Festival de Pipa

1

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

O Festival de Pipa é uma festa cultural e gastronômica linda que encanta os visitantes que vão até Pipa no Rio Grande do Norte, principalmente os estrangeiros.

Pipa é um lugarejo encantador, famosa por sua praia e atrativos naturais. Mas, o que muita gente nãos sabe é a cultura e a gastronomia são muito valorizadas por aqui, tanto que se criou um festival só para isso!

Quer saber mais sobre esse festival incrível? Vem com a gente!

Festival de Pipa – comida boa e cultura!

A Praia da Pipa sedia anualmente o festival Sabores da Pipa – Festival Gastronômico. Contando com várias atrações da culinária regional e contemporânea, o festival acontece nos principais hotéis, bares e restaurantes de uma das praias mais populares do estado, a linda Praia da Pipa.

festival de pipa
Criação gastrônomica do Festival de Pipa.

O legal é que os pratos, entradas, sobremesas e bebidas criadas durante o festival serão apresentados ao público a preços abaixo do preço médio dos restaurantes locais.

Além disso, o visitante tem a chance de provar bebidas e comidas criadas unicamente para o festival, uma festa de sabor!

Vamos conhecer esse maravilhoso festival mais de perto?

O Festival de Pipa: comida, cultura, sol e mar

O Festival de Pipa já é uma tradição no pequeno município de Tibau do Sul. Conhecido pela beleza das suas praias, como a Praia do Amor, anualmente a cidade realiza um dos eventos mais bacanas do estado do Rio Grande do Norte.

Participantes do Festival de Pipa.

E o evento é famoso atraindo turistas do mundo todo.

Todos os anos o comércio local, incluindo a rede hoteleira, se une para organizar e realizar um dos melhores festivais gastronômicos e culturais do país.

O evento também visa destacar que a linda Pipa tem uma cozinha diversificada, com culinárias que remetem a sabores do mundo todo, desde a cozinha regional passando pela italiana, francesa, tailandesa, japonesa, de fusão e gastronomia contemporânea.

Atendendo a centenas de pessoas diariamente, todos os anos o Festival de Pipa conta com um circuito por vários restaurantes, bares e hotéis.

O Festival de Pipa oferece aos visitantes:

  • Oportunidades únicas de provar a gastronomia local;
  • Oportunidades de saborear drinks, pratos e aperitivos por preços mais baratos;
  • Acesso a eventos culturais como palestras e oficinas;
  • Oportunidade de provar pratos de diferentes culinárias, incluindo a gastronomia contemporânea.

Mais sobre o Festival de Pipa

O Festival de Pipa é um lugar privilegiado para provar o melhor da gastronomia local, ver criações culinárias únicas e ainda comer muito bem por preços promocionais, pensados especialmente para o festival.

Cozinheiro finalizando sobremesa no Festival de Pipa.

Há diversos concursos acontecendo, que premiam os melhores talentos da gastronomia local, tendo inclusive um concurso de drinks. Isso incentiva os participantes a darem o melhor de si em todas as suas criações e o visitante acaba sendo o grande premiado no final.

O evento é aberto todos os anos com a presença de autoridades locais, como o prefeito do município de Tibau do Sul, vereadores, e outras lideranças da comunidade.

Após os protocolos iniciais ocorre sempre um show com artistas locais e regionais. Uma oportunidade de diversão com muita música e boa comida.

Depois da abertura, são nove dias de muita festa, pratos incríveis, bebidas deliciosas e de muita competição gastronômica entre os participantes.

Em meio a tudo isso são organizados eventos como bate-papos com chefs, oficinais e palestras, onde o visitante pode aprender mais sobre a gastronomia e a cultura local.

Portanto, no Festival de Pipa não falta:

  1. Música e festa;
  2. Boa comida;
  3. Eventos especiais com chefs de cozinha;
  4. Oficinas;
  5. Palestras que levam muito conhecimento e cultura;
  6. Competições e concursos culinários.
Related Posts

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

O Festival de Pipa – talentos culinários para todos os lados

Um dos pontos mais bacanas realizados durante o evento é o concurso de talentos culinários.

