Natal RN
Turismo, Cultura, História e muito mais de Natal RN e todo o Rio Grande do Norte..

Cidade Alta: a origem da capital Potiguar

0

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

82 / 100 SEO Score

A Cidade Alta, mais conhecida simplesmente como centro ou Centro Histórico, é o bairro mais antigo da cidade de Natal. Aqui nasceu a capital potiguar. O local, portanto, é cheio de construções históricas lindas, e sua importância para a cidade é indiscutível.

Escolhido por ser num chão elevado e firme  ar margens do Rio Potengi, o bairro guarda muitos segredos e lugares lindos, que não podem ficar de fora do roteiro de viagem dos visitantes de Natal!

Fique conosco para saber mais.

Cidade Alta – o centro de Natal

Natal foi fundada em em 25 de dezembro de 1599 no exato local onde hoje é o Bairro Cidade Alta. Foi, portanto, o primeiro núcleo de povoamento da capital potiguar.

Cidade Alta
Prefeitura de Natal em prédio histórico no Bairro Cidade Alta.

Foi na Praça André de Albuquerque, localizada no bairro, que foram inaugurados, em 1599, o Pelourinho e a Igreja Matriz, com a celebração da primeira missa. Marcou-se assim o inicio da pequena vila que cresceu até se tornar uma das maiores cidades do Brasil.

Cidade Alta – muita história para contar

A rua onde foram construídos o Pelourinho e a Igreja Matriz foi a primeira rua da capital. Ao caminhar por essas ruas históricas o visitante terá conhecimento de que ao longo de séculos milhares de brasileiros já deram seus passos no mesmo local.

No mesmo foram os conquistadores portugueses também construíram a  casa de Câmara e a Cadeia local. Em seu inicio o bairro era chamado simplesmente de Rua Grande.

Uma curiosidade: os moradores dessa área da capital eram denominados de Xarias, por comerem o Xaréu, peixe nobre e rivalizavam altamente com os moradores da Ribeira, outro bairro antigo da cidade. Estes últimos comiam o peixe Cangulo, considerado de menor valor e eram chamados de canguleiros por isso.

Aqui, como se pode imaginar, há muitas construções históricas de diferentes épocas do Brasil. A verdade é que a história desse bairro se confunde e mistura-se com a história da própria capital, uma vez que esta cresceu muito lentamente nos primeiros séculos de existência

O calçamento só chegou ao bairro no século XIX. Pouco a pouco o bairro foi se modernizando e crescendo.

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Atualmente, a Cidade Alta é dos bairros mais importantes de Natal. Aqui ficam localizados muitos prédios públicos importantes, como a Prefeitura da cidade, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça.

No início do século XX teve inicio o processo de verticalização da cidade do Natal, com a destruição de antigos casarões e da memória arquitetônica do bairro e, consequentemente, da cidade.

Felizmente, muitos prédios escaparam dessa destruição e hoje compõe o Centro Histórico da cidade. Para saber mais acesse Patrimônio Histórico de Natal.

Cidade Alta – principais atrações

O destaque do bairro fica por conta dos prédios históricos.

Entre as construções sobreviveram algumas igrejas, ainda hoje existentes, que constituem o sítio histórico do Natal, dentre as quais se destacam a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Por aqui há muitas ruas estreitas. Um resquício vivo do modo desordenado de construir cidades na Europa portuguesa e que os colonizadores também aplicaram no Brasil.

Também há museus, bares e restaurantes muitos bons na Cidade Alta. É um ótimo lugar para quem procura ver mais em Natal além das praias.

Há ainda o chamado Beco da Lama, um local boêmio tradicional do bairro, eleito pela própria comunidade como patrimônio histórico de Natal. É um charme só!

Cidade Alta: a origem da capital Potiguar 1
Beco da Lama no bairro Cidade Alta. Foto por Canindé Soares.

O bairro também dá guarida ao chamado Corredor Cultural, que se estende da Igreja de Santo Antônio até o Centro até a Praça Augusto Severo, onde está o Teatro Alberto Maranhão.

Como chegar a Cidade Alta em Natal

É muito fácil visitar o bairro da Cidade Alta. Por aqui há um bom com transporte público e também tem passeios que passam por pontos importantes do bairro, como o City Tour Natal Centro Histórico.

Quer saber mais sobre os bairros de Natal? Acesse nosso Guia Completo Bairros de Natal.

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.