Natal RN
Turismo, Cultura, História e muito mais de Natal RN e todo o Rio Grande do Norte..

Conheça a Coluna Capitolina em Natal – RN

0

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

82 / 100 SEO Score

A Coluna Capitolina, embora não seja um grande edifício ou uma grande construção, é um dos momentos mais importantes da capital potiguar. Esse belo monumento é um dos símbolos da amizade entre Brasil e Itália. O monumento se encontra na frente da sede do Instituto Geográfico e Histórico do Rio Grande do Norte, bem no centro da capital do estado potiguar.

Quer saber mais sobre esse monumento? Acompanhe!

A Coluna Capitolina

O Brasil é um país conhecido pela sua autenticidade e alegria, mas também pela sua hospitalidade. Somos um povo que sabe receber muito bem a todos que nos procuram, não atoa somos formados pela rica mistura de tantos povos e raças. A Coluna Capitolina é um verdadeiro símbolo da amizade que pode surgir e se firmar entre dois povos.

Coluna Capitolina





Coluna Capitolina. Natal – RN. Imagem por Marinelson Almeida, no Flickr.

A Coluna Capitolina foi um presente da Itália ao Rio Grande do Norte. Trata-se de uma coluna romana que foi dada pela nação italiana como um agradecimento pela boa acolhida oferecida pelo estado e pelo Brasil, aos aviadores daquele país, Carlo del Prete e Arturo Ferrarin.

Curioso para saber como foi essa história? Acompanhe!

A história da Coluna Capitolina em Natal – RN

Foi na data de 5 de julho de 1928 que o avião Savoia-Marchetti S-64 pilotado pelos aviadores italianos Carlo Del Prete e Arturo Ferrarin completaram com sucesso o primeiro voo transatlântico italiano. Após terem embarcado em Roma, os pilotos percorrem um total de 7.200 quilômetros até alcançar a costa potiguar.

Foi um feito único na história. Os pilotos conseguiram chegar com sucesso a cidade de Touros, no Rio Grande do Norte após um voo que durou incríveis 49 horas e 19 minutos! Lembrando que naquele tempo não havia a comidade e conforto dos aviões modernos. Também não havia muitos dos equipamentos de segurança e de voo que existem hoje.

E mais, o voo foi feito sem escalas! Os dois pilotos entraram no avião em Roma e só pararam quando chegaram as terras potiguares, onde foram muito bem recebidos pelos moradores locais.

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Como forma de reconhecer e agradecer o acolhimento dados aos pilotos, a cidade de Natal Recebeu um presente. Na ocasião, Benito Mussolini, “Il Duce”, como 1º Ministro da Itália, resolveu doar à cidade uma “Coluna Romana, conhecida como Coluna Capitolina. O nome provém do Monte Capitólio na Itália localizado em Roma.

Inaugurada no dia 8 de janeiro de 1931, a coluna foi trazida a bordo do navio ”Lanzeroto Mlocello”. O navio em questão havia participado como apoio dos pilotos em sua travessia aérea.

E assim o Brasil e a cidade de Natal foram presentados com um monumento histórico antigo de grande valor! O mesmo se encontra exposto em frente ao Instituto Geográfico e Histórico do Rio Grande do Norte, onde pode ser visitado.

O que ver e observar na Coluna Capitolina em Natal – RN

Aqui você pode ver de perto um pedaço vivo da história do Brasil. Pois, se o voo foi realizado pelos italianos, também é verdade que o nosso país fez parte dessa história!

O visitante pode observar a coluna que é o símbolo do feito incrível dos pilotos Carlo Del Prete e Arturo Ferrarin. Sendo igualmente um forte símbolo da amizade entre Brasil e Itália.

Se você gosta de história e de aprender coisas novas, não perca a oportunidade de ver de perto esta linda a Coluna Capitolina! E mais, você pode aproveitar para visitar também o Instituto Geográfico e Histórico do Rio Grande do Norte.

Como visitar a Coluna Capitolina em Natal – RN

Visitar esse monumento é bem simples, você só precisa ir até o Instituto Geográfico e Histórico do Rio Grande do Norte.

O instituto fica localizado na Rua da Conceição, 622 – Cidade Alta, Natal – RN, 59025-270.

Você pode obter mais informações, como horários de funcionamento e visitações, pelo telefone (84) 3232-9728. Se preferir, acesse o site oficial em Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

Quer conhecer mais sobre os pontos turísticos do Rio Grande do Norte? Acesse Guia Natal. Programe suas férias e divirta-se!

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.