Natal RN
Turismo, Cultura, História e muito mais de Natal RN e todo o Rio Grande do Norte..

Centro de Lançamentos Barreira do Inferno

1

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

78 / 100 SEO Score

Barreira do Inferno tem uma importância estratégia para a defesa nacional. Além disso, é um dos pontos turísticos mais importantes do estado do Rio Grande do Norte. É simplesmente a primeira base aérea que foi construída em toda a América do Sul!

Quer saber mais sobre esse lugar incrível? Fique conosco e acompanhe!

Centro de Lançamentos Barreira do Inferno

Chamado pelos potiguares simplesmente como Barreira do Inferno, o centro foi inaugurado no ano de 1965. Sua função é fazer o lançamento de foguetes.

Agora, nós temos algo para lhe perguntar: você já visitou uma base aérea alguma vez na sua vida? Provavelmente, poucos dirão sim a essa pergunta. Pois, em Natal você tem essa oportunidade!

Centro de Lançamentos Barreira do Inferno
Centro de Lançamento Barreira do Inferno. Foto por Canindé Soares

A Barreira do Inferno tem grande importância no desenvolvimento tecnológico e aeroespacial do país. Mas, não é apenas isso: também é um lugar historicamente muito importante para Natal e para todo o Brasil.

Saiba mais sobre o centro a seguir.

Mais sobre o Centro de Lançamentos Barreira do Inferno

Apesar do nome pouco convidativo, esse local não tem nada de tenebroso.

Localizado é uma linda zona de dunas da praia Ponta Negra, o centro e a faixa costeira foram nomeados dessa forma em razão das cores avermelhadas das falésias coloridas, que parecem acender-se como chamas ao luz do sol ao amanhecer!

Aliás, esse é um espetáculo muito bonito, que não tem nada de infernal, pelo contrário, a Barreira do Inferno é um verdadeiro paraíso!

Contudo, por ficar em uma base aérea o acesso do público a essa praia é proibido. No entanto, há muito mais para ver aqui do que o lindo mar de Natal!

A principal de ter sido criado em um centro de lançamentos nessa região foi para atender a necessidade de coletar dados de cargas úteis que se encontram no espaço e analisar cada uma delas.

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

É um local super interessante aberto a visitação. Quer saber o que ver aqui? Confira a diante!

O que fazer no Centro de Lançamentos Barreira do Inferno

Ao visitar o centro você terá uma visita guiada, onde poderá saber muito mais sobre a sua história, desde 1965 até os dias atuais. Irá conhecer de perto a sua importância, principais fatos interessantes de seu histórico e todos os projetos importantes nos quais o centro já participou.

Confira alguns:

  1. Lançamento do Nike Apache: primeiro foguete lançado pela base. Fabricado nos Estados Unidos sua função era fazer sondagem aérea;
  2. Projeto Exametnet: foi uma série de 207 lançamentos no total feitos entre 1966 e 1978 para estudar nossa atmosfera;
  3. Projeto Ozônio: uma série de 81 lançamentos entre os anos de 1978 e 1990 com o objetivo de estudar a camada de Ozônio;
  4. Ariane: veículo espacial desenvolvido em conjunto pelo Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e a Agência Espacial Europeia, para rastrear e garantir a segurança de satélites.

Você já sabia desses projetos? Pois é, eles são um orgulho para nossa nação.

E mais, além de aprender sobre eles, no centro você poderá visitar um museu aeronáutico. O museu contém peças originais de veículos, satélites e outras tecnológicas aéreas e espaciais.

Também há varias réplicas interessantes de equipamentos para observar.

Por aqui também há radares meteorológicos, uma aeronave AT-26, miniaturas de foguetes e painéis fotográficos em exposição. O museu fica localizado na Rodovia RN 063 Km 11, Parnamirim.

São muitas coisas interessantes para fazer nesse passeio:

  1. Você vai visitar uma base aérea, oportunidade única;
  2. Vai conhecer um museu com peças incríveis;
  3. Vai ver de perto um pedaço da nossa história.

Como visitar o Centro de Lançamentos Barreira do Inferno

O Centro de Lançamento Barreira do Inferno está localizado na Estrada da Rota do Sol (RN-063), a 12 km de Natal em Parnamirim.

É fácil chegar ao local de carro ou de ônibus. Saiba mais sobre a agenda e o funcionamento do centro acessando a página oficial da instituição em Barreira do Inferno.

Saiba mais sobre os pontos turísticos da capital potiguar acessando o Guia Natal. Divirta-se conhecendo tudo que a capital potiguar tem a lhe oferecer!

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

1 comentário
  1. O que fazer em Natal - RN

    […] em Natal onde construíram a primeira base aérea da América do Sul. O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, o CLBI, ou simplesmente Barreira do Inferno como é popularmente chamado, foi inaugurado no ano […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.