Parnamirim Rio Grande do Norte

3

O município de Parnamirim Rio Grande do Norte é uma cidade costeira, que assim como a capital potiguar, tem lindas paisagens a serem conhecidas como a Praia de Pirangi do Norte.

Atualmente, Parnamirim RN vive um intenso crescimento econômico, especialmente no setor imobiliário, levando a um constante desenvolvimento econômico, o qual tem atraído cada vez mais visitantes e moradores para a cidade.

Quer conhecer mais sobre Parnamirim e descobrir o que tem bom por aqui? Acompanhe!

Parnamirim Rio Grande do Norte

Parnamirim RN integra a região metropolitana de Natal Rio Grande do Norte e seus habitantes se chamam parnamirinenses. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é alto, de 0,766, o maior entre os municípios potiguares.

Barcos em Parnamirim.

Um excelente local para visitar e ótima opção para morar, Parnamirim RN tem sendo tornado uma verdadeira extensão de Natal, recebendo cada vez maior investimento municipal e a cada ano que passa se torna um destaque ainda maior no estado.

Parnamirim Rio Grande do Norte – um pouco de história

O nome Parnamirim RN vem da expressão “Paranã-mirim” da língua tupi, que significa “rio pequeno”, de paranã “rio volumoso; mar” + mirĩ “pequeno”. Contudo, embora ainda hoje existem vários rios na cidade, os historiadores acreditam que o o “Paranã-mirim” conhecido pelos índios potiguares seja um rio desconhecido.

Parnamirim rio grande do norte
O mar em Parnamirim Rio Grande do Norte.

Sua ocupação também é uma das mais antigas da região, sendo que há registros a respeito da doação de extensas áreas a capitães-mores, datadas entre 1600 e 1633 em terras que hoje correspondem a Parnamirim RN. Contudo, apesar disso, as terras de Parnamirim RN permaneceram inaproveitadas e despovoadas por vários séculos.

No ano de 1881, Parnamirim RN foi cortada pelos trilhos da linha férrea entre Natal e Nova Cruz, seguindo de perto o traçado do velho caminho para a Paraíba e o Recife. Nesta época as as terras ao sul do Pitimbu estavam em posse do senhor do Engenho Pitimbu, João Duarte da Silva.

Posteriormente, ele comprou a maior parte das terras vizinhas, incluindo a área era conhecida como ‘a planície de Parnamirim’ e fazia parte do Engenho Cajupiranga. Em 1927 o português Manuel Duarte Machado passou a ser o novo dono das terras do Engenho Pitimbu que adquiriu ainda mais propriedades, incluindo terras desabitadas desejando apenas que a cidade crescesse e exigisse novos espaços para moradias.

Mas, com foi o pioneirismo da aviação que Parnamirim RN realmente se desenvolveu. Em 1927 foram abertadas diversas aéreas de voos no Brasil e a Compagnie Generale Aéropostale – CGA (antiga Compagnie Générale d´Entreprise Aéronautique – CGEA) instalou um campo de pouso em uma área doada pelo comerciante Manuel Machado.

A partir dali a cidade de Parnamirim RN cresceu recebendo abertura de estradas, investimentos em infraestrutura, comércio e turismo.

Mas, o impulso decisivo para seu crescimento veio durante a Segunda Guerra Mundial quando o governo brasileiro criou, por meio de um decreto, a Base Aérea de Natal, que daria o impulso decisivo para ao surgimento da cidade de Parnamirim RN.

Quantos habitantes tem a cidade de Parnamirim?

Conforme dados do ultimo censo feito pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município contava com 202 456 habitantes. De lá para cá não tem deixado de crescer e se desenvolver cada vez mais, contando sempre com os investimentos da Prefeitura de Parnamirim RN.

Praia Pirangi do Norte em Parnamirim Rio Grande do Norte.

O poder executivo do município de Parnamirim Rio Grande do Norte é representado pelo prefeito auxiliado pelo seu gabinete de secretários. O primeiro a ocupar a Prefeitura de Parnamirim RN foi Deoclécio Marques de Lucena, entre 10 de janeiro de 1959, pois o município de Parnamirim RN se emancipou de Natal em 1958.

A Prefeitura de Parnamirim fica na Av. Tenente Medeiros, 105, Parnamirim RN, 59140-020, Brasil e atualmente, o prefeito de Parnamirim RN é o senhor Rosano Taveira.

