Conheça o Centro Histórico de Natal – RN

2

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

O Centro Histórico de Natal está repleto de construções antigas e de muita história. Isso porque Natal é uma das capitais mais antigas do Brasil. Fundada em 1599, às margens do Rio Potengi, a capital potiguar tem muitos monumentos, parques e construções importantes. Dados do IBGE de 2018 estimam que o município tem uma população de 877 640 habitantes.

Quer saber mais sobre o Centro Histórico de Natal? Acompanhe!

O Centro Histórico de Natal – RN

O centro histórico de Natal tem uma área delimitada de aproximadamente 201.278 m². O centro conta com 150 imóveis de diversos estilos, incluindo a arquitetura colonial, neoclássica, art-déco e modernista.

centro histórico de Natal
Beco da Lama – reduto boêmio do Centro Histórico de Natal. Foto por Canindé Soares.

O centro histórico é bem amplo englobando os os bairros da Cidade Alta e Ribeira e alguns prédios dos bairros de Tirol e Petrópolis. Em geral a conservação de todos os prédios é muito boa. Tendo alguns inclusive sido restaurados.

Confira!

O Centro Histórico de Natal – RN

É possível ver de perto muitos detalhes o período inicial da colonização do Brasil. A sua principal característica são as ruas estreitas. Um resquício vivo do modo desordenado de construir cidades na Europa portuguesa e que os colonizadores também aplicaram no Brasil.

O Centro Histórico de Natal abriga o chamado Corredor Cultural. Este corredor se estende da Igreja de Santo Antônio até o Centro até a Praça Augusto Severo, onde está o Teatro Alberto Maranhão.

Todos os anos o SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, promove a chamada Caminhada Histórica de Natal. O evento que se passa no evento histórico tem por objetivo reaviar a memória potiguar, valorizando a história local. Além disso, visa promover o maior interesse pelo centro histórico da cidade.

O centro histórico é um lugar muito charmoso. Conta com muitas construções tombadas pelo IPHAN. Todas com inestimável valor social e histórico, não apenas para cidade, mas para todo o país!

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

O que fazer no Centro Histórico de Natal – RN

Há muito para ver por aqui. Logo de cara um destaque são as lindas igrejas barrocas, como a Catedral Velha (Igreja de Nossa Senhora da Apresentação) e a Igreja do Galo (Igreja de Santo Antonio). Nas catedrais o visitante pode conferir lindas obras de arte sacra e belos detalhes arquitetônicos.

Também há diversas praças. Usualmente pequenas e charmosas, são um ótimo local para se sentar e apreciar a vista das lindas construções. Uma das praças que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem é a Praça André de Albuquerque. 

Há ainda o Beco da Lama – região tradicionalmente boêmia da Cidade Alta originada na rua Dr. José Ivo. O local foi eleito pela comunidade como patrimônio histórico de Natal.

Outros prédios que merecem destaque são o Theatro Alberto Maranhão e o Solar Bela Vista. Ambos são individualmente tombados pelo IPHAN. Os detalhes arquitetônicos são impressionantes.

Por aqui também há museus, como o Museu de Arte Sacra que fica na Igreja do Galo. Também há lojas, lanchonetes, restaurantes e um vasto movimento comercial, com locais para comer e fazer compras.

Um lugar perfeito para um roteiro de passeio completo! Para saber mais sobre o centro histórico acesse o site Patrimônio Histórico de Natal.

Como visitar o Centro Histórico de Natal – RN

O Centro Histórico de Natal – RN é muito fácil de ser visitado. Além de ser um local bem acessível, com transporte público, também há passeios que passam por lá, como o City Tour Natal Centro Histórico.

Então a dica é: você pode montar seu próprio roteiro, se tiver tempo e disposição, ou contratar um passeio guiado. Seja para explorar o lugar por conta própria, seja para visitar suas lindas construções com um grupo de passeio, vale muito a pena ir!

Para conhecer mais pontos turísticos do Rio Grande do Norte, acesse Guia Natal.

Natal lhe espera, programe sua viagem e venha conhecer a Terra do Sol!

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

2 Comentários
  1. […] centro de Natal, ou Cidade Alta é o bairro mais antigo da capital potiguar e por ali se fica o Centro Histórico de Natal, um lugar imperdível de ser […]

  2. […] de Turismo de Natal RN  já é por si mesmo lugar muito tradicional.  Localizado no Centro Histórico de Natal, o prédio de arquitetura neoclássica que já foi uma antiga prisão,  abriga um centro […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.