O Bairro Areia Preta em Natal – RN

1

O Bairro Areia Preta em Natal RN é um dos mais lindos e nobres da cidade. Por muito tempo essa foi a região mais turística da cidade, até ser superada pela Ponta Negra. Localizado na zona de sul de Natal Rio Grande do Norte,  no bairro Areia Preta Existem muitos prédios luxuosos de alto padrão

Este bairro é bem movimentado e tem uma das praias urbanas preferidas pelos potiguares. Por aqui também tem muitas comodidades e serviços é uma ótima área para morar e visitar.

Curioso para saber o que mais tem aqui neste bairro? Fique conosco para saber mais!

Bairro Areia Preta 

A Areia Preta era uma das mais distantes das terras à leste da cidade, e por isso local de festas, serenatas, banhos de mar à fantasia e piqueniques. Um bairro com uma história romântica e muito amado por todos os potiguares.

bairro areia preta
Prédios luxuosos no bairro Areia Preta, Natal RN.

Neste bairro emblemático veraneava o comerciante Jorge Barreto, figura carimbada na história da cidade, aclamado pelos amigos como Conde D”Areia Preta.

Bem próximo a Praia Areia Preta fica a Praia de Miami, uma praia linda, embora pouco conhecida, que foi nomeada pelos turísticas estrangeiros durante a Segunda Guerra Mundial e hoje é é bastante frequentada pela população do bairro periférico de Mãe Luíza que está localizado atrás dos hotéis de luxo à beira-mar.

Ou seja, mais um lugar para conhecer quando estiver em Natal!

E uma das características mais marcantes características do bairro, os prédios luxuosos à beira-mar. Sem dúvida, esse é um dos lugares mais privilegiados da capital para morar!

1. O Bairro Areia Preta em Natal – um pouco de história

Quando começou a ser povoado, o bairro era mais simples e com construções bem singelas. Em 1920,  segundo registro o historiador Câmara Cascudo, o bairro de Areia Preta era um simples reduto de pescadores,  uma região linda e praticamente desconhecida no Brasil e no estrangeiro.

Praia de Areia Preta nos anos 1970. Bairro Areia Preta.

E Areia Preta permaneceu assim por muito tempo, sendo um  dos últimos bairros praianos de Natal a ser modernizado e atrair turistas. Mas,  depois descoberto pelo turismo de massa, tornou-se rapidamente uma das áreas mais nobres e disputadas da capital Potiguar.

A Areia Preta foi a primeira praia oficializada como balneário público natalense, em janeiro de 1908. Conforme informa o historiador Câmara Cascudo, o local era um recanto de pescadores até 1920.

O tempo passou e os pescadores começaram a vender suas casas. Com isso os primeiros prédios e construções de veraneio foram aparecendo na região. Em 1930 a Areia Preta já era uma Praia de veraneio, muito procurada por potiguares de classes mais abastadas.

Nas décadas de 1960 a 1970 o bairro foi se modernizado, e a praia já era uma das mais frequentadas pelos moradores da cidade. O sucesso atraiu investidores, dando origem a muitos estabelecimentos comerciais, como bares, hotéis, restaurantes e pousadas.

Murchando um pouco nos anos seguintes, especialmente pelas grandes ressacas que derrubaram muitas construções a beira mar, o bairro e sua praia voltaram a ser valorizados com a construção da Via Costeira na década de 1980.

Foi um dos prédios construídos bem em cima da dunas que tirou a visão panorâmica do belo “Farol de Mãe Luiza, atualmente espremido entre as dunas e as construções em volta, não só as  da orla, mas do próprio bairro onde está situado.

A Prefeitura fez muitos investimentos inclusive construindo arrecifes artificiais e aterros para conter as ressacas. A orla foi modernizada e o comércio voltou a crescer significativamente por aqui. Hoje é um dos bairros mais nobres, movimentados e bons para morar/visitar de toda Natal!

E para conferir mais curiosidades sobre o bairro de uma olhada aqui: Um trampolim na praia de Areia Preta.

Portanto, neste lindo bairro tem:

  1. Duas praias lindas;
  2. Prédios luxuosos;
  3. Bares, restaurantes e bons hotéis.

Bairro Areia Preta – principais atrações

A principal atração por aqui é a Praia de Areia Preta. Uma linda faixa costeira bem no coração de Natal, cercada de bares, restaurantes e barracas que servem petiscos e bebidas geladas.

Praia de Areia Preta, Natal RN. Foto por Canindé Soares. Bairro Areia Preta.

E como essa praia é menos procurada pelos turistas, os preços são mais acessíveis e o lugar tem muito mais frequentadores locais. 

O que era antes uma região de casas simples foi rapidamente modificada para se tornar um bairro cheio de prédios altos e luxuosos. 

A orla da praia de Areia Preta também foi revitalizada,  e passou a ser cada vez mais procurada para apreciar a paisagem do,  curtindo o calçadão e aproveitar as comodidades oferecidas.

Ótimo para ter mais sossego e conversar com os potiguares, descobrindo aquelas curiosidades e informações quentes que somente quem mora aqui conhece!

Outro ponto legal a conhecer é o Relógio de Sol, ponto turístico mais conhecido da Praia de Areia Preta. Se você comprar um pacote de passeio de buggy pela Via Costeira pode solicitar ao bugueiro uma parada especial para conhecer o relógio sol.

É importante que você faça o pedido caso queira conhecer este ponto turístico,  pois os bugueiros não costumam parar neste local a não ser quando forem solicitados. Ou seja,  ficar parado aqui não se esqueça de pedir!

Além disso, o visitante pode aproveitar os bares, restaurantes e casas de shows que tornam a vida noturna movimentada na região.  Essa é uma ótima opção para quem for ficar hospedado por aqui, curtir o mar durante o dia e aproveitar a diversão noturna.