Conforme a divisão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística vigente desde 2017, Parnamirim RN pertence às regiões geográficas intermediária e imediata de Natal.

Parnamirim Rio Grande do Norte – praias e atrações

E como um município costeiro Parnamirim RN também tem lindas praias que o visitante não pode deixar de conferir.

Piscina natural em Pirangi do Norte. Foto por Canindé Soares.

Uma das mais lindas daqui é a Praia de Pirangi do Norte, que fica sempre cheia aos finais de semana e vistas lindas do oceano. Pirangi do Norte conta inclusive com uma linda passarela que o visitante pode conferir, caminhando sobre o mar e fazer fotos incríveis da vista marítima!

Com águas calmas e muitos recifes de corais, a Praia de Pirangi do Norte é boa opção, ainda mais por estar localizada próximo a ótimos bares e restaurantes, em uma região muito movimentada de Parnamirim RN.

E por aqui também não falta diversão na água. Os ótimos ventos atraem os adeptos do kite e do windsurf. Quando vier aqui pela primeira vez, não deixe de conferir!

A Praia de Pirangi do Norte também é um cenário perfeito para passeios de barco que levam às piscinas naturais, a cerca de 800 metros da costa. Se vier a capital Natal, não perca esse passeio no município vizinho de Parnamirim RN.

Outra praia linda, é a Praia do Cotovelo Parnamirim RN com suas areias finas e brancas, mar azul esverdeado e falésias.

Além disso, outra atração imperdível é o O Maior Cajueiro do Mundo uma árvore espetacular com 8.500 metros quadrados de copa. Por aqui é possível circular entre os frutos e galhos e ainda fazer umas comprinhas nos quiosques que oferecem castanhas e artesanato.

Além disso, o visitante pode aproveitar a praia, pois o cajueiro fica bem perto do mar.

O que significa Trampolim da Vitória?

Parnamirim RN é reconhecido internacionalmente como “Trampolim da Vitória”, a expressão tem origem em sua atuação no período da Segunda Guerra Mundial quando se tornou sede da então base aérea americana Parnamirim Field.

Lançamento em Base Aérea de Natal. Foto por Canindé Soares.

A Parnamirim Field foi a grande conquista do estado e da cidade potiguar. Hoje ela é conhecida como Base Aérea de Natal estando localizada na Praia Barreira do Inferno em Parnamirim RN.

Por aqui o visitante pode conhecer muito sobre as instalações da base, visitar um museu com réplicas e peças originais de aeronaves, satélites e foguetes, além de ter uma verdade aula de história junto aos oficiais da Força Aérea Brasileira!

A Base Aérea pode ser vistada, e este é um dos passeios mais procurados todo o ano em Parnamirim RN. Portanto, não deixe de incluir esse  Passeios na sua agenda de viagem!

Qual a distância de Natal para Parnamirim RN?

O município de Parnamirim RN se estende por 123,6 km²  e fica a 14 km a Sul-Oeste de Natal, situado a 65 metros de altitude.

O maior cajueiro do mundo em Parnamirim. Foto por Rafael Vianna Croffi.

E não se preocupe, que em Parnamirim RN também tem excelentes hotéis e pousadas, para que você não perca nenhum minuto de diversão sequer nas suas férias. Mas, se você não quer ficar em Parnamirim RN não tem problema, é só de hospedar em Natal e fazer um passeio bate volta!

Não sabe onde se hospedar em Natal? Confere aqui Top 7 melhores hotéis de Natal – especial beira mar.

Gostou de Parnamirim RN? São muitos motivos para vier a esta linda cidade e como ela fica pertinho de Natal, não é nada difícil conhecer tudo o que Parnamirim RN tem a oferecer ao visitante.

Venha conhecer a Terra do Sol!

3 Comentários
  1. […] turismo estadual, a linda Galinhos, praticamente deserta e longe do turismo de massa, e a vizinha Parnamirim, onde fica a famosa Praia de Pirangi do […]

  2. […] é um local considerado como a porta de entrada para o litoral Sul. Trata-se de um município de Parnamirim Rio Grande do Norte. O Vale Encantado faz parte do projeto “Polo Turístico Caminhos do Pium”, do […]

  3. […] fica localizada entre os municípios de Parnamirim  e Natal Rio Grande do Norte, sendo muito famosa pela sua beleza natural em razão de suas […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.