Macau Rio Grande do Norte

0

Hoje vamos falar sobre a cidade de Macau um do município localizado no Polo Costa Branca do Estado do Rio Grande do Norte.

A cidade de Macau tem uma grande produção de sal marinho é conhecida pelo seu carnaval que atrai muitos visitantes todos os anos e é também um dos maiores produtores de sardinha do país.

Quer saber mais sobre esse lindo paraíso tropical do litoral norte do estado Potiguar?

Então fica o moço que acompanhe!

Conheça Macau no Rio Grande do Norte

O município de Macau fica a 175 Km de Natal Rio Grande do Norte.  Por aqui o visitante vai encontrar um dos litorais mais bonitos do Estado além de muitas coisas para ver e fazer e uma culinária típica pautada em frutos do mar e comida regional nordestina.

Macau rio Rio Grande do Norte
Por do Sol em Macau RN. Foto por Wagner Rochink.

 Quando você vier à Macau saiba que está vindo para um dos lugares mais preservados do Estado. Os habitantes locais leva  muito a sério o turismo ecológico e como consequência a cidade de Macau é uma das mais bem preservadas de todo Rio Grande do Norte.

Por aqui o visitante também pode verduras em torno das praias de Diogo Lopes Barreiras e Soledade. Também existem lindas lonas ao redor do Rio Conceição.

Curioso para saber quais outras belezas de atrativos esse lugar reserva para sua viagem?

Confira a seguir.

1.  Macau Rio Grande do Norte: um pouco de história 

A cidade de Macau guarda sua origem no século XIX  quando ainda era chamada de Ilha de Manoel Gonçalves,  uma região que já era colonizada devido a produção de sal.

Macau RN.

Seu nome atual deriva de A-man-gao (“baía de Ama”) uma  expressão de origem chinesa Nome a colônia Portuguesa de Macau que hoje faz parte da China.

Potiguar Câmara Cascudo afirma que a cidade de Macau leva esse nome por ter semelhanças geográficas com a antiga colônia portuguesa o que não é, contudo totalmente aceito pelos especialistas. 

Getúlio Moura afirma que o nome Macau tem origem nas áreas vermelhas que habitavam a região do Vale de Açu, onde os habitantes locais chamariam as araras de Macaw. Em seu livro Um Rio Grande e Macau o historiador inclusive apresenta figuras das Araras que receberam essa denominação e tem um dado nome a cidade. 

O município ocupa uma área total de 788,036 quilômetros quadrados e Integra o Polo Costa Branca onde faz limite com os seguintes municípios:

  1.  Guamaré ao leste;
  2.  Afonso Bezerra,  Pendências e Pedro Avelino ao sul; 
  3. Carnaubais e Porto do Mangue ao Oeste;
  4. É banhado pelo Oceano Atlântico ao norte.

 As praias de Macau  e outros atrativos

Como parte do Polo Costa Branca e tendo uma linda faixa Costeira banhada pelo Oceano Atlântico, Macau tem praias muito lindas para serem visitadas.

Praia de Diogo Lopes em Macau Rio Grande do Norte. Foto por Canindé Soares.

Entre as praias do município a praia de camapum é uma das mais procuradas. Por aqui existe uma excelente infraestrutura Pois é uma praia urbanizada. 

Em Camapum há vários bares, restaurantes, quiosques e baratas,   uma excelente infraestrutura para receber os visitantes.

Mas,  se se você preferir uma praia deserta vai gostar da praia de Diogo Lopes.  com dor nas praticamente inexploradas e manguezais é um ótimo espaço para visitar sem preocupações fugiram do estresse do barulho e da agitação da cidade grande.

Já praia de  Barreiras também é uma excelente opção para servir cada um pouco menos reservada que  a praia de Diogo Lopes.

Além disso,  o município de Macau está numa região que produz muito sal marinho.  para que o visitante Pode conferir montanhas de sal a perder de vista,  uma paisagem dificilmente se vê em outros lugares. 

