Lajes RN

0

Vamos apresentar para você a cidade de Lajes RN.  O Rio Grande do Norte tem muitas cidades encantadoras e o município de lajes é mais um desses locais incríveis que você pode conhecer  por aqui.

 De construções históricas das belezas naturais incríveis,  a cidade de lajes RN é um daqueles locais e com certeza você vai se encantar para saber um pouco mais sobre ele.

Curioso para conhecer mais de perto tudo que o mundo fica de lajes RN tem a  oferecer a você?  Então acompanhe a seguir

A cidade de Lajes RN

A cidade tem uma extensão de 676,6 km² e contava com 10.381 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 15,3 habitantes por km² no território do município.

Lajes RN
Pico do Cabugi em Lajes RN, foto por Canindé Soares.

O município faz fronteira com as cidades de Passagem, Patu e Messias Targino,Lajes se situa a 35 km a Norte-Leste de Catolé do Rocha a maior cidade nos arredores.  É um local lindíssimo que integra as Serras do RN.

Por aqui  existem muitas belezas a serem descobertas  pelos  visitantes, mas para começar a nossa jornada de hoje falando um pouquinho sobre a história deste da cidade incrível do Rio Grande do Norte.

Vamos lá?

1. Lajes RN – um pouco de história

Assim como outras localidades do Rio Grande do Norte,  município de Lajes RN foi inicialmente  um território ocupado por indígenas que posteriormente foi colonizado com os portugueses que adentraram o interior Potiguar para estabelecer povoações.

Posse de Alzira Soriano como prefeita de Lajes, em 1929. Foto: Arquivo Nacional

Desta forma,  o primeiro povoamento feito pelo homem branco na região iniciou efetivamente no século XIX,  precisamente em 1825, com a instalação de uma fazenda, de propriedade de Francisco Pedro de Gomes Melo. 

Assim a localidade começou a se desenvolver e tornou-se um ponto de Parada Obrigatória para os boiadeiros que passavam por ali  levando o gado pelo interior do Estado,  na época a pecuária bovina era uma das principais fontes econômicas do Nordeste e do Rio Grande do Norte 

Em 1895, Lajes tornou-se distrito de Jardim de Angicos (emancipado de Angicos em 1880), criado por uma lei municipal datada de 26 de janeiro daquele ano.

Uma história antiga relata que no ano de 1903 uma camponesa que morava na região pastoreava o gado na companhia de seu filho uma criança de 5 anos.  no entanto ao entardecer mãe e filho filho se desencontraram.  O corpo do menino foi achado três dias depois já em estado de  decomposição sobre uma pedra que foi batizada com Pedra do Anjo,  na localidade foi construída uma capela dedicada à Divina Santa Cruz, tendo à frente um cruzeiro.

Histórias como esta são comuns no interior do Rio Grande do Norte e demonstrou de forma clara como era a vida das pessoas naquela época,  os perigos que enfrentavam em seu dia a dia e como tudo era marcado pela forte religiosidade e fé.

O desenvolvimento do povoado se acentuou em 1914, com a chegada da estrada de ferro Sampaio Correia (que fazia a ligação entre Natal e São Rafael), cuja estação ferroviária só foi inaugurada em 15 de setembro de 1918, hoje desativada

No mesmo ano, pela lei estadual 360, sancionada em 25 de novembro, a sede municipal foi transferida de Jardim de Angicos para Lajes e, em 3 de dezembro de 1923, através da lei estadual 572, a criação do município de Lajes foi efetivada.

Desde  então, a cidade tem crescido e prosperado se tornando uma importante localidade do Rio Grande do Norte. Confira outros detalhes interessantes sobre Lajes RN a seguir.

Quais os nomes que o município de Lajes RN já teve ao longo de sua história?

Embora a cidade hoje se chame Lajes RN,  e esse tenha sido o principal nome eu amo de toda a sua história, ela já teve outro nome no passado. Em 30 de dezembro de 1943, o decreto estadual 268 alterou o nome do município para Itaretama, devido à abundância de pedras no local, voltando à sua denominação original em 11 de dezembro de 1953, através da lei estadual 1 032.

Qual o clima predominante no município de Lajes RN?

O clima é semiárido quente, com índice pluviométrico de apenas 440 milímetros (mm) anuais, cujo pico ocorre nos meses de março e abril. Já a cobertura vegetal do município é formada pela caatinga, típica do sertão.

2. Lajes RN – atrativos turísticos

A cidade de Lajes RN tem muitos locais interessantes para conhecer,  como o Pico Cabugi, uma das montanhas mais bonitas da Região Serrana do Rio Grande do Norte. 

Vista do Pico do Cabugi.

O Pico fica os municípios de Fernando Pedroza e Angicos, mais precisamente na microrregião de Angicos, região central potiguar. Trata-se de uma formação geológica que se eleva a mais de 500 metros de altura acima do nível da planície circundante da região.

O Parque Ecológico do Cabugi surgiu através de decreto estadual com o objetivo de proteger o remanescente de atividade vulcânica no Brasil, conservar parte da Caatinga do entorno da formação geológica e estimular a atividade turística local sem depreciar o meio ambiente.

O Pico do Cabugi  é um dos pontos turísticos mais visitados da Serra do Rio Grande do Norte por turistas que vende todos estarem mesmo de todo o Brasil em busca de percorrer trilha, subir a montanha e fazer atividades como escalada.  Se você gosta de turismo de Aventura com certeza vai curtir muito a região serrana do Estado.

Outro local muito interessante de conhecer por aqui é o mercado público de Lajes,  construído há mais de 50 anos o espaço passou por diversas reformas de receber um investimento da prefeitura local e hoje consegue atender ao público com diversas seções que incluem restaurantes, lanchonetes, armarinhos, lojas de roupas, brinquedos e calçados, além de um açougue com carnes abatidas na própria cidade.

Aos sábados os dias de feira livre e o mercado fica lotada de moradores da zona rural do município que chegam de madrugada para preparar  e servir o tradicional café.  O momento imperdível para você provar a gastronomia local.

É um espaço perfeito para você fazer as suas compras e conheciam a cultura local. Você também pode conhecer antiga estação da estrada de ferro Sampaio Correia fazer uma verdadeira viagem no tempo pela História do Rio Grande do Norte.

Confira a seguir outras informações úteis sobre a cidade de Lajes RN.

Qual o principal prato da Gastronomia local em Lajes RN?

Um dos pratos mais consumidos e tradicionais por aqui,  e que o visitante pode provar aos sábados no mercado público de Lages é o Cuzcuz com Bode.

Qual a distância do município de Lajes RN para cidade de Natal RN?

A cidade de lajes RN fica aproximadamente 134 km de distância da capital Natal Rio Grande do Norte. Para quem quiser visitar o município saindo de natal-RN o percurso é feito pela BR 406.

Lajes RN: venha conhecer!

Esperamos que você tenha curtido o post. Deixe seu comentário e  conte pra gente o que você achou da cidade de lajes RN!

Localização de Lajes no mapa do Rio Grande do Norte

E não se esqueça de planejar a sua viagem com antecedência Principalmente as suas reservas. Deste modo você evita dores de cabeça futuras e garante as melhores acomodações e o melhor roteiro para os seus passeios.

E para ajudar você a planejar tudo com muita tranquilidade não perder nenhuma atração por aqui e confira o nosso Guia Completo de Passeios.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.