Natal RN
Turismo, Cultura, História e muito mais de Natal RN e todo o Rio Grande do Norte..

O Bairro Areia Preta em Natal – RN

0

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

84 / 100 SEO Score

O Bairro Areia Preta em Natal é um dos mais lindos e nobres da cidade. Por muito tempo essa foi a região mais turística da cidade, até ser superada pela Ponta Negra. Localizado na zona de sul de Natal, o bairro é bem movimentado e tem uma das praias urbanas preferidas pelos potiguares.

Fique conosco para saber mais!

Bairro Areia Preta

A Areia Preta era uma das mais distantes das terras à leste da cidade, e por isso local de festas, serenatas, banhos de mar à fantasia e piqueniques. Um bairro com uma história romântica e muito amado por todos os potiguares.

Bairro Areia Preta
Vista noturna do Bairro Areia Preta em Natal – RN.

Neste bairro emblemático veraneava o comerciante Jorge Barreto, figura carimbada na história da cidade, aclamado pelos amigos como Conde D”Areia Preta.

Bem próximo a Praia Areia Preta fica a Praia de Miami, uma praia linda, embora pouco conhecida, que foi nomeada pelos turísticas estrangeiros durante a Segunda Guerra Mundial e hoje é é bastante frequentada pela população do bairro periférico de Mãe Luíza que está localizado atrás dos hotéis de luxo à beira-mar.

Ou seja, mais um lugar para conhecer quando estiver em Natal!

E na foto acima vemos uma das mais marcantes características do bairro, os Um prédios luxuosos à beira-mar. Sem dúvida, esse é um dos lugares mais privilegiados da capital para morar!

O Bairro Areia Preta em Natal – um pouco de história

Quando começou a ser povoado, o bairro era mais simples e com construções bem singelas.

A Areia Preta foi a primeira praia oficializada como balneário público natalense, em janeiro de 1908. Conforme informa o historiador Câmara Cascudo, o local era um recanto de pescadores até 1920.

O tempo passou e os pescadores começaram a vender suas casas. Com isso os primeiros prédios e construções de veraneio foram aparecendo na região. Em 1930 a Areia Preta já era uma Praia de veraneio, muito procurada por potiguares de classes mais abastadas.

Nas décadas de 1960 a 1970 o bairro foi se modernizado, e a praia já era uma das mais frequentadas pelos moradores da cidade. O sucesso atraiu investidores, dando origem a muitos estabelecimentos comerciais, como bares, hotéis, restaurantes e pousadas.

Murchando um pouco nos anos seguintes, especialmente pelas grandes ressacas que derrubaram muitas construções a beira mar, o bairro e sua praia voltaram a ser valorizados com a construção da Via Costeira na década de 1980.

O Bairro Areia Preta em Natal - RN 1
Via Costeira em Natal – RN.

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Foi um dos prédios construídos bem em cima da dunas que tirou a visão panorâmica do belo “Farol de Mãe Luiza, atualmente espremido entre as dunas e as construções em volta, não só as  da orla, mas do próprio bairro onde está situado.

A Prefeitura fez muitos investimentos inclusive construindo arrecifes artificias e aterros para conter as ressecas. A orla foi modernizada e o comércio voltou a crescer significativamente por aqui. Hoje é um dos bairros mais nobres, movimentados e bons para morar/visitar de toda Natal!

E para conferir mais curiosidades sobre o bairro de uma olhada aqui: Um trampolim na praia de Areia Preta.

Portanto, neste lindo bairro tem:

  1. Duas praias lindas;
  2. Prédios luxosos;
  3. Bares, restaurantes e bons hotéis.

Bairro Areia Preta – principais atrações

A principal atração por aqui é a Praia de Areia Preta. Uma linda faixa costeira bem no coração de Natal, cercada de bares, restaurantes e barracas que servem petiscos e bebidas geladas.

E como essa praia é menos procurada pelos turistas, os preços são mais acessíveis e o lugar tem muito mais frequentadores locais. Ótimo para ter mais sossego e conversar com os potiguares, descobrindo aquelas curiosidades e informações quentes que somente quem mora aqui conhece!

Outro ponto legal a conhecer é o Relógio de Sol, ponto turístico mais conhecido da Praia de Areia Preta.

BAIRRO AREIA PRETA

Além disso, o visitante pode aproveitar os bares, restaurantes e casas de shows que tornam a vida noturna movimentada na região.

O local também é ótimo para a prática de surfe, especialmente na Praia de Miami, que fica no final do bairro. Ao fundo fica o belo cenário do Morro do Pinto.

Em resumo:

  1. O bairro é ótimo para passear, bem localizado e cheio de histórias;
  2. É ideal para banho de mar e surfe;
  3. É bom lugar para comer e curtir aperitivos a beira mar.

Como chegar ao Bairro Areia Preta

Esse bairro é bem localizado, vizinho de locais como Ponta Negra, Redinha e Praia do Meio, chegar aqui é muito fácil.

Você pode vir de táxi, Uber, alugar um carro ou usar o transporte público, que por aqui tem muitas linhas de ônibus.

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.