semana.

E nessa história toda o ABC potiguar é um dos mais times mais antigos do Brasil!

A fundação do ABC Futebol Clube de Natal

Em uma época que a cidade de Natal era uma comodidade pacata e provinciana, com aproximadamente 27 mil habitantes, foi fundado o ABC Futebol Clube, em 29 de junho de 1915.

Era a aurora do futebol nacional e nascia um dos clubes mais antigos, o primeiro time de futebol do Rio Grande do Norte.

Estádio Frasqueirão. Foto por James Frontier .

Na época a cidade tinha como presidente (o termo prefeito não existia), o comerciante e abolicionista Romualdo Galvão e os potiguares tinham acabado de eleger em 1914, pela primeira vez pelo voto direto, o magistrado Joaquim Ferreira Chaves, para governar os destinos do povo do estado.

Assim como muitos outros clubes de futebol ele foi fundado pelos jovens da elite da cidade, que reuniram-se na avenida Rio Branco, aos fundos do Teatro Carlos Gomes para discutir a criação do primeiro clube de futebol do Rio Grande do Norte.

A oficialização do clube teve lugar na residência do coronel Avelino Alves Freire, um respeitado comerciante e presidente da Associação Comercial do RN.

Related Posts

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

O clube foi batizado como ABC Futebol Clube por sugestão do sócio fundador José Potiguar Pinheiro. Na mesma ocasião se decidiu que as cores do clube seriam o preto e o branco.

Por fim decidiu-se os nomes daqueles que comporiam a primeira diretoria do clube alvinegro, que foi composta por:

  1. João Emílio Freire como presidente;
  2. José Potiguar Pinheiro como vice-presidente;
  3. Manoel Dantas Moura como 1º secretário;
  4. Solon Rufino Aranha, como 2º secretário;
  5. Avelino Freire Filho como tesoureiro;
  6. José dos Santos como o diretor de esportes.

2. O ABC Futebol Clube – uma história de conquistas

Conforme o pesquisador potiguar Procópio Netto, o primeiro jogo do ABC Futebol Clube aconteceu em 20 de setembro de 1915, contra o Natal Esporte Clube num placar emblemático de 13 x 1 para o ABC!

Escudo do ABC Futebol Clube.

Essa partida foi registrada apenas por Procópio Netto, de forma que não há registros na imprensa local. Por isso, muitos consideram como a primeira partida oficial o jogo que aconteceu em 26 de setembro de 1915, no campo (ground) da Vila Cincinato, contra o América, seu eterno e mais tradicional rival com um placar de 4 x 0 para o ABC.

O time acumulou um grande rol de conquistas, mas só veio a ter uma casa própria no ano de 2006, quando foi inaugurado, após cinco anos de obras e muita espera da torcida, o estádio Maria Lamas Farache popular “frasqueirão”.

Já no ano seguinte, 2007, o estádio viu acontecer uma vitória muito importante do ABC sobre seu maior rival, o América de Natal. Na ocasião o craque Wallyson, criado nas categorias de base do clube, marcou quatro gols na final, dos cinco totais na vitória por um placar de 5 a 2.

Confira os destaques do estádio Frasqueirão:

  1. Dimensão do gramado: 105m x 68m;
  2. Capacidade: 18.000 torcedores;
  3. Conta com 16 camarotes e dois elevadores;
  4. Praça de Alimentação;
  5. Loja de Produtos Oficiais.

Uma conquista inesquecível: o título da Série C de 2010

Sem dúvida o ano de 2010 marcou história no clube alvinegro do ABC. Lembrado com carinho pela diretoria, jogadores e pela apaixonada torcida do clube, o título da Série C de 2010 é o mais importante de 100 anos de história do clube!

ABC x América no Juvenal Lamartine

E a campanha do clube foi impecável. Foram 14 jogos, com sete vitórias conquistadas, cinco empates e apenas duas derrotas no decorrer da temporada.

Na ocasião o time era treinado pelo gaúcho Leandro Campos e faziam parte do elenco jogadores como Leandrão, Cascata, Jackson, Claudemir, Wellington, Basílio, Ricardo Oliveira, Edson, Éderson e João Paulo. Seus nomes ficaram marcados na história do ABC pela vitória que deram ao time.

A importância dessa conquista reside no fato de ser o primeiro título nacional conquistado por um clube do Rio Grande do Norte.

A final foi debaixo de um sol muito calor com um sol implacável e custou literalmente muito suor aos jogadores e comissão técnica! Em um dia 24 de outubro, as 9 horas da manhã, um horário incomum para uma partida de futebol.

Mas, isso não desanimou a torcida: 16.150 torcedores pagaram ingresso, o maior público que o Frasqueirão já viu. O jogo contra o Águia de Marabá só teve gols no segundo tempo terminando com um placar de 3 x 1 para o ABC.

O entrosamento entre a comissão técnica, jogadores e a torcida até hoje é lembrado na memória dos potiguares. Foi algo nunca antes visto em um time potiguar!

O ABC Futebol Clube

O ABC não é conhecido como o “Mais querido” atoa. Como um dos clubes mais antigos do Brasil, deixa sua marca na história do futebol nacional e se consagra como um dos mais importantes clubes do Rio Grande do Norte.

Quer ver mais sobre o futebol potiguar? Então confere aqui Estádio Machadão, um artigo especial falando sobre esse querido estádio que deu lugar a Arena das Dunas, mas ainda vive na memória dos potiguares.

Até a próxima!

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.