Barreira do Inferno

0

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

A Barreira do Inferno é uma das três mais conhecidas  do Rio Grande do Norte, mas os seus atrativos não são nem o banho de mar nem passar tempo em sua faixa de areia, e sim  a base aérea brasileira que se encontra em suas proximidades.

A praia de Barreira do Inferno é fechado a visitação do público, pois é uma propriedade da Força Aérea Brasileira,  e é também uma área de preservação ambiental.

Ainda assim é uma das praias mais conhecidas do Estado. Curioso para saber mais sobre o que tem de bom por aqui?  Então acompanhe!

Barreira do Inferno

Apesar do nome não há nada de assustador na praia Barreira do Inferno,  muito pelo contrário, os visitantes se surpreendem com a Beleza deixa o lugar que é simplesmente incrível.

barreira do inferno
Praia Barreira do Inferno. Foto por Canindé Soares.

Atraiu fica localizada entre os municípios de Parnamirim  e Natal Rio Grande do Norte, sendo muito famosa pela sua beleza natural em razão de suas falésias coloridas.

Chegar até ela é muito fácil já que o município de Parnamirim é vizinho da grande Natal RN. Mas, vamos falar disso melhor a seguir,  então, bora lá?

1.  A praia Barreira do Inferno

A praia Barreira do Inferno leva este nome por causa de sua grande parede de falésias coloridas.

Praia Barreira do Inferno. Foto por Leo Carioca.

Acontece que durante o amanhecer as falésias formadas por sedimentos de rochas  vão ganhando um aspecto avermelhado com uma cor que se assemelha a chamas muito intensas.

Em razão disso os pescadores que estavam no lugar de alto mar todo dia ao amanhecer quando saímos para pescar apelidar o lugar de Barreira do Inferno em razão da sua cor intensamente  vermelha.

Portanto,  pode ficar tranquilo que não absolutamente nada de Assis nesta praia,  muito pelo contrário, é um espetáculo muito bonito de ser apreciado por aqueles que têm a oportunidade de vê-lo.

Durante o pôr do sol também é possível observar a barreira de fogo formada pelas falésias coloridas de arenito,  no entanto, não é tão bonito quanto no amanhecer.

Em resumo:

  1. a praia leva o nome de Barreira do Inferno por causa de suas falésias coloridas que ganham um tom fogo ao amanhecer;
  2. é possível observar esse mesmo espetáculo durante o pôr do sol mas com menos intensidade;
  3. não há nada de assustador na praia Barreira do Inferno.

Mais sobre a Praia Barreira do Inferno

A praia tem no total 9 km de extensão  dos quais aproximadamente 6 km são compostos de um grande paredão de rocha.

Lançamento de foguete. Foto por Canindé Soares.

A praia, contudo, é fechado a visitação do público por ser parte do território da base aérea localizada em Parnamirim.  Portanto, a única forma de preservar as palavras coloridas é de barco em alto mar.

A Barreira do Inferno não é fechado ao público unicamente por questões de segurança,  mas porque faz parte do Projeto Tamar que a sua na preservação das tartarugas marinhas no Estado do Rio Grande do Norte.

Todos os anos muitas tartarugas marinhas vem colocar os seus ovos nessa praia e muitos filhotes de tartaruga nascem aqui  retornando assim que podem para o mar.

Um lindo espetáculo e poucas pessoas têm o privilégio de presenciar normalmente apenas os pesquisadores que trabalham no Projeto Tamar e seus associados  ou convidados.

É importante mencionar que a desova das tartarugas marinhas é um evento de grande importância para o ciclo de vida desses animais mas muito fácil de ser interrompido e prejudicado pelas mãos humanas, a razão pela qual precisa ser protegido pelo projeto Tamar.

Ou seja:

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

  • a praia Barreira do Inferno tem 9 km de extensão sendo 6 Km compostos por sua vez coloridas que podem ser observados em alto mar;
  • a praia é parte do Projeto Tamar número principais razões pelas quais o seu acesso é vedado ao público.

