Natal RN
Turismo, Cultura, História e muito mais de Natal RN e todo o Rio Grande do Norte..

Igrejas de Natal – 7 catedrais para você conhecer

0

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

84 / 100 SEO Score

As Igrejas de Natal são lugares lindos, que além de fé também tem muita história para contar. Nesse post reunimos para você uma seleção especial com 7 lindas igrejas históricas para você conhecer quando visitar a capital potiguar.

Acompanhe!

Conheça 7 Igrejas de Natal

A cidade de Natal tem muito a oferecer para todos aqueles que procuram conhecimento e cultura. São diversos pontos turísticos incríveis para o visitante conhecer. Nesse quesito, as igrejas da capital potiguar são um destaque especial.

Cheias de cultura, elas são legados de fé e verdadeiras obras de arte arquitetônicas! Ao menos uma delas precisa fazer parte do seu roteiro de viagem!

Igrejas de Natal - 7 catedrais para você conhecer 1
Catedral em Natal – RN. Foto por Canindé Soares.

São Igrejas históricas, com lindas obras de arte sacras para admirar! Mesmo que você não seja uma pessoa religiosa, vale a pena conhecer essas lindas catedrais. Além de símbolos de fé, elas são um autêntico pedaço da história do Brasil!

Saiba mais a seguir.

1 Igrejas de Natal – Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Esta é a segunda igreja católica mais antiga da cidade de Natal. Foi construída no século XVIII. O governo local tombou o lugar como patrimônio em 1988 e fez uma restauração que devolveu muitos dos aspectos originais desse templo. Ela foi finalizada entre 1713 e 1714, de acordo com o historiador Câmara Cascudo

Igrejas de Natal - 7 catedrais para você conhecer 2
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em Natal – RN. Foto por Canindé Soares.

Esta é a única igreja do estado potiguar na qual celebra-se desde 2007, missas no Rito Extraordinário Romano (Tridentino). A celebração ocorre todos os domingos às 10 horas da manhã. Aqui o visitante pode apreciar uma linda e genuína construção barroca.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – como visitar

Visitar essa igreja é simples, ela fica localizada no centro (corredor cultural). O endereço é Cidade Alta, Natal – RN, 59025-580. Seu horário de funcionamento é de segunda-feira a quinta-feira das 14 horas até as 17 horas. Mas, se você for devoto e tiver disponibilidade pode participar da missa de rito tradicional romano no domingo.

2 Igrejas de Natal – Igreja Matriz Nossa Senhora da Apresentação

Esta linda igreja é popularmente conhecida como Catedral Velha ou Catedral Antiga pelos potiguares. Tombada pelo governo como patrimônio histórico, ela ganha destaque na paisagem urbana da atual Praça André de Albuquerque. Construída em estilo barroco, sua construção começou em 1599, tendo sido finalizada em 1862.

Igrejas de Natal - 7 catedrais para você conhecer 3







Igreja Matriz Nossa Senhora da Apresentação Natal, RN. Foto por Canindé Soares.

No local onde fica esta igreja anteriormente estava a primeira capela construída pelos colonizadores no estado do Rio Grande do Norte. Portanto, esta catedral possui um inestimado valor histórico para a cidade de Natal.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Apresentação – como visitar

Não é difícil conhecer esta linda igreja. Ela fica localizada na Cidade Alta, Centro Antigo, na Praça André de Albuquerque. Se você nunca esteve em Natal, fique tranquilo, qualquer cidadão potiguar saberá informar como chegar ao local. Para maiores informações sobre o funcionamento e visitação, entre em contato pelo telefone (84) 3615-2800.

3 Igrejas de Natal – Igreja do Bom Jesus das Dores

Esta foi a quarta igreja construída na cidade. Sua construção se deu no ano de 1932 pelo bispo Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas. Menos suntuosa do que as outras catedrais potiguares, essa igreja tem um charme todo especial.

Igrejas de Natal - 7 catedrais para você conhecer 4
Igreja do Bom Jesus das Dores em Natal – RN.

Atualmente, o Pároco da igreja é José Mário de Medeiros que está na igreja a 17 anos. Ele celebra a missa na Igreja do Bom Jesus das Dores e exerce outras funções, como ministrar aulas no seminário. Seus frequentadores são pessoas provindas de diferentes bairros de Natal.

Igreja do Bom Jesus das Dores – como visitar

É fácil localizar essa linda igreja. Ela fica na Praça João da Penha, S/N, em Ribeira (corredor cultural). As missas nesta igreja acontecem diariamente todas as manhãs. Também tem celebração nas quinta-feiras a tarde e aos domingos no período matutino e vespertino. Para mais informações, você pode entrar em contato pelo telefone (84) 3615-2823.

4 Igrejas de Natal – Igreja de Santo Antônio

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Mais conhecida como Igreja do Galo, foi a terceira igreja católica construída em Natal. Portanto, está entre as mais antigas da cidade. Sua construção terminou em em 1766, e tem um estilo barroco tardio. Sua construção mais aberta dá ao visitante e aos fiéis uma sensação de maior liberdade.

