Areia Branca RN

2

Areia Branca RN é um município charmoso, cheio de praias lindas, que fica no litoral norte do estado potiguar, na região conhecida como Costa Blanca.

Nesta cidade fica ainda a belíssima praia Ponta do Mel, o único lugar do mundo onde o sertão encontra o mar.

Areia Branca RN é conhecida pelas suas belas praias paradisíacas de areias brancas, dunas e falésias. Um espetáculo de local que fica a 330 quilômetros de Natal Rio Grande do Norte.

Quer saber mais sobre a linda Areia Branca RN? Vem com a gente!

Conheça Areia Branca RN

Areia Branca RN é um município encantador do Polo Costa Branca. Por aqui areia é muita clara, contrastando com o lindo mar azul.

areia branca rn
Praia de Upanema Areia Branca.

Cheia de praias lindas, como e encantadora Praia Ponta do Mel Areia Branca é uma região cuja economia se assenta na produção do sal, turismo e pesca.

Quer ver mais? Acompanhe!

Areia Branca RN: um pouco de história

A cidade de Areia Branca foi emancipada de Mossoró com a Lei nº 10, de 16 de fevereiro de 1892. É limitada pelos municípios de Grossos (oeste), Mossoró, Ponta do Mel (sul) e Porto do Mangue (leste).

Praia de São Cristóvão em Areia Branca RN. Foto por Canindé Soares.

A sede do município está localizada a 4 ° 57’22 “de latitude sul e 37 ° 08’13” de longitude oeste, bem no norte do estado potiguar, a uma altitude é de 03 m acima do nível do mar.

Segundo o IDEMA, a pluviosidade média anual na cidade é 693,6 mm. É adequado para culturas de longo período, como algodão de árvores, sisal, caju e coco.

A principal festa da cidade é o Carnaval e a Festa dos Navegantes, que comemora o aniversário da libertação da cidade, na primeira quinzena de agosto e outubro, para reconhecer e premiar os políticos locais e nacionais.

Areia Branca RN é um local ideal para:

  • Conhecer praias lindas, algumas quase desertas;
  • Visitar as salinas e se encantar com as montanhas de sal;
  • Conhecer a linda Ponta do Mel, onde o sertão encontra o mar;
  • Encontrar um povo hospitaleiro e um ambiente tranquilo, ideal para fugir do estresse da cidade grande.

Areia Branca RN – atrativos e paisagens

Outro ponto muito forte da cidade é o turismo religioso, já que a linda Areia Branca é um lugarejo de tradicionalmente de muita fé. Em agosto, a cidade se torna um símbolo de dedicação e fé. Neste mês ocorre uma linda festa cuja multidão que se reúne nela só pode ser comparada ao carnaval.

Ponta do Mel.

Os fiéis se reúnem em agosto para participar da festa de Nossa Senhora dos Navegantes.

Mas, sem dúvida o principal destaque de Areia Branca são as suas praias. Entre as mais visitadas destacam-se:

  1. Praia de Upanema: a mais próxima da Zona Urbana e a mais visitada;
  2. Praia de Baixa Grande: preferida dos visitantes em qualquer época;
  3. Praia de Redonda: majestosa, conhecida pelas dunas que a cercam;
  4. A Praia de São Cristóvão: linda, com paisagens deslumbrantes;
  5. Ponta do Mel: um ótimo local para descansar, com boa estrutura de hospedagem e excelente culinária;
  6. Praia de Morro Pintado: uma praia deserta, pouco visitada pelo homem, um cenário quase intocado.

O que fazer em Areia Branca RN?

Se tivéssemos que recomendar algo praticamente obrigatório para o visitante que vai a Areia Branca seria conhecer a Praia Ponta do Mel.

A praia de Ponta do Mel possui uma característica única: é neste ponto do litoral do Rio Grande do Norte, a 250 km de Natal, que o sertão encontra o mar, criando uma paisagem exótica com grandes falésias coloridas, vegetação de Caatinga, como cactos gigantes, e animais típicos da região, como cabras, ovelhas e jegues.

