Natal RN
Turismo, Cultura, História e muito mais de Natal RN e todo o Rio Grande do Norte..

O Morro do Careca – Praia da Ponta Negra

0

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

83 / 100 SEO Score

O Morro do Careca é uma linda formação natural de dunas e vegetação. Localizado na badalada Praia de Ponta Negra, esse morro é simplesmente o ponto mais famoso de toda a capital potiguar.

Fique conosco e conheça os segredos do Morro do Careca!

O Morro do Careca em Natal

Este é um daqueles lugares que você não pode deixar de ver em Natal. Não para dizer que você esteve na Terra do Sol se não passou por aqui. Esta linda formação esculpida pelas mãos da natureza é simplesmente um dos cartões postais de Natal.

O Morro do Careca  - Praia da Ponta Negra 1
Morro do Careca na Praia de Ponta Negra. Natal – RN.

O Morro do Careca é é uma duna de aproximadamente 107 metros de altura com duas faixas de vegetação rasteira nas laterais. Essa combinação faz com que o moro pareça uma careca! E daí veio o seu nome.

Saiba mais sobre esse lugar incrível a seguir.

O Morro do Careca na Praia de Ponta Negra – Natal

O Morro do Careca é uma região lindíssima. A praia logo a sua frente é considerada um paraíso para surfistas. Além disso, aqui também fica a Praia das Tartarugas, onde ocorre a desova das tartarugas marinhas nessa faixa litorânea.

O Morro do Careca já foi um lugar de muita diversão. Mas, na atualidade só é possível apreciar o moro a distância ou em passeios no mar. Quer entender melhor as razões do fechamento a visitação do local? Dá uma olhada aqui Por que não pode mais subir no Morro do Careca?

Quando as visitações eram abertas no lugar, a prática de “esquibunda”, descer as areias em uma prancha de madeira, era a diversão da vez no lugar.

O lugar também foi por muito tempo, o ponto principal dos potiguares para assistir o pôr do sol. Como é um local elevado a vista lá em cima é simplesmente deslumbrante.

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

O que fazer no Morro do Careca na Praia de Ponta Negra – Natal

Mesmo que não seja possível entrar no moro propriamente, também há diversão para aproveitar por aqui.

A Praia das Tartarugas, por exemplo, ainda é aberta para visitação. Contudo, não há infraestrutura turística no lugar. Já na praia que da acesso ao morro, há muita diversão com bares, lojas e restaurantes. Há diversão para todas as idades e gostos!

A passagem para a faixa litorânea do morro é feita apenas por barqueiros que fazem a travessia entre a Praia de Ponta Negra e Pirangi. Também é possível alugar barcos e lanchas para conhecer a região e visitar a Praia das Tartarugas.

Nesta praia ainda é possível interagir com os saguis, belos e mansos, por estarem acostumados as pessoas, são um atrativo único da região. É um ótimo local para descansar, aproveitar o mar e claro, apreciar a vista do Morro do Careca.

Como visitar o Morro do Careca em Natal

Para ver o morro é só ir a praia da Ponta Negra, praia central do litoral urbano de Natal.

Infelizmente, não é possível entrar no morro desde a década de 1990. A prefeitura fechou o lugar e proibiu as visitações. O motivo alegado é que a natureza do Morro do Careca estava sendo depredada pelos visitantes.

Foi implantada a Área de Proteção para preservação da mata de restinga. Também pretendeu-se evitar que a areia descesse para o mar gradualmente e o morro diminuísse. A intensa prática de “esquibunda” estava colocando a duna em perigo.

Em 2011 o  Conselho Estadual de Meio Ambiente, o Conema, alterou a categoria de proteção do moro para Monumento Ambiental.

Sendo assim, qualquer atividade sobre as dunas foram proibidas. Mas, é possível admirar o local em passeios de barco ou jangada, e fazer lindas fotos!

De qualquer forma, seja pela importância cultural do lugar, ou pela sua beleza natural, vale a pena conhecer!

E para saber mais sobre os pontos turísticos do Rio Grande do Norte, acesse Guia Natal.

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.