O município de Macau também é referência pela sua grande produção de sardinha. 

Related Posts

Pau dos Ferros RN

Rio do Fogo

Lagoa Nova RN

Confira os principais pontos turísticos de Macau;

  • A praia de camapum,  com águas cristalinas erradas é perfeita para o banho de mar;
  • Praia de Barreiras,  uma das praias mais conhecidas da região e ótima para ser visitada;
  •  praia de Diogo Lopes;  uma praia com Dunas pouco exploradas;
  • Manguezais totalmente virgem sem poluições;
  • Montanhas de sal nas salinas;
  • Paisagens marítimas, fluviais e desérticas com as dunas dignas de cartão postal.

2. Macau Rio Grande do Norte –  hospedagem e gastronomia 

Por ser uma cidade que entrega o Polo Costa Branca em Macau não faltam opções de acomodação para os visitantes.

A cidade de Macau Rio Grande do Norte.

Uma excelente opção de hospedagem é o Hotel Gamboa em Macau.

Está é uma boa opção pois está muito bem localizado no centro da cidade na Avenida Rio Branco perto dos melhores bares e restaurantes do município. Além disso, as instalações são muito confortáveis e o atendimento é muito bom.

Mas, essa é apenas uma das opções que você encontra por aqui ótimos hotéis pousadas e resorts no Polo Costa Branca onde você pode se instalar com todo o conforto necessário e conhecer a região sem nenhuma complicação.

Por aqui também ótimos restaurantes que servem frutos do mar frescos além de muitos pratos feitos à base de sardinha já que a região é uma das principais produtoras desse peixe.  

Não faltam opções para comer de doce a salgado,  incluindo pratos típicos do Nordeste, carne de sol,  com macaxeira e as tradicionais cocadas.

Portanto, em Macau:

  1.  você encontra bons hotéis pousadas e Resorts;
  2.  não de gastronomia para  provar.

O que fazer em Macau  Rio Grande do Norte

Uma das melhores e mais indicadas as opções de conhecer as praias do município que são muito bonitas ótimas para banho com águas rasas tranquilas e calmas. Se você quiser ficar bem localizado e infraestrutura prefiro a praia de Camapum,  onde é ótimos locais para comer, barracas e um calçadão.

Praia de Diogo Lopes em Macau Rio Grande do Norte. Foto por Wagner Rochink.

 Mas, se você quiser um passeio mais solitário em Macau Rio Grande do Norte já a praia Diogo Lopes.

Outra boa opção é conhecer as famílias.  Você pode fazer isso com passeio de barco.

E. se quiser pode se aventurar pelas dunas de um passeio de buggy. Esta é uma excelente forma de conhecer as dunas em torno da praia de Diogo Lopes e do Rio Conceição famosas que eu esqueci paisagens paradisíacas.

Em Macau chove pouco e o clima é quente ficando com temperaturas médias em torno dos 28 graus Celsius.

E se você quiser aproveitar o período de férias a cidade de Macau tem um excelente carnaval conhecido em todo estado do Rio Grande do Norte como um dos melhores carnavais potiguares.

 ou seja por aqui não falta:

  • Praias bonitas para visitar;
  • Passeios para fazer;
  • Um clima acolhedor ideal para visitar em qualquer época do ano;
  • Muita festa e Folia no carnaval.

Macau Rio Grande do Norte 

Macau é um dos municípios mais bonitos do Estado horário muito a pena conhecer. Com uma população de aproximadamente 31000 habitantes a cidade é um pouco maior do que muitas interior do Rio Grande do Norte,  mas ainda assim conserva o seu clima interiorano simples e hospitaleiro .

E se você está vindo para Natal Não deixe de conferir o nosso Guia Completo de Passeios.

Assim,  você pode  planejar suas férias com todo conforto.  E não se esqueça de fazer as suas reservas com antecedência principalmente se vierem época de alta temporada!

 Boas férias e até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.