Clima em Natal RN

0

O clima em Natal RN é um dos melhores do Brasil!

Natal desfruta de um clima maravilhoso durante todo o ano, aqui é sempre verão. Com temperaturas sempre amenas, a cidade pode ser visitada com conforto mesmo durante o período chuvoso e fica melhor ainda em período de férias!

Quer saber mais sobre o tempo em Natal Rio Grande do Norte?

Acompanhe!

O clima em Natal RN

Se você é daqueles que pensa que a cidade Natal leva esse nome por causa da festa natalina no final de ano, saiba que você está é certo, pois a capital potiguar foi fundada bem no dia 25 de dezembro de 1599!

clima em Natal RN
Vista ensolarada de Natal.

E que aqui tem sol quase o ano todo você já deve imaginar, não é? Mas, nesse artigo vamos apresentar para você o clima de Natal RN em maiores detalhes.

Você vai saber sobre a precipitação, previsão, temperatura, chuva, vento e mais!

Então vem com a gente conhecer mais sobre da Cidade do Sol para não erar na hora de fazer as malas.

1. Como é o clima em Natal RN?

A cidade de Natal foi fundada por portuguese, invadida por holandeses e chegou abrigar durante a segunda guerra mundial uma base aérea dos Estados Unidos. E tudo isso em meio a muito sol!

Rio Grande do Norte apresenta dois tipos de clima: o tropical úmido e o semiárido. O primeiro está concentrado na costa potiguar e em pontos de maior altitude. O segundo ocorre em todo o resto do território, especialmente no centro e no sul.

Portanto, a prevalência climática no estado é mesmo do clima tropical quente com diferenças significativas de precipitação entre a costa quente e úmida e o interior também quente, mas seco. E principalmente no litoral, sempre há muito vento!

Entre os municípios mais quentes do estado estão Caicó ( na região do Seridó ), Mossoró e Pau dos Ferros. Por conta de sua localização e incidência solar, o estado do Rio Grande do Norte é classificado pelo Instituto de Meteorologia Nacional como o segundo mais quente do Brasil, atrás somente do Piaui.

Por aqui, a chuva cai com mais frequência na faixa costeira, e  no interior a precipitação é mais escassas e irregular. A ;unica exceção é o Alto Oeste, onde fica a zona serrana do Rio Grande do Norte, que tem uma precipitação bem maior.

Portanto uma boa dica é sempre verificar a previsão do tempo Natal RN para saber as máximas de temperatura do dia e sair preparado!

Lembre-se que pela localização no extremo nordeste próximo a Linha do Equador, Natal e todo o estado potiguar tem temperatura elevada o ano todo, mesmo nos meses de maior precipitação quando há mais chuva.

Por aqui as amplitudes térmicas são baixas, e recomenda-se usar protetor solar, além de evitar a exposição direta ao sol entre 10 horas da manhã até as 15 horas da tarde, para não correr o risco de ter uma insolação.

Os índices de evaporação também são elevados.

As temperaturas são relativamente constantes durante todo o ano e variam entre o mês mais quente e o mês mais frio de alguns graus na maior parte do estado.

A única exceção é zona serrana onde ficam cidades como Martins, um município aconchegante, longe das praias, mas com um turismo de aventura que inclui cachoeiras e exploração de cavernas, onde a temperatura no inverno pode chegar a 15 graus.

E em Martins também não falta vento, sol e muita diversão. Se for a para serra cheque a previsão do tempo com antecedência, afinal você pode precisar de um casaco!

Quer saber como está o clima em Natal RN agora? Dá uma olhada no INMET Natal RN.

E não se esqueça:

  1. A temperatura aqui é quente o ano todo!
  2. Os meses de junho a janeiro são os mais secos e quentes;
  3. Natal pode ser visitada em qualquer época, mesmo no período de chuva o clima é ameno;
  4. Mas, se for para a zona serrana leve um casaco e verifique a previsão do tempo!

Quando ir para Natal RN?

A melhor época para visitar Natal no Rio Grande do Norte são os meses mais secos entre Junho e Janeiro. O sol é garantido, assim como as Festas Juninas e o Ano Novo, que você pode curtir na praia ou na linda Ponte Newton Navarro, um dos cartões postais da cidade.

Ponte Newton Navarro. Foto por Canindé Soares.

Mas, no período de chuva, que acontece entre os meses de março até junho, algumas vezes estendendo-se por julho, também dá para aproveitar a cidade e conseguir preços melhores, pois essa é nessa época que os visitantes são poucos e os custos de acomodação são reduzidos.

Além disso, você pode conhecer de forma mais confortável a cidade com uma temperatura menor, mas ainda pegando muito sol! E claro, as aglomerações de pessoas também são menores no período de chuva e de maior precipitação.

Ideal para quem quer fugir das multidões e curtir Natal com mais tranquilidade.

