Comidas Típicas do Rio Grande do Norte

0

Você conhece as comidas típicas do Rio Grande do Norte?  Saiba que o estado Potiguar é muito rico em sua gastronomia culinária local,  e o visitar a Terra do Sol você provavelmente vai acabar comendo alguns desses pratos ou outros pratos típicos aqui,  então é bom conhecer a gastronomia local, não é mesmo?

São sabores intensos e muitos ingredientes deliciosos que você terá a oportunidade de provar quando Viajar conhecer a Capital do Rio Grande do Norte

Você está curioso para saber quais as denúncias foram aprovados por aqui?  Então fique conosco e acompanhe!

Comidas típicas do Rio Grande do Norte

A gastronomia Potiguar assim como a culinária nordestina de uma forma geral é muito diversificada em pratos, ingredientes e Sabores.  Por aqui a todas fortes de pratos que não agradar a todos os gostos!

comidas típicas do rio grande do norte
Macarrão com camarões.

Como o Rio Grande do Norte é um principais produtores de camarão do país você pode esperar encontrar essa iguaria na maioria dos locais como quiosques bares e restaurantes,  servidos das formas mais variadas possíveis.

O camarão é um dos pratos mais comuns por aqui e você vai encontrar o com muita facilidade até mesmo piócitos mais simples das praias. E a maioria dos restaurantes mesmo que eles não especializados em frutos do mar vão ter algum prato com essa Iguaí seu menu.

Mas,  nem só de Camarões vive a Terra do Sol!  Para ajudar você conhecer melhor a combinar local preparamos uma lista com cinco pratos deliciosos. Confira.

1. Comidas típicas do Rio Grande do Norte –  baião de dois

A nossa primeira dica de prato típico Potiguar é o famoso baião-de-dois e também é servido em outros estados do Nordeste brasileiro e até mesmo muito apreciado em outras regiões do país em restaurantes de comida nordestina.

Baião de Dois.

O baião-de-dois é um prato muito popular em todo o nordeste brasileiro e possui algumas variações conforme o estado e até mesmo a cidade onde é feito.

Mas, basicamente a sua receita consiste em primeiro cozinhar o feijão e depois cozinhar o arroz junto na mesma panela,  podendo a crescer a receita com outros ingredientes como linguiça e carne de sol.

 Ingredientes do baião de dois

Quer saber quais os ingredientes dessa iguaria para fazer aí na sua casa? Então confira:

  1.  meio quilo de feijão-de-corda seco
  2. 2 colheres (sopa) de óleo
  3. meia xícara (chá) de bacon picado
  4. 1 cebola ralada
  5. 2 dentes de alho amassados
  6. meia colher (sopa) de coentro picado
  7. 2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
  8. 1 colher (chá) de sal
  9. 1 xícara (chá) de queijo coalho picado.

Modo de preparo: deixe o feijão de molho um dia antes e cozinhe em 3 litros de água. Em outra panela, aqueça o óleo e doure o bacon, a cebola e o alho. Acrescente o coentro e o arroz, refogue e adicione o feijão cozido com e o sal.

Cozinhe por cerca de 15 minutos ou até que o arroz fique cozido e úmido. Misture o queijo coalho picado, deixe derreter e sirva.

2. Comidas típicas do Rio Grande do Norte – Arroz de Leite

Apesar do nome o arroz de leite tipicamente nordestino é um prato salgado,  que é chamada assim devido a sua extrema cremosidade que o torna leitoso.

Arroz de Leite.

O modo de preparo do arroz de leite segue a receita tradicional mas quando o arroz está cozido e a água já foi totalmente seca adiciona-se a receita meia xícara de vento e uma colher de margarina ou mais dependendo da quantidade que você está preparando.

Com este preparo adicional o arroz fica muito mais cremoso.

Ingredientes de Arroz do Leite

Quer conferir os ingredientes para fazer aí na sua casa  este arroz? então confira:

  1. 1 xícara de arroz da terra ou arroz branco
  2. 1 cebola picada
  3. 2 dentes de alho picados
  4. Azeite
  5. Sal
  6. Água até cobrir o arroz ou em quantidade suficiente para o cozimento
  7. Leite em quantidade suficiente.

Modo de preparo: lave o arroz, e refolgue a cebola junto com o alho no azeite, acrescente o arroz e refolgue um pouco mais. Depois coloque água até que cubra o arroz, deixe cozinhar aos poucos.

Quando o arroz estiver quase cozido, acrescente aos poucos o leite até o arroz cozinhar. Deixe terminar de cozinhar e está pronto para servir.

3. Comidas típicas do Rio Grande do Norte – Bobó de camarão

E como falamos tanto de camarão não poderíamos deixar de estar ou menos um trato feito com essa iguaria marinha.  O bobó de camarão é uma receita muito apreciada em todo o Rio Grande do Norte e de forma geral em todo nordeste, especialmente nas cidades costeiras.

Bobó de Camarão.

Bobó de camarão é um dos traços mais apreciados na grande Natal RN em todo estado Potiguar,  os Camarões costumam ser refogados no leite de coco e o creme do Bobó leva purê de mandioca entre outros ingredientes típicos do nordeste brasileiro.

