Natal RN
Turismo, Cultura, História e muito mais de Natal RN e todo o Rio Grande do Norte..

O Bairro do Alecrim: mais de 100 anos de história

0

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

85 / 100 SEO Score

O Bairro do Alecrim é um dos mais importantes da cidade de Natal. Conhecido pelo centro comercial amplo, o Alecrim é também um reduto de muitas memórias e lembranças.

O Alecrim já foi chamado de Refoles, Alto da Santa Cruz e Cais do Sertão. Um dos mais antigos da cidade, atualmente tem em torno de 29 mil habitantes e um dos maiores da zona leste de Natal.

Quer saber mais? Acompanhe a seguir!

Bairro do Alecrim em Natal

O Cemitério Público do Alecrim, inaugurado em 1856, foi um dos marcos inaugurais do Bairro, demonstrando a antiguidade do mesmo, que em pleno século XIX recebeu dos primeiros cemitérios da capital.

Bairro do alecrim
Vista noturna do Bairro do Alecrim.

A Praça Pedro II, localizada no bairro, foi uma das primeiras a receber filas de casas. Histórias antigas da capital contam que por ali residia uma senhora, Ana Alecrim, que costumava enfeitar com ramos de alecrim os caixões das crianças mortas na epidemia de cólera que assolou o Brasil no final do século XX, daí a origem do topônimo.

Não se sabe até que ponto esta história é verídica, seja como for, ficou marcada no imaginário da cidade o suficiente para dar nome ao bairro!

O Bairro do Alecrim – um pouco de história

Oficialmente, o bairro foi fundado em outubro de 1911. Especificamente, o seu perfil começou a ser delineado a partir da administração do Prefeito Omar O’Grady, que, em 1929, convidou o arquiteto italiano Giacomo Palumbo, para traçar o Plano de Sistematização para expansão urbana da cidade.

É dito que a influência norte americana que pairava sobre Palumbo o levou a desenhar todo um traçado com avenidas e ruas largas, dando ao bairro um aspecto moderno. As ruas e avenidas eram então registradas por números.

Os nomes de cada rua e Avenida foram dados em homenagem a personagens históricos e tribos indígenas locais. Pouco a pouco o bairro foi atraindo novos moradores, especialmente pelas suas ruas planejadas e boa infraestrutura, crescendo em tamanho e comodidades.

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

O Bairro do Alecrim: mais de 100 anos de história 1
Bairro do Alecrim em 1940.

Até a até década de 80 o bairro teve muitos cinemas que gradativamente, foram fechados: o São Luiz, o São Pedro, o São Sebastião, o Paroquial e o Olde. E no Carnaval, o bairro se voltava para o deslie dos corsos, lindos carros alegóricos dos carnavais do passado.

Outro local marcante do bairro, era o ponto de encontro do bar Quitandinha na Praça Gentil Ferreira, local onde por décadas muitos potiguares viraram a noite na capital!

Ainda hoje o bairro tem como marca registrada o comércio de produtos populares, com sapatarias, lojas de tecidos, produtos agrícolas e as barbearias, locais tradicionais que resistem a passagem do tempo.

O Bairro do Alecrim – principais atrações

O destaque do bairro é seu amplo centro de comércio de rua. A Feira do Alecrim, é uma da mais tradicionais de Natal. A primeira edição da feira aconteceu em 18 de julho de 1920, um domingo, organizada pelo paraibano José Francisco dos Santos acompanhado de três amigos.

Algum tempo depois, a prefeitura alterou o dia da feira para o sábado e passou a cobrar impostos dos feirantes que faziam seu comércio ali. Dela para a cá a feira cresceu e se tornou uma das mais importantes da cidade e até do estado!

É muita história para contar apenas nessa feira. Por aqui também há lindas construções histórias e uma das igrejas mais importantes de Natal, a Paróquia de São Pedro.

Quer saber mais sobre essa feira? Dá uma lida aqui: Porque ir a Feira do Alecrim?

Como chegar ao Bairro do Alecrim em Natal

O Bairro fica na zona leste da cidade. É bem localizado, próximo as areas nobres da cidade, como Ponta Negra e Areia Preta. Também é perto do centro histórico de Natal.

Portanto, é bem fácil chegar aqui. Você pode vir de carro alugado, táxi, Uber e até mesmo de ônibus, já que tem linhas diárias de ida e vinda para cá.

Saiba mais sobre os bairros de Natal em Guia Completo Bairros de Natal.

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.