E com tantas belezas naturais, você precisa reservar ao menos uma semana de férias se quiser conhecer todas as maravilhas de Natal e seus arredores. Além de encontrar um bom hotel, resort ou pousada, recomenda-se preferencialmente alugar um carro para percorrer com mais autonomia todas as praias da região.

Mas, se você tem pouco tempo para ficar em Natal saiba que você consegue conhecer uma boa parte do litoral do Rio Grande do Norte só ficando hospedado em natal, apenas fazendo passeios bate-volta. Essa é a melhor opção se você tem pouco tempo.

Mas, independente da época do ano que você venha, a melhor forma de conhecer Natal e os arredores a dica é dividir sua hospedagem. Que tal ficar umas três ou quatros noites em Pipa no Rio Grande do Norte?

Fica a dica!

E pode ficar despreocupado, que em Pipa e outras localidades turísticas, como Touros e São Miguel do Gostoso, também não faltam boas acomodações. E a temperatura também é amena nesses lugares o ano todo!

Para ficar de olho na previsão do tempo na Cidade do Sol acompanhe o site Clima Tempo Natal RN!

Não esqueça:

  • O melhor período para vir é de junho até janeiro/fevereiro;
  • Vir no período de chuva garante preços melhores e mais tranquilidade;
  • Recomenda-se alugar um carro e fazer suas reservas de hospedagem com antecedência.

2. Clima em Natal – muito sol, praia, vento e mar!

A verdade é que o Rio Grande do Norte é  um dos estados que menos chove na região nordeste, a precipitação por aqui é baixa e o clima em Natal RN acompanha essa lógica!

Praia de Ponta Negra.

Portanto, por aqui o sol vai brilhar para você mais de 300 dias por ano, e os dias de chuva vão ser poucos. O que significa que não precisa ficar com medo de viajar em junho ou julho, pois mesmo sendo o período de chuva, não vai chover no mês inteiro!

Nada de ficar tão preocupado com a previsão do tempo ou a temperatura em Natal. É sempre bom checar, mas não precisa adiar sua viagem com medo da precipitação de chuva na Terra do Sol.

Sendo assim aproveite os dias de sol para curtir as praias e fazer passeios de buggy. Ao andar de buggy, as pessoas realmente sentem o sol e o vento, é uma delícia.

Related Posts

Lagoa Nova RN

Extremoz RN

Tibau RN

Conhecer a Via Costeira em um passeio de buggy, que pode ser com ou sem emoção, é uma ótima pedida para um dia ensolarado. Portanto, se você quer pegar muito sol e curtir despreocupado com a previsão do tempo, visite a cidade em seu período de seca, a partir de julho e nos meses de novembro a fevereiro.

E quando vier a cidade em um dia de sol também não deixe de conhecer a Fortaleza dos Reis Magos e o Morro do Careca, dois cartões postais da cidade. Uma boca dica é fazer um passeio de barco contornando o Careca e indo até a a Praia de Alagamar.

E pela cidade esta localizada muito próximo ao Linha do Equador, aqui ocorre outro fenômeno interessante. O sol nasce primeiro na Cidade do Sol, o que faz muitas pessoas estranharem a cidade. Em contrapartida, o sol também se põe primeiro aqui, ou seja, a noite cai logo em Natal!

Todas essas características tornam o clima em Natal RN único!

Em Natal:

  1. Faz sol a maior parte do ano;
  2. Anoitece cedo e amanhece cedo também;
  3. Os dias de chuva não impedem o visitante de aproveitar a cidade.

Qual o período de chuva em Natal?

É sempre bom lembrar que Natal é uma cidade quente e que o tempo em Natal não muda muito quando o assunto é calor e frio. Quanto a chuva, há basicamente duas estações: a seca e a chuvosa.

Morro do Careca.

A média de temperatura no verão fica na casa dos 27ºC e no inverno, 25ºC, em outras palavras, a temperatura não varia muito com o passar das estações. O verão é mais seco e entre os meses de setembro a fevereiro pouco chove.

As chuvas mais intensas começam mesmo lá por março e vão até junho e julho. Dentro desse espaço de tempo, abril e maio são os meses em que mais chove, ainda que a média de temperatura fique ao redor dos 26 graus.

E a brisa marinha nunca para na Terra do Sol.

A velocidade padrão do vento em Natal em abril é geralmente 11 quilômetros por hora. Como Natal é uma cidade litorânea cercada de mar, por aqui sempre tem vento fresco vindo mar.

Todo esse vento torna os dias mais quentes na cidade mais agradáveis, ajudando a refrescar a alta temperatura, especialmente na praia.

3. Clima em Natal – o que fazer em um dia de chuva?

Veio para Natal, mas pegou um dia de chuva bem no meio das férias? Sem estresse, tem muito para fazer mesmo com chuva e vento por aqui!

Praia de Areia Preta em Natal. Foto por Canindé Soares.