Igrejas de Natal - 7 catedrais para você conhecer 5
Igreja do Galo em Natal – RN.

A igreja possui anexo um convento, que inclusive já serviu de base de operações militares na cidade. Atualmente, o espaço abriga o Museu de Arte Sacra de Natal. Mais uma razão para visitar essa linda igreja. Além de ver de perto uma construção histórica, o visitante poderá apreciar as obras de artes que só existem no museu localizado aqui.

Igreja de Santo Antônio – como visitar

A igreja está localizada na Rua Santo Antônio, Cidade Alta. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8 horas as 12 horas, e das 14 horas até as 18 horas. O museu abre das 8 horas e permanece sem fechar até as 17 horas, de terça-feira a domingo. Portanto, fique atento, não abre na segunda-feira! Para maiores informações entre em contato pelo telefone (84) 3211-4236.

5 Igrejas de Natal – Catedral Metropolitana

Esta Igreja é dedicada a Nossa Senhora da Apresentação, sendo popularmente conhecida como Catedral Nova ou Igreja Nova. A Catedral Metropolitana foi inaugurada no dia 21 de novembro de 1988. Embora não seja antiga como as anteriores, merece estar na nossa lista pela sua beleza e importância para a cidade de Natal.

Igrejas de Natal - 7 catedrais para você conhecer 6
Catedral Metropolitana em Natal, RN. Foto por Canindé Soares.

Seu estilo de construção com linhas ascendestes na forma de trapezoidal é bem singular. A catedral chama atenção de todos que a veem pela primeira vez. Em seu subsolo encontra-se o Centro Pastoral Pio X, onde funciona o Gabinete do Arcebispo Metropolitano. A catedral recebeu a visita do Papa João Paulo II em 13 de outubro de 1991, na sua terceira estadia no país.

Catedral Metropolitana – como visitar

A catedral fica na Avenida Deodoro da Fonseca, S/N Cidade Alta – Natal/RN. Encontrar esta linda igreja é bem fácil. Para saber mais informações sobre seus horários de funcionamento acesse o site da Arquidiocese de Natal – RN ou entre em contato pelo telefone (84) 3615.2800.

6 Igrejas de Natal – Igreja de São Pedro Apóstolo

Esta linda igreja foi o primeiro templo católico construído na cidade de Natal no século XX. a igreja foi batizada em homenagem ao apóstolo Pedro, considerado o Pai da Igreja Católica. Sua nomeação também recorda o período de expansão da cidade para o Alecrim.

Igrejas de Natal - 7 catedrais para você conhecer 7

Considerada por muitos como a igreja mais bonita da cidade, sua construção foi empreendida em 1919. Anteriormente, no local escolhido, ficava a Capela dedicada a São Geraldo. Contudo, devido ao crescimento do número de fiéis ela já estava ficando pequeno, motivando assim a construção de uma igreja maior.

Igreja de São Pedro Apóstolo – como visitar

A Igreja fica localizada na Praça Dom Pedro II S/N, no bairro do Alecrim em Natal. Para maiores informações entre em contato com a administração da Paróquia pelo telefone (84) 3615-2816.

7 Igrejas de Natal – Igreja Nossa Senhora dos Navegantes

Essa linda igreja foi construída na Praia da Redinha pelos pescadores, em 1924. Pequena e branca, ela foi erguida de frente para o mar. Posteriormente, em 1954 os veranistas construíram outra igreja, maior, com pedras do mar. Porém, a nova construção foi erguida de costas para o mar, o que para os pescadores era imperdoável. Deste modo, eles continuaram frequentando esta pequena e branca igreja.

Igrejas de Natal - 7 catedrais para você conhecer 8
Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes. em Natal – RN.

Hoje quem visita o local pode ver tanto a igreja original, branca e pequena, quanto a igreja maior, construída depois. É uma oportunidade única de ver um pedaço da história de Natal construída pelas próprias mãos de seus habitantes.

Igreja Nossa Senhora dos Navegantes – como visitar

A Igreja fica no Largo João Alfredo, na Praia da Redinha. Seu horário de funcionamento é das 8 horas da manhã até as 11 horas, e das 14 horas da tarde até as 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Aos domingos é possível visitar das 7 horas da manhã até o meio dia. Para maiores informações entre em contato pelo telefone (84) 3663-2166.

Igrejas de Natal – fé, história e cultura

Chegamos ao final da nossa lista. Esperamos que tenha apreciado essa viagem pela história potiguar através de suas igrejas.

Então, quando vir a Natal já sabe: inclua algumas dessas construções históricas e cheias de fé no seu roteiro de viagem, vale a pena!

Quer saber mais sobre Natal? Acesse + Natal e confira!

Divirtam-se e até a próxima!

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.