Natal RN
Turismo, Cultura, História e muito mais de Natal RN e todo o Rio Grande do Norte..

Farol do Calcanhar: atração exclusiva em Touros – RN

0

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

82 / 100 SEO Score

Situado no município de Touros, o Farol do Calcanhar é maior farol de todo o Brasil! Uma atração exclusiva que o visitante só encontra aqui no Rio Grande do Norte!

E os títulos de sua magnitude não param por ai. O farol é o segundo maior da América Latina. Entre os faróis feitos de concreto, ele leva o ranking de oitavo lugar!

Quer saber mais? Acompanhe!

O Farol do Calcanhar

Esta torre de porte respeitável fica localizada no mesmo local do Marco Zero da BR-101. É uma torre cilíndrica em concreto armado com quatro gigantes laterais de reforço e lanterna. A construção, pintada em preto e branco para contrastar facilmente, é admirável!

Farol do Calcanhar

A torre que se ergue firme contra o céu azul da Terra do Sol marca o ponto onde o contorno do continente sul-americano muda sensivelmente de direção, formando um verdadeiro “calcanhar:”.

O Farol do Calcanhar: um pouco de história

Esse não é o primeiro farol construído em Touros. A primeira torre foi construída em ferro tipo Mitchell. Com incríveis 50 metros de altura, foi inaugurado em 21 de dezembro de 1912.

Esta primeira torre, que não existe mais, foi construída pelo mecânico Raymundo Soares Freire, quem lhe nomeou como “Olhos D’Água”. Uma poesia em forma de farol!

Foram os problemas ocasionados pela pouca visibilidade e a vibração excessiva da torre de ferro que levaram á construção da atual torre de concreto.

Quem projetou o farol de concreto foi o engenheiro Ernesto Wilhelm. A obra, de 62 metros de altura, foi inaugurada em 1943 no mandato de Getúlio Vargas. A energia elétrica chegou a Touros em 1971, contudo, só foi colocada no farol dez anos mais tarde.

Seja como, o Farol do Calcanhar permanece iluminando os mares de Touros para os pescadores!

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

E o Farol fez aniversário recentemente. Confira mais em na reportagem do Jornal o Globo: Segundo Maior Farol da América Latina completa 100 anos.

O que fazer no Farol do Calcanhar

Há muitas coisas para fazer por aqui. Além de visitar o farol, o turista pode curtir o dia na linda Praia do Calcanhar e aproveitar as praias de Touros.

Como as visitas são guiadas o visitante vai ter uma verdadeira aula de história e cultura ao percorrer todo o farol. É uma oportunidade única de adquirir conhecimento e cultura. Ideal para famílias com filhos em idade escolar e grupos de viagens de estudantes.

O farol costuma recebe grupos de alunos para visitas culturais e escolares, portanto, se agendar com antecedência seu grupo de viagem pode ter uma verdadeira aula com um oficial da Marinha! Dá uma olhada aqui: Farol do Calcanhar recebe visitas de estudantes.

Além disso, a região é uma das mais bonitas do estado do Rio Grande do Norte. Então, que tal programar aquele dia na praia quando vier visitar o Farol do Calcanhar?

Como visitar o Farol do Calcanhar

O acesso é feito pelo final da BR-101 na Praia do Calcanhar.

Localizado cerca de 85 km de Natal, no litoral Norte do Rio Grande do Norte, o farol é de propriedade do Serviço de Sinalização Náutica do Nordeste.

Como se trata de uma propriedade náutica, os visitantes são recebidos por um oficial da Marinha do Brasil.

As visitas acontecem somente aos domingos, das 14 horas até as 17 horas. Só é possível visitar o farol com permissão prévia da Marinha e todas as visitas são guiadas.

Portanto, programe-se com antecedência! Não tem estacionamento, por isso, venha com tempo, sem pressa e preparado para subir incríveis 298 degraus!

Mas, ao chegar ao topo a vista panorâmica do mar compensa qualquer esforço!

Para conferir mais sobre os pontos turísticos de Natal acesse Guia Pontos Turísticos.

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.