2.  Barreira do Inferno –  o Centro de Lançamento

O Centro de Lançamento Barreira do Inferno é  uma Base da Força Aérea Brasileira especializada no lançamento de foguetes,  que foi fundada em 1965. 

Tartarugas na Praia Barreira do Inferno. Foto por Canindé Soares.

Localizada na rota do sol no município de Parnamirim RN foi a primeira base de lançamento de foguetes de toda América Latina e ainda nos dias de hoje é referência em tecnologia espacial.

Por aqui são desenvolvidas muitas pesquisas e muitas tecnologias empregadas pela força aérea,  não apenas para objetivos básicos ou aeronáuticos, mas também para o estudo da atmosfera terrestre e do clima.

O local foi escolhido por motivos estrategicamente importantes:

  1.  tem um índice pluviométrico muito baixo o ano inteiro o que favorece pesquisas espaciais e tecnologia aeronáutica;
  2.  está localizada próxima ao Equador magnético terrestre;
  3.  tem uma grande área de impacto fornecida pelo Oceano Atlântico;
  4. é um ótimo local para receber o apoio Logístico composto pelos equipamentos e toda a infraestrutura necessária que precisaram ser movidas para lá.

Visite o centro de lançamento Barreira do Inferno

O principal atrativo turístico da Barreira do Inferno É que a base aérea pode ser  conhecida em visitas previamente agendadas. 

Foguete no ar. Foto por Canindé Soares.

Turistas e Moradores locais podem visitar a base aérea para conhecer um pouco de suas instalações e ter um verdadeiro passeio cultural cheio de conhecimento.

No lugar a um museu aeronáutico que contém réplicas e peças originais de equipamentos desenvolvidos na base ao longo de todas as décadas de sua  atuação, incluindo radares meteorológicos, peças de foguetes, equipamentos aeronáuticos e uma aeronave AT-26 (Xavante), de fabricação brasileira.

São muitas coisas interessantes para ver e a visita toda é guiada por oficiais da força aérea brasileira que dá uma verdadeira aula sobre a importância da base,  sua história e formas de atuação, explicando ainda as principais atividades desenvolvidas no lugar.

Visita ao centro de lançamento Barreira do Inferno são pela movida pelo Centro de Cultura e Informações Turísticas (CCEIT)  com o objetivo de propiciar a cultura e o conhecimento a todos aqueles que estiverem interessados.

 Afinal de contas onde mais você poderia visitar uma base aérea de verdade senão em Natal RN?

Vale muito a pena fazer este passeio quando você visitar Natal. as visitas são gratuitas, Apenas não se esqueça que:

  •  é preciso agendar previamente a sua visita;
  •  é preciso obter autorização da força aérea brasileira para que a visita seja realizada,
  • A Barreira do Inferno abriga um museu aeronáutico com peças originais e réplicas incríveis de equipamentos e aeronaves que o visitante Só consegue ver aqui;
  •  o  acervo também tem muitas fotografias históricas interessantes;
  •  A visita é guiada por oficiais da força aérea brasileira muito bem instruídos que propiciam uma verdadeira aula sobre história e aeronáutica no lugar.

 A Barreira do Inferno

Visitar a Barreira do Inferno é um dos melhores passeios que qualquer turista pode realizar quando vir para Natal.

O município de Parnamirim RN  é então tão perto de Natal que nem vai parecer que você saiu da cidade.

E não se preocupe,   se você está em dúvida sobre como visitar a base basta conferir o nosso Guia Completo de Passeios,  pois temos esse passeio entre os passeios disponibilizados aqui no mais Natal RN!

Assim você pode curtir a visita a Barreira do Inferno sem se preocupar com nenhum aspecto Logístico,  saindo diretamente de Natal RN logo pela manhã no seu hotel para fazer a visita com ida e volta inclusas!

Curtiu?  Logo tem mais!

Até a próxima!

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.