Natal é conhecida pelo sol, pela alta temperatura e vento marinho que sempre sopra. Mas, também tem dia de chuva por aqui, e para muitos visitantes isso pode ser um pesadelo. Se é o seu caso, fique calmo e vamos lá!

A primeira dica do que fazer em um dia de precipitação de chuva em Natal é visitar o Centro de Lançamentos Barreira do Inferno. O local que é nomeado pelos potiguares simplesmente como Barreira do Inferno, o centro foi inaugurado no ano de 1965.

Trata-se de uma base aérea que pertence a Força Aérea Nacional, onde além de conhecer as instalações, é possível visitar o Museu Aeronáutico localizado na base. Programa perfeito para um dia chuvoso.

Outro programa legal é conhecer o Shopping de Artesanato de Natal. Localizado na Praia de Ponta Negra o lugar  reúne mais de 170 lojas com produtos variados: elementos decorativos, esculturas em madeira, roupas feitas à mão, gastronomia e conveniências.

O Shopping do Artesanato Popular fica na rua Engenheiro Roberto Freire, 8000, no Bairro Ponta Negra. E seu horário de funcionamento é de sábado, de 10h às 22h e, aos domingos, de 9h às 21h.

Ou seja, se chover em Natal você pode aproveitar para comprar lembranças da sua viagem!

Além de fazer compras e conhecer a Barreira do Inferno, outra dica legal é visitar os museus de Natal. Mesmo em dias de precipitação e com uma previsão do tempo desfavorável, a temperatura continua amena na cidade.

Portanto, se locomovendo de carro, seja alugado ou próprio, ou ainda chamando um táxi/uber e até mesmo usando o transporte público da cidade, é fácil chegar a qualquer lugar mesmo com chuva.

O Centro Histórico de Natal é onde ficam muitos dos museus, igrejas e onde estão também os prédios antigos da cidade. É mais uma boa pedida para os dias de chuva.

Você pode ir, por exemplo, a Pinacoteca e ao Museu Câmara Cascudo. E não se esqueça do Centro de Turismo de Natal, que funciona todos os dias independente da temperatura e da precipitação. No local há muitas lojas charmosas, onde é possível comprar lindas peças de artesanato.

No centro também há lanchonete e restaurantes, ou seja, não vai ficar com fome por aqui. E mais, todas as noites de quinta feira o centro recebe o Forró com Turista, festa tradicional há vários anos na cidade.

É a ocasião perfeita para arrastar pé e dançar! E fique sossegado, o local é familiar, muitas famílias levam crianças, ou seja, se está viajando com seus filhos pode ir despreocupado.

Outros locais bacanas para ir em um dia de precipitação de chuvas em Natal são:

  • Museu do Brinquedo Popular;
  • Museu da Cultura Popular;
  • Espaço Cultural Palácio de Potengi (Pinacoteca);
  • Museu de Arte Sacra.

Em dia de chuva aproveite a gastronomia local

Uma dica super legal também é reservar os dias chuvosos da sua viagem para passar mais tempo nos restaurantes locais, apreciando a culinária potiguar.

Praia dos Artistas. Foto por Lullys (Maria Luiza da Luz).

É claro que você vai comer todos os dias, mas especialmente naqueles momentos em que não dá para ir a praia ou passear de buggy, você pode aproveitar para passar mais tempo em restaurantes super agradáveis, curtindo com sua família e amigos.

Se você gosta mais de pratos típicos e regionais pode ir ao ao Pinga Fogo ou Mangai, mas se prefere pratos mais refinados, opte pelo Manary Gastronomia & Arte. E aqueles que foram amantes de carne podem ir ao Tábua de Carne, e enquanto que os fãs de massas podem escolher entre o Piazzale Itália e a Pizzaria Mazzano.

São muitas opções de gastronomia em Natal Rio Grande do Norte, com escolhas para todos os gostos e bolsos.

Não sabe onde ficam esses restaurantes? Confere a nossa lista dos Melhores Restaurantes de Natal.

Afim de comida japonesa? Peça o seu Sushi Delivery Katsuobushi ou dê uma olhada na nossa seleção das melhores Casas de Sushi em Natal.

Você não se arrepender e verá que seu dia de chuva em Natal também pode ser inesquecível!

Natal – um paraíso de clima tropical a sua espera

Natal é cercada por litorais de areia branca e grandes dunas de areia que se estendem por quarenta quilômetros ao longo da costa. Uma vista incrível, deleite para os olhos e para o coração.

Prefeitura de Natal no Centro Histórico.

Com temperatura agradável o ano todo, dificilmente fazendo frio e um período de precipitação de chuvas bem delimitado, o visitante não encontra grandes dificuldades em planejar sua viagem pela Cidade do Sol.

Além disso, a cidade de Natal incorpora um ambiente natural claro, com pessoas prestativas sendo considerada uma das localizações turísticas mais seguras do Brasil.

Esperando o que? Venha conhecer Natal!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.