A história da família Alves no rio grande do norte

0

A família alves tem uma grande importância na formação política do estado do rio grande do norte, durante a revolução pernambucana a sede de poder se tornou ainda maior pelas famílias que tinham grande poder aqui a no brasil então grandes disputas políticas foram iniciadas e rivalidades foram formadas por conta dessa rixas.

Há mais de sete décadas, dois grupos familiares, Alves e Maia, têm ocupado, por meio de seus representantes, importantes espaços de poder no Rio Grande do Norte, com destaque especial para o plano majoritário nas últimas quatro décadas.

Na Colônia, Império, ou mesmo em fases anteriores da República, nenhum outro grupo político-familiar foi tão longevo na ocupação contínua de espaços de poder em solo potiguar.

À luz do realismo de Maquiavel, essa dissertação analisa quais os principais meios utilizados por essas famílias para permanecerem no poder ao longo do tempo, bem como os seus modus operandi, origens históricas e bases de formação. Além disso, procuramos identificar os instrumentos de poder que utilizam e quais as estratégias escolhidas, com destaque para a lógica da bipolaridade.

Dentre os diversos instrumentos, dois deles são destacados: emendas parlamentares e financiamento de campanhas eleitorais. Os senadores José Agripino Maia e Garibaldi Alves Filho foram os escolhidos como objetos específicos de análise por serem, respectivamente, os representantes das famílias mais expressivos no período analisado.

origem do sobrenome Alves

A história da família Alves no rio grande do norte
A história da família Alves no rio grande do norte

O sobrenome Alves passou a ser bem comum no Brasil. Isso se dá desde a época do descobrimento, quando Pedro Alvares avistou as nossas terras, já surgia ali um pedaço da história dos Alves no Brasil para ser contada.

O sobrenome Alves, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros.

Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Curiosidades dessa família

A história da família Alves no rio grande do norte
A história da família Alves no rio grande do norte

No Brasil a família Alves se instalou inicialmente em estados como Minas Gerais, Pará, São Paulo e Rio de Janeiro. O sobrenome Alves em Minas gerou uma família de muitos políticos. Podem ser encontrados senadores, governadores, deputados e ministros.

Além de políticos, outra figura bastante importante para a história brasileira que porta este nome é o poeta Castro Alves.

Alves Aluísio

Na capital do estado, entre 1940 e 1945 foi redator político do jornal A República, diretor do Serviço Estadual de Reeducação e Assistência Social, secretário, e depois presidente, da seção rio-grandense-do-norte da Legião Brasileira de Assistência.

Tornou-se diretor da Biblioteca Norte-Rio-Grandense de História e da Sociedade Brasileira de Folclore. Ganhou projeção como organizador e especialista dos serviços de assistência social do estado.

Membro da Sociedade de Higiene Mental do Nordeste, participou do Congresso de Psiquiatria e Higiene Social do Nordeste, realizado em Natal, e foi presidente do Centro de Estudos Sociais do Rio Grande do Norte.

Aluízio Alves se tornou deputado federal e fez muitas feitorias no estado do rio grande do norte, sempre sendo um homem honrado ele sempre prezou pela imagem do seu sobrenome, fez história e é reconhecido até os dias de hoje.

Embora a maior parte da importancia historica da familia Alves se encontre no passado não podemos deixar de considerar que seus descendentes continuam por perto e seus feitos ainda tem um impacto significativo na politica do estado.

Naturalmente alguns dos eventos que estamos vivenciando hoje podem vir a ser considerados como de grande importancia historica no futuro e representar mais um capitulo na historia dos Alves e do Rio Grande do norte.

Quero conhecer mais sobre a família Alves!

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre a família Alves e quer aprender e conhecer ainda mais sobre as belezas e a historia do Rio Grande do norte, aproveite par ler nosso artigo sobre: A história da família maranhão no rio grande do norte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.