Related Posts

Pau dos Ferros RN

Imagem de Pipa

Rio do Fogo

Ponta do Mel. Foto por Canindé Soares.

A Ponta do Mel fica a 30Km do centro da cidade, e é a principal atração da região.

Do lado de Ponta do Mel fica a linda Praia do Rosado e suas majestosas dunas que impressionam pela cor rosada. Esse local é semelhante ao cenário do deserto marroquino, por isso serviu como cenário para a telenovela da Rede Globo O Clone.

Com certeza você vai amar passear de buggy por esse cenário!

Por sua vez, na cidade de Areia Branca fica o Porto Ilha que escoa a produção de sal da região.

E uma vez que esteja no porto, não deixe de conferir as belas e quase desertas praias de Cristóvão, Redonda e Morro Pintado, que ficam ali pelas proximidades.

Desfrutar de muito sol, um banho de mar tranquilo e paisagens únicas, tudo em isso meio a calma do sertão, é um privilégio que o visitante tem aqui.

Portanto, ao vir para Areia Branca:

  • Não deixe de ir a Praia Ponta do mel;
  • Visite o Porto Ilha em Areia Branca, onde poderá ver de perto a produção de sal do lugar;
  • Confira as lindas Praias de São Cristóvão, Morro Pintado e Praia Redonda;
  • Não esqueça a câmera fotográfica para registrar tudo!

Onde se hospedar em Areia Branca RN

Se você for ficar em Ponta do Mel, saiba que o n tem menos de 6.000 habitantes.

Dunas de Rosado.

Com ar típico de praia, a pequena vila tem apenas algumas ruas com calçadas de paralelepípedos, e as vias restantes são de terra batida.

Por aqui o sol é quente e o céu azul na maior parte do ano.

Se for ficar hospedado por aqui confira a Pousada Areia Branca. Localizada em um penhasco, a estrutura de acomodações do espaço combina conforto e vistas panorâmicas da enseada de Ponta do Mel.

A melhor época para conhecer é o período de estiagem, de julho a dezembro. Em agosto acontecem as maiores festas da região, a Festa da Nossa Senhora dos Navegantes, é o destaque.

Se você não gosta de chuvas evite os meses de março e abril. Mas, se isso não incomodar saiba que as temperaturas não variam muito o ano todo. A média é de 27º. O mês de julho é o mês com menor média 26º e Janeiro tem as mais altas temperaturas médias, em torno de 28º.

Não se esqueça, quando visitar Areia Branca RN:

  1. Prepare-se para muito sol e calor;
  2. Não deixe de conhecer as dunas do Rosado;
  3. Confira a Pousada Areia Branca;
  4. Evite os meses de março e abril se não quiser pegar chuvas;
  5. Aproveite a ótima infraestrutura da Praia Ponta do Mel.

Areia Branca RN

Areia Branca é o principal município do Polo Turístico Costa Branca, uma região tão linda e importante quanto a capital Natal.

E para fechar com chave de ouro, uma dica final: Areia Branca têm um dos eventos de carnaval maiores e mais divertidos interior do Rio Grande do Norte.

Gosta de festa? Venha para cá no carnaval e aproveite uma experiência única. Curtiu? Não deixe de conhecer a Terra do Sol!

E para planejar sua viagem com mais tranquilidade, não deixe de conferir o nosso Guia Completo de Passeios. Temos sempre muitas dicas do que fazer o que fazer em Natal e nas principais e mais belas cidades do Rio Grande do Norte!

Até a próxima!

2 Comentários
  1. Praia de Tibau - Natal RN

    […] linda praia de Tibau fica no município de Tibau do Norte,  próximo a mais conhecida a cidade de Areia Branca RN que integra o Polo turístico Costa Branca no litoral norte do […]

  2. […] Areia Branca RN é um município do litoral norte do estado,  o mais famoso a integrar o chamado Polo de turismo Costa Branca  que se destaca pelas suas praias de contraste marcante entre o azul turquesa do mar e o branco de suas Areias,   pela presença das salinas, verdadeiras montanhas de sal que mais parecem monte de Neve sobre sol. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.