Público aproveitando jantar no Festival de Pipa.

O concurso para novos talentos foi criado para incentivar o empreendedorismo, a inovação e a superação de chefs que ainda estão na academia, mas desejam entrar no mercado de trabalho no ritmo certo.

Para participar da competição realizada durante o Festival de Cultura e Gastronomia de Pipa, os interessados devem enviar as inscrições de acordo com as regras e ser selecionados por estudantes selecionados na arena do evento e avaliados pelos juízes chefes. Jurado.

Todos os anos, esse concurso tem a grata tarefa de dos talentos da gastronomia nacional e possibilitar que eles vejam esses jovens estudantes se destacando no mercado.

No festival do último ano, em 2018, o concurso foi organizado por categorias, deixando a variedade de opções gastronômicas do festival ainda mais diversificada.

Portanto, no Festival de Pipa:

  • Ocorrem concursos que premiam os melhores talentos culinários;
  • A Gastronomia e o empreendedorismo são incentivados;
  • O turista pode ter uma experiência inesquecível enquanto ainda aproveita as praias da região.

O Festival de Pipa: todo ano um novo tema

Um dos pontos mais legais desse festival é que todos os anos a organização escolhe um tema diferente que deve embasar a participação dos talentos culinários, hotéis, restaurantes e bares que fazem o evento.

Sobremesa no Festival de Pipa.

Sempre procurando valorizar a culinária típica do Rio Grande do Norte, mas sem esquecer da gastronomia mundial, no Festival de Pipa tem de tudo um pouco. Desde os famosos pratos típicos com carne de sol, frutos do mar e doces como cocada, até gastronomia japonesa, italiana, portuguesa, mineira, e muito mais.

Ou seja, ninguém fica sem comer por aqui. Com certeza tem pratos que vão agradar ao seu paladar entre todas as opções para comer e beber disponíveis.

O Festival procura sempre destacar a cultura local e contribuir significativamente com o desenvolvimento socioeconômico de Tibau do Sul e em especial, do pequeno Vilarejo de Pipa.

Durante o festival as ruas ficam um charme só e quem é premiado com tanta beleza e comida é o visitante, que pode aproveitar o melhor da comida do nordeste, do Brasil e do mundo em só local!

Se você vem para o festival em Pipa, mas não sabe onde ficar, temos dicas  para você de pousadas e Hotel em Pipa RN.

Aproveite!

Portanto, se você for ao festival, aqui vão algumas dicas para aproveitar melhor:

  1. Não coma sua refeição completa no primeiro lugar que entrar, prove primeiro, assim você pode optar pelo melhor lugar;
  2. Pergunte aos garçons quais as sugestões de melhores pratos e bebidas;
  3. Fique atento e pense fora da caixa, esse evento tem criações gastronômicas únicas.

Festival de Pipa

O Festival Gastronômico da Pipa é realizado pela EDUCAPIPA, uma Associação Educacional Comunitária do Município de Tibau do Sul que não tem fins lucrativos.

Os estabelecimentos que participam do evento, assim como os chefs e cozinheiros que vão disputar os concursos, precisam se inscrever com antecedência anualmente.

O objetivo do festival é promover e divulgar a cultura, a educação formal e não-formal, as artes, os esportes, e as comunicações no município.

Se quiser conferir mais sobre o festival dá uma olhada no Facebook Festival de Pipa. Venha prestigiar o Festival Gastronômico e Cultural de Pipa. E o melhor, você ainda vai curtir o mar e praia de um dos litorais mais lindos do país.

Combinação perfeita!

E para planejar sua viagem com mais tranquilidade, não deixe de conferir o nosso Guia Completo de Passeios.

Até a próxima!

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

1 comentário
  1. Praia da Pipa - Natal RN

    […] Praia da Pipa também realiza todos os anos o Festival de Pipa, realizado desde 2003 o festival tem por objetivo promover o turismo gastronômico fazendo uma […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.