Natal RN
Turismo, Cultura, História e muito mais de Natal RN e todo o Rio Grande do Norte..

Conheça o Parque das Dunas em Natal – RN

0

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

82 / 100 SEO Score

O Parque Estadual das Dunas, popularmente conhecido como Bosque dos Namorados, é uma reserva florestal de mata atlântica que fica bem no coração da cidade de Natal! Um verdadeiro privilégio dos potiguares, que não precisam deixar sua capital para terem acesso a praias e a áreas de mata!

E você também pode conhecer esse parque quando for a Natal. Saiba mais a seguir.

O Parque das Dunas em Natal – RN

Com uma área total de 1.172 hectares, a reserva é administrada pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (IDEMA). O Parque das Dunas foi criado pelo Decreto Estadual nº 7.237 de 22 de novembro de 1977.

Com isso, esse lindo pedaço de mata atlântica se tornou a primeira unidade de conservação ambiental implantada no estado do Rio Grande do Norte.

Parque das Dunas
Parque das Dunas em Natal – RN. Foto por Canindé Soares.

Este parque é reconhecido pela UNESCO como parte da reserva da biosfera da Mata Atlântica. Por isso, o parque foi declarado Patrimônio Ambiental da Humanidade. É um lindo lugar, que perpassa vários bairros da zona lesta da cidade.

Quer saber mais? Confira!

O Parque das Dunas em Natal – RN

Bosque dos Namorados, como foi carinhosamente apelidado pelos potiguares, o Parque das Dunas é o segundo maior parque urbano do Brasil. Sua extensão é tamanha que abrange a Via Costeira. Além disso, o parque abriga também o Centro de Convenções de Natal.

Confira cinco motivos para conhecer esse lindo parque:

  1. Foi eleito pelos usuários do TripAdvsor o quinto melhor parque da América do Sul para visitação;
  2. É possível fazer trilhas pelo parque em perfeito contato com a natureza;
  3. São mais de 50 espécies nativas da Mata Atlântica só na entrada do parque;
  4. Dispõe de um parque infantil para a diversão da criançada;
  5. Há um centro de pesquisas que abriga a Unidade de Mostra de Vegetação Nativa das Dunas, com lindos exemplares de flores silvestres!

A iniciativa de construir o parque veio do governador Cortez Pereira.

Sua vontade era tornar a capital potiguar um lugar mais agradável aos potiguares e visitantes. Na época o terreno pertencia a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte.

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

A inauguração do parque foi em 1975, no final da gestão de Cortez. Tudo foi projetado pelo arquiteto Aírton Vasconcelos.

O que fazer no Parque das Dunas em Natal – RN

O acesso é feito pelo Bosque dos Namorados, parte inicial do parque que contém mais de 50 espécies de árvores e plantas nativas da Mata Atlântica.

Há três trilhas que o turista pode fazer:

  1. A Trilha da Perobinha: tem uma extensão de 800 metros e dura aproximadamente 40 minutos. Recomendada para crianças a partir dos cinco anos e adultos sedentários;
  2. A Trilha da Peroba: com 2.400 metros de percurso, a trilha leva aproximadamente 1 hora e 30 minutos para ser percorrida. Ideal para adolescentes e adultos;
  3. A Trilha Ubaia-Doce: com 4.400 metros de extensão, leva em torno de 2 horas e 30 minutos para ser finalizada. Ideal para pessoas que tenham bom preparo físico.

Além de trilhas, o visitante pode levar as crianças para brincar na aérea infantil. Localizada no centro do parque, tem mais 20 brinquedos para fazer a alegria dos pequenos.

No centro de visitantes, além de pedir informações e orientações, o turista pode conferir outras atrações. Aqui fica localizada também

  • A Administração do parque;
  • O auditório;
  • A sala de exposição;
  • A enfermaria;
  • A lanchonete;
  • A Biblioteca Luiz Emigdio de Mello Filho.

Há ainda o Centro de Pesquisa, onde trabalham pesquisadores e estagiários da área de ciências biológicas.

O centro abriga dois laboratórios: um de botânica, composto por herbário, carpoteca e xiloteca, e um de zoologia, que contém exemplares conservados em vidros com álcool e formol ou empalhados. Por aqui também a Unidade de Mostra de Vegetação Nativa das Dunas, com lindos exemplares de flores.

São muitas coisas para ver! Quer saber mais sobre esse lugar incrível? Dá uma olhada no site oficial em Parque das Dunas.

Como visitar o Parque das Dunas em Natal – RN

O Parque fica na Avenida Alexandrino de Alencar, sem número, no bairro do Tirol. Abre de terça a domingo das 8h às 18h. A entrada tem valor simbólico de 1 real. É fácil acessar o local de carro. Quem preferir pode usar o transporte público!

Para conhecer mais pontos turísticos do Rio Grande do Norte, acesse Guia Natal.

Curtiu? Venha conhecer Natal!

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.