Martins Rio Grande do Norte

6

Martins Rio Grande do Norte é um município muito charmoso localizado no interior do estado potiguar. A cidade fica bem longe das famosas praias do Rio Grande do Norte, mas nem por isso deixa a desejar em belezas e atrativos turísticos!

Quer saber o que tem de bom em Martins? Vem com a gente nessa nossa viagem pelas serras do Rio Grande do Norte!

Conheça Martins Rio Grande do Norte

Martins Rio Grande do Norte não é uma cidade praiana, mas tem muitas belezas naturais a oferecer aos visitantes.

Martins Rio Grande do Norte
Entrada da cidade de Martins, RN.

Mas, por não ser uma atração de praias, a cidade de Martins RN acaba escapando do conhecimento de muitos turistas.

Nossa intenção com esse post é apresentar para você belezas que muitos ainda não sabem estar presentes na linda Terra do Sol. E fique tranquilo, que embora menos conhecida, a região de Martins RN é muito turística, e por aqui não faltam hotel para ficar.

Vamos lá?

Martins Rio Grande do Norte – um pouco de história

Foi em 20 de julho de 1736 que o capitão-mor Aleixo Teixeira da Aldeia de São João do Apodi dos Tapuias Paiacus  recebeu a Carta de Data vinda da sesmaria de terras no alto da serra conhecida como Serra do Campo Grande.

Igreja Matriz de Martins, RN.

Seis anos de depois, quando tudo ainda era mato e poucos se aventuravam pelo interior do estado potiguar e mesmo pelo interior do Brasil, Francisco Martins Roriz fundou no Alto da Serra uma capela, dedicada à Nossa Senhora da Conceição, tomando posse daquelas terras, situadas entre os rios Apodi/Mossoró até o rio Umari.

Em 1890 foi o povoado antes chamado de Imperatriz tornou-se definitivamente Martins, em referência a Francisco Martins de Roriz, fundador da capela de Nossa Senhora da Conceição, hoje igreja do Rosário.

No dia 02 de novembro foi criada a , paróquia de Martins, desmembrada da paróquia de Pau dos Ferros, tendo como primeiro pároco o padre Pedro José de Queiroz e Sá.

A fundação dessa paróquia foi marco decisivo para a posterior emancipação do município, até hoje lembrada com carinho pelos moradores locais.

Martins RN foi emancipado de Portalegre em 1841, com a denominação de Maioridade, em alusão ao Golpe da Maioridade do Imperador D. Pedro II ocorrido no ano anterior. No seguinte Agostinho Pinto de Queiroz foi o primeiro intendente municipal.

Quando Martins RN se emancipou sua extensão se limitava a norte com Apodi, Portalegre a oeste e a Paraíba nas demais direções, mas ao longo do tempo através de leis provinciais/estaduais, essa área foi encolhendo devido aos sucessivos desmembramentos para a criação de novos municípios.

Atualmente, o município é formado administrativamente pelo distritos de Martins, onde se localiza a sede municipal, e Salva Vida, criado pela lei estadual nº 2792, datada de 11 de maio de 1962.

Na Prefeitura de Martins RN você pode obter mais informações interessantes e úteis sobre a cidade.

Qual a distância de Natal para Martins?

É importante ter em mente que Martins RN é uma cidade interiorana, localizada na Serra do Rio Grande do Norte. Portanto, por aqui não tem as praias pelas quais o estado potiguar é famoso.

Vista do alto da Serra em Martins, RN.

Apesar disso há muito para se ver e fazer por Martins RN. O turismo de aventura é muito forte por aqui, e a região serrana com seu clima mais fresco e frio também atrai visitantes.

As paisagens são lindas, com vistas incríveis que só uma região de maior altitude consegue propiciar aos visitantes.

Pela sua localização interiorana Martins RN está a uma distância de 380 quilômetros da capital estadual da capital Natal Rio Grande do Norte.

Martins Rio Grande do Norte – atrativos e hotel

O principal atrativo de viagem da cidade de Martins Rio Grande do Norte é o turismo de aventura. A Serra de Martins RN é uma das mais famosas do estado. E a cidade tem um potencial turístico a perder de vista.

Mirante do Canto em Martins, RN.

Em Martins RN fica a segunda maior caverna de mármore do país, a Casa de Pedra, com 100 metros de comprimento. Um espetáculo único para quem curte aventura e exploração.

Além disso, Martins RN tem lindas paisagens que podem ser observadas dos Mirantes na cidade, cachoeiras onde é possível se refrescar com um banho delicioso na época de chuvas, caminhadas em trilhas para quem gosta de “trecking” e ótimos locais para prática de Rappel.