E claro,  daqui a super fácil de chegar a famosa Praia de Ponta Negra,  caso você queira curtir a noite por lá.

O local também é ótimo para a prática de surfe, especialmente na Praia de Miami, que fica no final do bairro. Ao fundo fica o belo cenário do Morro do Pinto.

Em resumo:

  1. O bairro é ótimo para passear, bem localizado e cheio de histórias;
  2. É ideal para banho de mar e surfe;
  3. É bom lugar para comer e curtir aperitivos a beira mar.

2. O Bairro Areia Preta – um bom banho de mar

Como  dissemos entre o bairro de Areia Preta fica a praia de mesmo nome,  que é uma das mais procuradas da capital Potiguar.

Relógio de Sol em Areia Preta.

O banho de mar por aqui é muito indicado pois essa é uma região das águas são bem tranquilas e calmas. Somando-se tudo isso a paisagem é simplesmente linda,  não devendo nada as outras praias potiguaras.

De águas cristalinas e transparentes,  de poucas ondas, a Praia de Areia Preta em um ambiente ideal principalmente para quem viaja com crianças,  idosos e pessoas que não sabem nadar.

Além disso como a praia bem servida em estrutura não faltam comodidades como quiosque barracas, e qualquer outro serviço que você precisa é fácil obter por aqui,  pois fica próximo ao comércio local.

Os quiosques na praia servem petiscos deliciosos como camarão,  também é possível encontrar barraca de salgados como pastel, além de ambulantes que vendem água,  sucos e refrigerantes gelados, cerveja e água de coco.

Mas, se  você não quiser comer o petiscos e preferir uma refeição completa,  encontra com facilidade bons restaurantes por essa região.Tudo isso com o diferencial  de frequentar uma praia bem menos movimentada do que a famosa Ponta Negra.

E apesar do nome da praia da Areia Preta areia por aqui a branca e fina,  contrariando esta denominação. Mas, então não depende de nome?

O bairro de Areia Preta e sua praia homônima são chamados assim pela presença de pedras pretas que tem esta  coloração em razão de um componente químico, um  material ferruginoso.

Assim,  a praia é formada por uma paisagem onde contrastam as pedras de cor escura com suas brancas Areias e o mar cor azul turquesa.  uma combinação difícil de encontrar em outro lugar, mas que você pode ver com facilidade quando visitar Natal aqui nesta praia.

E não é só isso, no bairro de Areia Preta também fica a praia de Miami, uma praia indicada para quem gosta de ondas e praticar esportes náuticos. Se você for adepto do surf, essa  é uma das melhores praias urbanas para você frequentar em Natal RN.

Além de boas ondas,  a praia de Miami também tem  um cenário deslumbrante, você  você poderá curtir o mar aproveitando uma paisagem incrível,  e fazer lindas fotos como o registro da sua viagem. Uma combinação maravilhosa, não é mesmo?

Portanto, no bairro de Areia Preta:

  • O visitante encontra uma paisagem única em sua praia;
  • Encontre um mar calmo tranquilo na praia Areia Preta;
  • Encontra um mar propício para curtir esportes náuticos na praia de Miami;
  •  pode comer e beber à vontade nas  barracas e quiosques da praia;
  •  pode fazer uma refeição completa nos restaurantes da  orla.

Como chegar ao Bairro Areia Preta

Esse bairro é bem localizado, vizinho de locais como Ponta Negra, Redinha e Praia do Meio, chegar aqui é muito fácil.

Praia de Areia Preta. Foto por Canindé Soares.

Você pode vir de táxi, Uber, alugar um carro ou usar o transporte público, que por aqui tem muitas linhas de ônibus. 

No bairro da Areia Preta você vai encontrar sempre muitos jovens que frequentam a praia local,  muito movimento dos moradores e trabalhadores da área, mas se você viajar em período de baixa temporada não vai encontrar tantos turistas por aqui.

Contudo,  no período de férias especialmente em janeiro e fevereiro,  a Praia de Areia Preta também fica mais lotada e consequentemente o bairro também fica mais cheio,   pois os hotéis ficam todos lotados nesta época.

Em outras palavras,  se você quiser conhecer o bairro de Areia Preta:

  1.  pode chegar com muita facilidade de ônibus, Uber ou táxi;
  2.  pode alugar um carro para se movimentar com maior Liberdade,  não faltam locais para estacionar;
  3. Pode encontrar facilmente boas acomodações nos hotéis e pousadas no bairro;
  4. Se for viajar em época de alta Temporada Faça a sua reserva com antecedência para garantir as suas acomodações.

O Bairro Areia Preta em Natal

O bairro de Areia Preta Sem dúvida um dos mais importantes da cidade de Natal,  mesmo que você não se ofende por aqui vale a pena reservar algumas horas da sua viagem para conhecer esse lugar, passear pela praia de Areia Preta e conhecer também a praia de Miami.

Mas,  se você não tem ideia de quais atividades fazer na capital Potiguar,  confira este nosso texto aqui sobre o que fazer em Natal.

Lembre-se de planejar a sua viagem com antecedência,  pesquisar os preços para garantir as melhores acomodações com um bom custo-benefício e fazer as suas reservas com antecedência.

Se você ficar de olho em todas estas dicas,  com certeza fará uma viagem com pouca probabilidade de ter imprevistos pelo seu caminho. E para planejar a sua viagem de forma ainda mais completa Não deixe de dar uma olhada no nosso Guia Completo de Passeios.

 Faça uma boa viagem e até a próxima!

1 comentário
  1. […] Bairro Ponta Negra,  junto com o Bairro de Areia Preta  e o bairro Cidade Alta, reúnem  os principais estabelecimentos gastronômicos e bares […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.