Mata atlântica no Rio Grande o Norte

0

A mata atlântica no Rio Grande o Norte sofreu com o desmatamento ao longo de anos, assim como sofreu em todo o território nacional, porém esse estado ainda guarda algumas de suas mais antigas belezas.

As formações vegetais do Rio Grande do Norte são diretamente ligadas aos fatores climáticos e ao tipo de solo e relevo. No estado, elas estão representadas sob a forma de sete ecossistemas, sendo um deles é a Mata Atlântica, predominante principalmente na região litorânea, que cada vez está diminuindo devido à ação do homem que vem desmatando sem controle, causando uma destruição desenfreado que está provocando um enfraquecimento da biodiversidade e desertificação.

Mata atlântica no Rio Grande o Norte
Mata atlântica no Rio Grande o Norte

Este ecossistema constitui uma das maiores diversidades biológicas do planeta, a fauna e a flora que nele existem são específicas e correspondem a algumas espécies raras e muito ameaçadas de extinção.

Mas, alguns lugares da cidade ainda mantém resquícios da Mata Atlântica. Um exemplo é o Parque das Dunas, em Natal. O Parque Estadual Dunas de Natal é uma reserva de 1.172 hectares de Mata Atlântica situada no coração da cidade de Natal e administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

O Rio Grande do Norte toma medidas para preservação da mata atlântica restante?

Existem muitas leis de preservação ambiental que são postas em prática dentro do Rio Grande do Norte, fora isso também existe parques e reservas que lutam contra a degradação do meio ambiente e das espécies de animais e plantas que vivem nele.

Santuário Ecológico de Pipa é uma área de reserva ambiental com 16 trilhas abertas ao público. O Santuário era uma chácara do Charles Capelle, um engenheiro elétrico responsável pelo projeto ITAIPU, se refugiou para escapar dos males da civilização e tentar estabelecer uma vida mais equilibrada, baseada na auto-sustentação.

Mata atlântica no Rio Grande o Norte
Mata atlântica no Rio Grande o Norte

O Santuário Ecológico de Pipa não recebe ajuda governamental e sobrevive com esforços de voluntários e doadores que estão sempre comprando essa luta contra o desmatamento.

Na época, a praia da Pipa ainda não tinha rede de energia nem água. Enquanto cultiva seu jardim de orquídeas e árvores miniaturas, Capelle se dedicou à confecção de finas obras de arte, algumas das quais estão a mostra Museu que traz o seu nome. Atualmente a Chácara é local de uma intrigante experiência científica.

Como os municípios com áreas remanescentes de mata atlântica no rio grande do norte lidam com o desmatamento?

Related Posts

Chuvas no RN

Chuva em Natal

O que é litoral?

Existe um projeto chamado SOS mata atlântica que com muito esforço e dedicação conseguiu deixar o desmatamento em algumas cidade em quase zero, porém é muito difícil manter uma fiscalização completa do estado e em algumas cidades o desmatamento ilegal ainda agride pequenas reservas ecológicas.

Mata atlântica no Rio Grande o Norte
Mata atlântica no Rio Grande o Norte

O desmatamento acaba provocando a extinção de algumas espécies que só existem nos berços de matas restantes pelo Brasil, abaixo deixamos alguns exemplos de fauna e flora que só podem ser encontrados aqui no Brasil.

Flora:

  • Pau-Brasil
  • Jatobá
  • Maçaranduba
  • Sapucaia
  • Peroba

Fauna:

  • O macaco ‘Guariba’
  • Pássaro Choca barrada
  • Beija-flor
  • Tejuaçu

Além de prejudicar no desenvolvimento dessas espécies os desmatamentos ainda causam problemas climáticos graves que prolongam as estiagem ou causam chuvas excessivas, mudando toda a rotina de animais e plantas que não esperam por essas mudanças causadas pelo homem.

Quero conhecer mais sobre a mata atlântica no Rio Grande o Norte!

Mesmo com o passar do tempo o RN continua sendo um dos poucos estados a preservar parte de sua fauna e flora originais então visitando o estado você pode ver de perto toda essa beleza sem comparação.

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre o RN e quer continuar lendo sobre esse estado lindo, aproveite para ler mais sobre cultura, historia, economia e turismo em nosso artigo sobre: Dunas de Genipabu.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.