Geografia do Rio Grande do norte

1

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

A geografia do Rio Grande do norte pode revelar muito de sua história, claro que se falando de fauna, flora e formações geológicas, por ser uma área que tem uma pegada costeira litorânea e conforme vamos adentrando podemos encontrar mares de morros, planícies, serras, chapadas dentre outras formações características do território nordestino.

Quando estamos estudando a Geografia do Rio Grande do norte temos que adentrar em outros contextos como por EX: economia, densidade populacional, história da formação de cidades, vegetação e hidrografia.

Claro que o objetivo desta matéria não é mostrar com precisão a geografia do Rio Grande do Norte em sua versão contemporânea, iremos detalhar informações que servirão como introdução para clarear a mente de quem procura conhecer o local.

Quais são as subdivisões do Rio Grande do Norte?

Geografia do Rio Grande do norte
Geografia do Rio Grande do norte

O estado do Rio Grande do Norte é extenso e dividido em quatro mesorregiões e 19 microrregiões, para entender melhor essas divisões iremos detalhá-las logo a baixo.

Conhecer como uma região é dividida por divisões é muito importante para ajudar na localização e no reconhecimento da área, de acordo com cada subdivisão podemos encontrar diferentes tipos de terrenos, florestas, animais e hidrografia.

  • Agreste Potiguar: microrregiões Agreste Potiguar, Baixa Verde e Borborema Potiguar
  • Central Potiguar: microrregiões Angicos, Macau, Seridó Ocidental, Seridó Oriental, Serra de Santana
  • Leste Potiguar: microrregiões Litoral Nordeste, Litoral Sul, Macaíba, Natal
  • Oeste Potiguar: microrregiões Chapada do Apodi, Médio Oeste, Mossoró, Pau dos Ferros, Serra de São Miguel, Umarizal e Vale do Açu

Observando as divisões podemos identificar que é ampla a mudança de relevo e vegetação chega a ser impossível não notar a riqueza de informações que cada área passa visualmente.

População do estado do Rio Grande do Norte

A origem do povo potiguar está ligada à união dos povos indígenas, negros e portugueses. A influência cabocla e portuguesa é bastante visível no interior do estado, enquanto a ascendência africana é notável na zona litorânea.

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Há, também, a questão da migração, especialmente, da Paraíba, com pessoas se concentrando em municípios como Coronel Ezequiel e Campo Redondo. Os gentílicos do estado são chamados de potiguares e norte-rio-grandenses.

como em todo lugar a imigração e miscigenação acabou dando origem a outro povo com suas características, costumes, cultura, culinária e importância histórica.

Existem turismo para as praias do Rio Grande do Norte?

Geografia do Rio Grande do norte
Geografia do Rio Grande do norte

Você pode combinar um pacote com seu agente de viagens para curtir o máximo de atividades que o Rio Grande do Norte tem a oferecer, lembrando sempre de estar acompanhado de um guia de turismo credenciado para ter melhor aproveitamento de sua viagem com todo o conforto e segurança que você precisa.

Aqui abaixo podemos conferir algumas das praias mais procuradas para o turismo no Rio Grande do Norte, aproveite para conhecer um pouco mais do que esse estado lindo tem a oferecer e já comece a planejar sua viagem.

  • Baía dos Golfinhos – Tibau do Sul
  • Península de Galinhos
  • Praia do Maceió – São Miguel do Gostoso
  • Praia do Amor – Pipa
  • Praia de Tourinhos – São Miguel do Gostoso
  • Ponta Negra – Natal
  • Barra do Cunhaú
  • Praia de Maracajaú

Todas as praias que estão nessa categoria estão devidamente capacitadas para receber todos os tipos de turistas, oferecendo o máximo de diversão, segurança e conforto para tornar sua estadia inesquecível, não deixe de visitá-las e deliciar-se com essas maravilhas naturais.

Quero conhecer mais sobre a geografia do Rio Grande do norte!

Se você gostou de conhecer um pouco sobre a geografia do Rio Grande do norte, não perca a chance de conhecer pessoalmente todas as maravilhas que essa terra tem a oferecer, e aproveite também para ler nosso artigo sobre: Turismo no rio grande do norte.

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

1 comentário
  1. […] Se você ficou interessado em conhecer ainda mais sobre um dos estados mais belos do pais, não perca a chance de ler também nosso artigo sobre: Geografia do Rio Grande do norte. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.