Baía Formosa RN

0

A Baía Formosa RN  é um município do litoral sul do Estado do Rio Grande do Norte.  Este é um dos destinos turísticos mais procurados pelos visitantes que vêm ao estado Potiguar,  com correndo com sinais como Natal, Pipa  e São Miguel do Gostoso Rio Grande do Norte

Essa região é conhecida por ter algumas das praias mais bonitas do Estado,  sendo amplamente procurada por visitantes em busca de apreciar uma bela paisagem Marinha tomar um refrescante banho de mar ou até mesmo praticar esportes Náuticos,  pois em Baía Formosa há praias para todos os gostos.

Quer saber o que mais tem por aqui? Então confira a seguir!

Baía Formosa RN

Litoral sul do Rio Grande do Norte é conhecido pelas suas belezas paradisíacas,  repleto de praias incríveis e natureza exuberante onde o visitante pode realizar atividades diversas desde um simples banho de mar até trilhas pela Mata Atlântica e passeio de buggy.

Baía Formosa RN
Praia em Baía Formosa.

É bem verdade que a Vila de Pipa em Tibau do Sul é muito mais conhecida e lembrada quando o assunto é praias do litoral sul do estado,  mas o Rio Grande do Norte tem muito mais a oferecer e a região da Baía Formosa RN não fica devendo em nada no quesito belezas naturais e encantos há nenhuma outra praia no estado.

É um local perfeito para curtir férias seja em família ou mesmo com um grupo de amigos,  e simplesmente esquecer do resto do mundo e dos problemas do cotidiano.

 Vamos conhecer este paraíso um pouco mais de perto?  Acompanhe!

1.  Conheça os encantos da Baía Formosa RN 

A Baía Formosa RN é um município que se manciple de Canguaretama na década de 1950.  E a região não é chamada de Baía atoa, pois esta é a única baía de todo o Estado do Rio Grande do Norte.

Praia em Baía Formosa.

Assim como muitas outras regiões praianas do Rio Grande do Norte e do nordeste em si,  a Baía Formosa também principiou sua história como um reduto de pescadores.

A sua história começou com a construção de um porto de embarcações  que atraiu os primeiros moradores da região formando um pequeno povoado de pescadores ao seu redor.  

No século XVIII  a região já servia de local de Veraneio para família de Albuquerque Maranhão e fazendeiros de lugares próximos.  

Aqui também aconteceu a famosa “matança de agosto”,  um episódio de luta armada protagonizado por Francisco Magalhães que juntamente com um grupo de homens armados tentou expulsar os moradores de um Vilarejo da região.

Albuquerque Maranhão junto com os seus homens resistiu as investidas de Francisco Magalhães. O fato  terminou com a morte de seis pessoas e a prisão do responsável pela chacina.

Somente no século XIX  foi construída e inaugurada a primeira Capela da região dedicada à Nossa Senhora da Conceição. Também foram criados e anexados ao município de Canguaretama os distritos de Baía Formosa e Vila Flor.

E distrito de Baía Formosa começou a crescer Com a sua economia baseada na lavoura E aí na pesca.  contudo, apesar do seu crescimento Baía Formosa RN só se transformou em um município do Rio Grande do Norte em 1958.

 Em resumo:

  1. a região de Baía Formosa RN serve como local de Veraneio e descanso desde o século XVIII,  demonstrando o seu potencial turístico e as belezas da região;
  2. assim como outras cidades do Estado ou povoado de Baía Formosa começou a sua história faltado na pesca,  tradição mantida até hoje pelos moradores do locais.

 A praia da Baía Formosa RN

As belezas naturais sem dúvidas são os principais atrativos do município de Baía Formosa. A natureza por aqui é muito bem preservada e alguns pontos inclusive ainda permanecem inexploradas pelas mãos humanas.

Baía Formosa. Foto por @baiaparadize.

Baía Formosa RN não tem apenas uma única praia mas uma extensão de 26 km de faixa Costeira onde o visitante encontra lindas praias  margeadas por 2.365 hectares de mata atlântica e exuberante manguezal. 

Muitas  destas praias  são desertas e mesmo aquelas que recebem visitantes não são tão movimentadas assim constituindo-se em verdadeiros redutos de tranquilidade, paz e sossego.

Há piscinas naturais em vários em pontos de sua costa.

É preciso destacar que em Baía Formosa encontra-se a maior reserva de Mata Atlântica de todo o Rio Grande do Norte. Entre todas as massas daqui, a Mata da Estrela, reserva de mata atlântica nativa a beira-mar, com lagoas, trilhas, fauna e flora,  é um local que o turista não pode deixar de visitar, eu também um dos pontos são demais atividades para serem feitos.

Além disso,  com 26 km de faixa Costeira há praias para todos os gostos,  desde aquelas com ondas mais altas da atmosfera surfistas até praias de águas muito tranquilas perfeitas para banho de mar.

 Ou seja:

  • a Baía Formosa é uma região com grande reserva de Mata Atlântica;
  •  por aqui a praias para todos os gostos;

2.  Baía Formosa RN – gastronomia e hospedagem

Em  Baía Formosa RN  o visitante encontra ótimas opções de acomodações,  já que uma das principais atividades econômicas da região exatamente ao turismo.

Baía Formosa. Foto por @kellenapaula.

Por aqui existem hotéis e pousadas muito charmosas para diferentes gostos e bolsos.  É possível encontrar hospedagem com vista para o mar em ambientes bem reservado, assim como é possível encontrar hospedagens mais afastadas da praia mas que tem um menor preço de diária.

Quer ter uma ideia de como são as acomodações em Baía Formosa?  Dá só uma olhada na Pousada Ecobaia.

Não se esqueça de fazer as suas reservas com antecedência,  principalmente se você estiver vindo em época de alta temporada.

E quanto a gastronomia pode ficar tranquilo que a ótimos restaurantes em Baía Formosa com diferentes opções de culinárias incluindo os frutos do mar,  comida típica nordestina e comida brasileira em geral.

Portanto:

  1.  existem ótimas opções de pousadas e hotéis na região de Baía Formosa;
  2.  acomodações para diferentes bolsas e gostos;
  3.  há bons restaurantes em Baía Formosa;
  4.  lembre-se de fazer suas reservas com antecedência.

Como chegar a Baía Formosa RN

A Cidade de  Baía Formosa é um município que fica no extremo sul do litoral Potiguar,  fazendo Fronteira com o estado da Paraíba. 

Baía Formosa. Foto por Otávio Nogueira.

Baía Formosa fica a 94 km de Natal, a 110 quilômetros de João Pessoa (PB) e 220 quilômetros de Recife (PE) pela estrada BR-101.

Chegar até aqui não é difícil que requer apenas algumas horas de viagem a partir de Natal RN.  você pode vir de carro próprio ou alugado, ou se preferir pode pegar um ônibus na capital Potiguar. 

Se preferir pode ainda vir de táxi ou Uber, contudo,  o valor vai ficar um pouco alto, então faça as cotações e comparações de preços dos diferentes Transportes e defina qual a melhor forma para sua viagem.

 Ou seja:

  •  a Baía Formosa fica no extremo sul do Estado do Rio Grande do Norte;
  •  com apenas 94 km de distância da capital Natal RN e você não terá nenhuma dificuldade em chegar até aqui.

 Baía Formosa RN

O que você achou desse pequeno Paraíso no litoral sul Potiguar?  Conte pra gente nos comentários!

E para tornar o planejamento da sua viagem ainda mais fácil não deixe de conferir o nosso Guia Completo de Passeios.

 Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.