Além das cachoeiras e do turismo de aventuras pelas trilhas, matas, paredões de rocha e cavernas, o visitante também pode fazer visitas a  a engenhos de cana, museus históricos, sítios arqueológicos, casa de farinha, construções antigas ao melhor estilo barroco e casa de escultores e pintores da região.

São muitas ofertas diferentes de diversão, para todos os gostos. Sem[re com uma paisagem deslumbrante!

É muita coisa para fazer na Serra de Martins RN!

E quando o assunto é hotel, também não faltam boas opções de acomodação. Um dos espaços mais procurados é o Hotel Serrano.

No Hotel Serrano o turista encontra um verdadeiro lar longe de casa, sendo sempre muito bem recebido em sua jornada. São ótimas ofertas de quartos para ficar bem acomodado em Martins RN.

No Hotel Serrano os hóspedes têm acesso a várias comodidades, a exemplo de recepção 24 horas, terraço aberto e área externa mobiliada, durante a estadia no Hotel Serrano.

Mas, caso prefira, também há outras boas ofertas de acomodação em hotéis e pousadas por aqui, já que a região recebe turistas o ano todo. A vista é linda para todos os lados que olhe.

Hotel não falta!

Qual a altitude de Martins no Rio Grande do Norte?

Como dissemos em Martins fica uma das maiores e mais conhecidas serras do estado. Portanto, aqui é bem alto.

Entrada do Hotel Serrano em Martins, RN.

A cidade de Martins RN não é praiana e fica a aproximadamente 700 metros acima do nível do mar! Com toda essa altura tem uma vista simplesmente espetacular.

Martins apresenta características de clima tropical chuvoso com estação seca, com chuvas concentradas entre fevereiro e maio, época ideal para banho nas cachoeiras. A vista das quedas de água é imperdível e rende lindas fotos.

E aqui é mais frio que no resto do estado potiguar, especialmente quando comparada a outros municípios localizados no litoral. A  temperatura média anual gira em torno dos 23 °C, podendo chegar aos 15 °C no inverno, um friozinho que lembra a região sul do Brasil.

Em razão disso, Martins RN recebe as alcunhas Princesa Serrana e Campos do Jordão do Rio Grande do Norte, com uma clima mais frio, que algumas épocas do ano nem parecer ser uma região do interior do Nordeste.

Uma dica para sua viagem é visitar a Gruta Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que descortina uma das mais belas vistas da região e a Gruta Nossa Senhora Aparecida. A formação natural é linda e vai encantar você!

E há muitos outros pontos lindos a serem visitados na cidade.

Martins Rio Grande do Norte

Então já sabe né? Na Terra do Sol também tem serra e frio! Prepare-se, escolha seu hotel e venha conhecer a vista mais linda da serra no coração do Rio Grande do Norte!

E não se esqueça de pesquisar com antecedência para garantir as melhores ofertas de preços na sua viagem. E com acolhida do carismático povo potiguar, você vai se sentir em casa!

Procurando outros destinos no estado? Confere o nosso Guia completo Praias Potiguares!

Até a próxima!

6 Comentários
  1. […] única exceção é zona serrana onde ficam cidades como Martins, um município aconchegante, longe das praias, mas com um turismo de aventura que inclui cachoeiras […]

  2. […] essa é a sua dúvida com certeza você vai adorar esse artigo! A cidade de Martins Rio Grande do Norte é  repleta de atrativos naturais e como um pólo turístico importante do estado tem também […]

  3. […] Se você nunca veio o interior do Estado e não sabe qual cidade visitar primeiro para conhecer as férias Potiguar nós temos uma dica para você,  visite  o município de Martins Rio Grande do Norte. […]

  4. […] Martins Rio Grande do Norte é uma das principais cidades do interior do Estado Potiguar,  e aqui a falta de praias não deixa nada a desejar  aos visitantes, pois o município é  reflexo de atrativos naturais que incluem cachoeiras,sítio arqueológicos e mata preservada. […]

  5. Patu RN - Natal RN

    […] O povoado de Patu foi elevado à condição de distrito em 1852 pela resolução provincial 260, de 3 de abril de 1852, pertencente ao município de Imperatriz, atual Martins Rio Grande do Norte. […]

  6. Cachoeiras no RN - Natal RN

    […] A Cachoeira da Umarizeira é a nossa primeira dica de cascata para você conhecer no Rio Grande do Norte e ela fica bem no interior do Estado,  na cidade Serrana de Martins RN. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.