Os feriados de natal

2

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Os feriados de Natal são bem específicos, variando sua forma de manifestação cultural tornando cada evento único e belíssimo, os visitantes podem presenciar que a culinária e eventos que acontecem no RN são com características próprias tornando tudo que acontece neste município de natal único e mágico.

  • 29/06/2019 ( sábado ) – Dia de São Pedro ( Feriado estadual )
  • 03/10/2019 ( quinta-feira ) – Mártires de Cunhaú e Uruaçuu ( Feriado estadual )

Logo abaixo iremos abordar um pouco da história dos personagens que deram início a esses feriados que são comemorados apenas no estado do Rio Grande do Norte por terem sido tão importantes para a história do local.

Dia de São Pedro

Os feriados de natal
Os feriados de natal

Você sabe a origem do dia de são pedro? vamos nos aprofundar um pouco na história desse ícone da cidade de Natal, ele é o padroeiro da cidade e tem festividades para comemorar sua história.

Nos países predominantemente católicos, em todo dia 29 de junho é comemorado o Dia de São Pedro, ou, como é formalmente conhecido: a Festa de São Pedro e São Paulo.

A memória dos dois santos apóstolos, Pedro e Paulo, é relembrada e festejada nesse dia – apesar de, na tradição católica popular de alguns países, como o Brasil, o dia 29 de junho ser dedicado eminentemente a São Pedro.

logo a baixo podemos dar uma lida em uma história que conta como teria sido escolhido o dia do São Pedro.

“Algumas investigações de historiadores e arqueólogos apontam para o fato de que Pedro teria sido morto em 29 de junho de 64 d.C. A tradição católica, de sua parte, aponta para o fato de que São Paulo pode ter sido morto, senão nesse mesmo dia, ao menos na mesma época, haja vista que trata-se do período em que Nero governava o Império Romano e a perseguição aos cristãos era implacável. Nero foi o responsável pelo incêndio de Roma, que foi levado a cabo em 18 de junho de 64 d.C.”

“A culpa pelo incêndio foi atribuída aos cristãos e, nos anos que se seguiram, a perseguição e as mortes que atingiriam esse povo tornaram-se onipresentes nos domínios romanos. Pedro foi morto crucificado de cabeça para baixo. Paulo foi decapitado. Muitos outros mártires cristãos, nessa mesma época, foram jogados no Coliseu para serem devorados por leões famintos”

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Os feriados de natal
Os feriados de natal

Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu ou Protomártires do Brasil é o título dado pela igreja católica aos 30 católicos que foram martirizados no interior da capitania do Rio Grande do Norte.

O primeiro engenho construído na capitania do Rio Grande foi palco de uma disputa territorial e religiosa envolvendo colonos portugueses, holandeses e nativos.

no dia de 3 de outubro de 1645, três meses depois do massacre de Cunhaú, aconteceu outro, desta vez na comunidade de Uruaçu, este também a mando de Jacob Rabbi.

Logo após o primeiro massacre, o medo se espalhou por aquela e por outras capitanias. A população ficou receosa, pois tinha medo de novos ataques. No massacre de 3 de outubro, foram cenas idênticas, no entanto com mais crueldade. Depois da Eucaristia, fecharam as portas da igreja e os mataram ferozmente, arrancaram suas línguas para não proferirem orações católicas, braços e pernas foram decepados, crianças foram partidas ao meio, e grande parte dos corpos foi degolada.

O celebrante, padre ambrósio francisco de ferro , mesmo vivo, foi muito torturado. O camponês Mateus Moreira mesmo arrancado seu coração, exclamou: “Louvado seja o Santíssimo sacramento”, e por esse motivo, ele é patrono dos ministros extraordinários da comunhão no Brasil”

Agora que você conhece os feriados de Natal, faça as malas e se prepare para vivenciar cada um deles.

Quero conhecer ainda mais sobre os feriados de natal!

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre os feriados de Natal, não perca a chance de ler também nosso artigo sobre: Clima do rio grande do norte.

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

2 Comentários
  1. […] Se você gostou de aprender sobre esse período histórico do Rio Grande do norte, não perca a chance de conhecer um pouco mais sobre esse estado maravilhoso através do nosso artigo sobre: Os feriados de natal. […]

  2. […] Agora que você já sabe tudo sobre o Turismo no rio grande do norte, prepare para fazer sua próxima viagem de ferias e conhecer todas estas terras lindas, você não vai se arrepender, e se quiser conhecer ainda mais, leia também nosso artigo sobre: Os feriados de natal. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.