Patu RN

0

Patu RN é um charmoso município do interior do Rio Grande do Norte,  uma cidade encantadora repleta de belezas naturais que você precisa conhecer.

A cidade Faz parte das Serras do RN e tem  uma das paisagens naturais mais bonitas da Região Serrana do Rio Grande do Norte além de outros atrativos que incluem locais de peregrinação religiosa.

Muitas pessoas se surpreendem ao saber que  a Terra do Sol também tem um clima frio de montanha em algumas regiões do seu interior,  se você é uma dessas pessoas não deixe de verificar contigo até o final e conheça mais sobre a serra Potiguar.

Confira a seguir.

Conheça Patu RN

Quem nunca veio até a cidade de Patu RN vai se encantar com o que verá por aqui. A cidade é linda e repleta divulgar incríveis para os visitantes conheceram.

Patu RN
Mirante da Serra do Lima em Patu RN

O município  de Patu RN faz parte do Turismo Ecológico do Rio Grande do Norte,  e também integra  o chamado turismo de aventura  que é um dos principais atrativos da Região Serrana do Estado.

É o local ideal para quem quer ter contato próximo com a natureza,  para praticar esportes radicais como voo livre,  fazer trilhas,  e mesmo para quem  procura por um lugar para exercer a sua fé,  pois aqui fica o santuário de Lima ou Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis.

Vamos conhecer mais de perto estes e outros atrativos turísticos de Patu RN a seguir.

Patu RN –  um  pouco de história

Assim como outras localidades do Rio Grande do Norte, antes de ser povoada pelo homem branco a cidade de Patu RN era um território de povoamento indígena.

Vista da cidade de Patu RN

Os primeiros habitantes do território equivalente ao que hoje é o município de  Patu RN foram os índios cariris. E assim permaneceu até a vinda do homem branco para terra brasileira.

Durante a colonização portuguesa os criadores de gado vindos de Apodi se estabeleceram no local, estimulando seu povoamento e, consequentemente, seu crescimento populacional

O povoado de Patu foi elevado à condição de distrito em 1852 pela resolução provincial 260, de 3 de abril de 1852, pertencente ao município de Imperatriz, atual Martins Rio Grande do Norte.

Entre seus habitantes mais famosos naquela época estavam o capitão José Severino de Moura, considerado “implantador do distrito”, José Severino de Moura Júnior, filho do capitão, e seu sobrinho Raimundo Basílio de Moura, que construiu a primeira residência do povoado e o chefiou durou até o início do período republicano.

Foi em 25 de setembro de 1890, o distrito foi emancipado e elevado à categoria de município, pela lei estadual 53, sancionada por Pedro de Albuquerque Maranhão, que foi o primeiro governador do Estado Potiguar.

Confira outras curiosidades sobre o município de Patu RN a seguir.

Qual o significado do nome do município de Patu RN?

Conforme ensina o historiador Potiguar  Luís da Câmara Cascudo, o nome Patu é originário da língua tupi e significa “chapada”, “chapada sonora”, “planalto”, “terra alta” e “serra do estrondo”,  em uma alusão as montanhas que cercam a cidade que fica na região serrana do Estado.

Como é a geografia em Patu RN? 

Patu pertence à região geográfica imediata de Pau dos Ferros, dentro da região geográfica intermediária de Mossoró. O relevo do município que eu tenho altitudes que variam entre 200 a 400 metros de altura. 

 Como é o clima em Patu RN?

O município de Patu RN, conforme definição dada pelo Ministério da Integração Nacional em 2005, está oficialmente incluído entre os municípios de clima semiárido pela baixa incidência pluviométrica,  o nível de aridez e risco de seca.  No entanto pela sua localização no pé de uma serra  a cidade apresenta características de um clima tropical chuvoso com estação seca.

2.  Patu RN –  principais atrativos turísticos

O principal atrativo turístico do município é a Serra do Lima  ou Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis.

Serra do Lima, foto @monicaholand

O local que fica no alto de uma serra é um dos principais complexos religiosos de todo o nordeste brasileiro e foi eleito pelo voto popular como uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte. 

Durante todo ano acontecem diferentes peregrinações religiosas do Santuário,  como as Romarias dos Vaqueiros  realizada no mês de março, Romaria da Juventude, empreendida no mês de outubro, a Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis, feita no mês de novembro e a principal que é a Romaria de Ano Novo em dezembro.

Se você é uma pessoa devota com certeza vai adorar esse local e mesmo que você não seja muito religioso vale a pena conhecer, pois a paisagem é linda e este é um dos lugares mais importantes para a cultura  popular Potiguar.

O turismo de Aventura se destaca por aqui pela trilha do voo livre que  que percorre a mata  e termina em uma pedra onde é possível praticar esse Esporte.

O voo livre acabou por tornar a cidade conhecida mundialmente pela quebra de recordes mundiais nos vôos de ‘paragliders’. Patu RN considerada uma das melhores condições de vôo do mundo para o paraglider  e atrás pilotos de todo o mundo em busca de quebrar recordes anualmente.

Há ainda a  Serra de Patu. A Serra se estende por quase 8 km e tem uma altura de aproximadamente 700 metros.  Esse lugar é muito popular para a prática de turismo Ecológico através de trilhas na mata. 

Na Serra de Patu o visitante poderá encontrar uma grande fauna e flora, desde o pico do Pelado, passando pelo Cruzeiro de São Sebastião, o morro de Santo Agostinho e chegando até as piscinas naturais na ponta da serra.

Confira outras curiosidades sobre o município de Patu RN.

Quais os outros pontos turísticos da cidade de Patu RN?

Este município também é destaque na arqueologia. O Sitio Arqueológico do Jatobá localizado na Comunidade Quilombolas dos Negros do Jatobá tem inscrições rupestres datadas de mais de 12 mil anos. Há também os sítios Traíras e Rajada, que são um pouco menores e tem menos inscrições rupestres.

Como são as piscinas naturais na serra de Patu?

As piscinas naturais ficam no alto da Serra de Patu, a 700 metros de altitude,  possuem em torno de 40 metros de extensão e uma profundidade de 1,30 metros  quando cheias e  um dos locais mais procurados pelos turistas que vem a região. São perfeitas para um bom banho  após as suas horas de caminhada para chegar até aqui, aproveitando a paisagem incrível  para repor as energias.

Qual a distância de Patu RN para capital Potiguar Natal RN?

A cidade de Patu RN está aproximadamente 321 km de distância  dA Capital do Rio Grande do Norte

Patu RN:  não deixe de conhecer

Localizada bem no coração da Região Serrana do Norte a cidade de Patu RN é um local cheio de belezas naturais que você não pode deixar de conhecer.

Vegetação na Serra do Lima. Foto Marcos Elias de Oliveira Junior

Conte para a gente o que você achou de Patu RN nos comentários!

E se for viajar não se esqueça de fazer as suas reservas com antecedência,  e de conferir o nosso Guia Completo de Passeios para  planejar melhor a sua viagem com todo conforto e comodidade.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.