Related Posts

Ingredientes do bobó de camarão

Confira os ingredientes do bobó de camarão tradicional:

  1.  1 kg de camarão fresco, sal;
  2. 3 dentes de alho picados e amassados;
  3. suco de 1 limão, pimenta-do-reino;
  4. 1 kg de mandioca (prefira as que já vem embaladas e descascadas, é mais prático);
  5. 3 cebolas (1 cortada em rodelas e 2 raladas);
  6. 1 folha de louro;
  7. 6 colheres (sopa) de azeite de oliva;
  8. 2 vidros de leite de coco;
  9. 1 maço de cheiro-verde picado;
  10. 2 latas de molho pronto de tomate (pomarola);
  11. 2 pimentões verdes bem picadinhos;
  12. 2 colheres (sopa) de azeite de dendê.

Modo de preparo: lave os camarões e tempere com sal, alho, pimenta e limão, deixe marinar. Depois, pegue uma panela com água e cozinhe a mandioca em pedacinhos, com louro e a cebola em rodelas.

Quando estiver mole, acrescente um vidro de leite de coco. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador. Refogue a cebola ralada e deixe dourar no azeite de oliva. Acrescente os camarões e frite.

Adicione as 2 latas de molho de tomate, o cheiro-verde, o pimentão e deixe cozinhar por alguns minutos. Junte na mesma panela, a mandioca batida no liquidificador, outro vidro de leite de coco e o azeite de dendê. Quando levantar fervura está pronto.

4. Comidas típicas do Rio Grande do Norte – Caranguejada

Outro prato muito popular por aqui é a  caranguejada, feito à base de caranguejos outra iguaria Marinha muito consumida em todo o Rio Grande do Norte e  principalmente em Natal RN.

Caranguejada.

Encontrar uma boa caranguejada na Terra do Sol é uma coisa muito fácil,  você pode encontrar este prato na maioria dos quiosques e restaurantes de todas as praias do Estado.

Quebrar a casquinha do Caranguejo provar a sua carne branca é sem dúvida uma experiência muito boa que muitas pessoas principalmente aquelas que moram longe da Costa não tem a oportunidade de fazer todos os dias. 

Aliás, esta é uma das vantagens de morar em um município que é muito mais fácil ter acesso à frutos do mar frescos com preços mais acessíveis.

Ingredientes da caranguejada

Confira os principais ingredientes da caranguejada:

  1. Leite de coco. 
  2. 1 tomate e meio.
  3. Meio Pimentão.
  4. Uma cebola roxa. 
  5. Sal.

Modo de preparo: Lave cada um dos caranguejos que serão levados à panela. Depois, pegue uma panela grande e preencha com um pouco de água misturando junto o tomate, a cebola, o pimentão e todos os ingredientes, já picados, que escolheu acrescentar em sua caranguejada.


Depois de ferver, acrescente o leite de coco e deixe mais um pouco até começar a borbulhar. Despeje todos os caranguejos na panela e tampe para cozinhar. Quando estiver cozido só servir.

5.  Comidas típicas do Rio Grande do Norte – Escondidinho

O escondidinho  é um dos pratos mais populares do Rio Grande do Norte aliás Esse é um prato popular no Brasil inteiro mas o que o distingue no estado Potiguar São os seus ingredientes típicos.

Escondidinho de camarão.

Um escondidinho  tipicamente Potiguar é feito normalmente com carne de sol e leva também  purê de macaxeira, mas mas também pode ser encontrado facilmente a base de frutos do mar como camarão em muitos restaurantes da capital Natal e outra cidades  do estado.

 Confira os ingredientes de um escondidinho típico do Nordeste::

  1. 500 g de carne de sol
  2. 1 copo pequeno de leite
  3. 1 colher de manteiga
  4. Pimenta calabresa a gosto
  5. 1 kg de mandioca bem cozida
  6. 400 g de queijo mussarela (ou de sua preferência) ralado grosso
  7. 1 tomate
  8. 1 cebola
  9. 1 sachê de sazon para arroz
  10. Sal a gosto
  11. Pimenta a gosto.

Modo de preparo: cozinhe a carne de sol por 30 minutos na pressão e depois desfie, ou triture no liquidificador. Refogue a cebola na manteiga e coloque a carne, o tomate picadinho, a pimenta calabresa e salgue a gosto. Reserve.

Amasse metade da mandioca, e a outra metade bata no liquidificador com o leite até ficar bem homogêneo. Misture ambos em outra panela fazendo um purê e tempere com Sazon.

Para finalizar pegue um refratário e acrescente metade do purê, depois o recheio de carne e um pouco do queijo, cubra com o restante do purê, e leve ao forno pré-aquecido acima de 180°C por aproximadamente 40 minutos.

É só servir!

Comidas típicas do Rio Grande do Norte

E aí o que você achou dos Pratos que apresentamos?  Essa é apenas uma pequena amostra do que você vai poder provar Quando Vier conhecer o Rio Grande do Norte!

Prepare-se para comer muito bem,  para se fartar de frutos do mar e paga para lavar muitos pratos típicos do nordeste brasileiro quando visitar a Terra do Sol!

E se você quer saber o que tem por aqui além de boa gastronomia, Saiba que há sempre muito o que fazer em Natal

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.