Os anos de ditadura e repressão no Rio Grande do norte

0

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Os anos de ditadura e repressão no Rio Grande do norte foram duros, A repressão da ditadura militar foi uma coisa extremamente horrível que afetou varias classes dentro da sociedades, claro que tinham grupos específicos que sofreram mais com a perseguição, tortura, mortes dentre outros absurdos.

Até hoje existem casos de famílias que nunca conseguiram achar o corpo de um parente para fazer um enterro digno, depois de varias barbaridades praticadas por pessoas do alto e baixo escalão do exército foi criada uma lei que muita gente não sabe que se deu início no RN.

Depois de muita luta, perseguição e tortura a lei de anistia entrava em vigor no dia 28 de agosto e esse ano fez 40 anos de existência.

Quando tudo se iniciou

Os anos de ditadura e repressão no Rio Grande do norte
Os anos de ditadura e repressão no Rio Grande do norte

No dia de 1 de abril de 1964, o estado do Rio grande do norte passa por uma grande e importante mudança no governo, o atual governador Aluízio Alves no início era um grande apoiador do sistema de repressão imposto por Getúlio vargas, ele se aliou ao regime militar ajudando a implantar uma política de repressão no RN.

“ocorreram diversas intervenções em sindicatos, diretórios estudantis e repartições públicas. Muito porque o RN era bem engajado com educação popular e educação com direitos humanos, com as experiências de Paulo Freire, em Angicos (1961);

Com o ‘De Pé no Chão Também se Aprende a Ler’, idealizado pelo prefeito de Natal na época, Djalma Maranhão, e pelo secretário de educação, Moacir Gomes” palavras de Juan de Assis Almeida, ex advogado e membro do da comissão da verdade UFRN.

Como a repressão agia

Os anos de ditadura e repressão no Rio Grande do norte
Os anos de ditadura e repressão no Rio Grande do norte

Juan revela em entrevista que a inteligência atuava infiltrada em movimentos estudantis que estavam engajados para lutar contra a repressão “a gente cataloga, em 64, diversas violações, como tortura, privação de sono, prisões extrajudiciais”

Com essas quantidade de irregularidades e atitudes violentas a UFRN conseguiu efetuar um grande número de prisões e o governo foi capaz de desmantelar as organizações sociais estudantis da época no estado do Rio Grande do Norte

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

foi então que entre em 67 e 68 começou um grande engajamento de estudantes bem intenso surgiu, organizando varias pessoas para lutarem contra essa repressão.

Como eram acobertados!

Os anos de ditadura e repressão no Rio Grande do norte
Os anos de ditadura e repressão no Rio Grande do norte

O advogado Juan relata como que era precária a organizações de arquivos que poderia ter sido usados como provas em muitas ocasiões “a gente enfrentou diversas dificuldades, sobretudo de pesquisa documental, pois o estado do Rio Grande do Norte não preserva bem os seus acervos de direitos humanos.

A gente procurou num arquivo público do estado, em arquivos públicos em condições muito precárias da própria universidade. Constatamos sumiços de diversos acervos importantes, como no caso da Assessoria de Segurança e Informações, um órgão de repressão que funcionava dentro da universidade”.

ele também relatou que “a gente tem uma lacuna, de arquivos parcialmente destruídos e sem uma localização precisa. A memória sobre esse período ainda precisa ser muito bem elaborada, muito bem construída.” isso acabou facilitando a vida da elite pois elas eram acobertadas por darem apoio a ditadura.

Recapitulando

como acabamos de ver muita injustiça e acobertamento aconteceram, muitos pais de estudantes que participaram desse movimentos que foram reprimidos ainda não enterraram seus filhos, com tudo a luta deles não foi em vão.

  • Como eram acobertados
  • Como a repressão agia
  • Quando tudo se iniciou
  • dor e perseguição
  • impunidades e acobertamentos

Agora você sabe tudo sobre esse momento difícil e marcante na história do Rio Grande do Norte, mas infelizmente a repressão não atuou apenas nesse estado, como bem sabemos ela aconteceu no país inteiro e teve diferentes efeitos em cada estado brasileiro.

Quero aprender ainda mais sobre os anos de ditadura e repressão no Rio Grande do norte!

Se você gostou de aprender sobre esse período histórico do Rio Grande do norte, não perca a chance de conhecer um pouco mais sobre esse estado maravilhoso através do nosso artigo sobre: Os feriados de natal.

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.