Natal RN
Turismo, Cultura, História e muito mais de Natal RN e todo o Rio Grande do Norte..

Conheça a Capitania das Artes em Natal – RN

0

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

82 / 100 SEO Score

A Capitania das Artes é a famosa Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), um dos pontos turísticos mais conhecidos de Natal. Responsável pelo planejamento e administração da maioria dos eventos culturais da capital potiguar, esta é uma instituição muito interessante para conhecer!

Quer saber o que você poderá ver aqui? Acompanhe!

A Capitania das Artes em Natal

A Capitania das Artes fica localizada em um lindo prédio com arquitetura neoclássica. O local dá guarida aos mais variados espetáculos e apresentações artísticas. O espaço conta com auditórios, lojas de artesanatos e recebe constantes exposições!

Capitania das Artes
Capitania das Artes em Natal – RN.

A Secretaria Municipal de Cultura fica localizada igualmente no lindo prédio da capitania das artes. É um lugar muito bonito, e com certeza vale a pena fazer uma visita. Afinal, não vemos esse tipo de construção em qualquer lugar não é mesmo?

Confira!

A Capitania das Artes em Natal – RN

Este prédio incrível foi todo reconstruído a partir de uma fachada! Isso mesmo, antes de ser revitalizado o local estava em ruínas. Tudo o que havia ali era a fachada do antigo prédio da Capitania dos Portos construído em 1972, após a demolição da primeira construção.

O prédio original foi construído no final do século XIX. Era todo feito em alvenaria de tijolo, e dava abrigo para a sede ao Governo do Estado. Foi em 12 de agosto de 1873, que se instalou a Companhia de Aprendizes de Marinheiros, na margem direita do Rio Potengi.

O casarão original acabou sendo demolido para que o novo prédio da sede da Capitania dos Portos fosse construído. A Capitania dos Portos funcionou no prédio até o ano de 1972.

Uma curiosidade: o Rio Grande do Norte foi o segundo estado brasileiro a receber a Capitania dos Portos do País no dia 03 de outubro de 1847.

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

O prédio foi tombado pelo governo do estado 11 de agosto de 1988 e foi revitalizado pela Prefeitura do Natal. Sua fachada imponente foi a única parte da construção que permaneceu em pé desde o início, desafiando o tempo.

Alguns historiadores afirmam, inclusive, que alguns tijolos desse prédio foram empregados na construção do Palácio Potengi. Incrível, não é?

O que ver na Capitania das Artes em Natal – RN

Esse é um daqueles lugares que valem a pena ser visitados pela própria histórica e presença! O prédio revitalizado é um atrativo único, e sua fachada que resistiu a todas as intempéries ergue-se soberba para ser admirada por todos.

Outro atrativo são as lojas de artesanato. É um bom local para fazer compras e adquirir lembranças exclusivas da sua viagem.

E mais, por aqui há muitas exposições de arte e espetáculos! Portanto, não deixe de conferir o que tiver rolando por aqui quando visitar. Há auditórios onde sempre está acontecendo algum espetáculo.

Você pode visitar ainda as Galerias Newton Navarro, Leopoldo Nelson e Laponi Araújo, que integram o Núcleo de Artes Visuais da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).

Por aqui você conferir exposições de artistas nacionais renomados e até internacionais! Quer saber mais? Acesse o site Capitania das Artes.

Imperdível!

Como visitar a Capitania das Artes em Natal – RN

O prédio fica localizado à Rua Câmara Cascudo, 434, no bairro Cidade Alta. É um local fácil de ser encontrado. Você pode chegar com facilidade tanto de veículo próprio/alugado ou com o transporte público.

Para informações sobre as exposições artísticas das galerias do local você pode ligar para os telefones:84 3232-4956 / 3232.4951 / 3232.4953. O horário de funcionamento das galeiras é de segunda a sábado das 09h00 às 17h00.

E se você quiser conferir mais, como a programação cultural do local, acesse o site Capitania das Artes. Divirta-se enquanto planeja sua férias!

Para conhecer mais pontos turísticos do Rio Grande do Norte, acesse Guia Natal.

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.