Ponta do Mel

0

Ponta do Mel é um dos lugares mais bonitos do Rio Grande do Norte.  localizado no município de Areia Branca RN o pequeno Vilarejo tem uma linda praia e dunas igualmente belas. 

É um lugar pequeno que parece um  paraíso perdido no tempo onde você vai encontrar muita tranquilidade para passar férias longe do barulho e da agitação da cidade grande.

Se você ainda não conhece esse pequeno pedaço de Paraíso localizado no Polo Costa Branca Vitória no norte do  Estado Potiguar Então fique com a gente hoje pois nós vamos apresentar Ponta do Mel para você!

Vamos lá?

Conheça a Ponta do Mel

O Estado do Rio Grande do Norte tem muitas presas a serem conhecidas pelos visitantes, e Ponta do Mel é um desses lugares que aqueles que ainda não conhecem se apaixonam quando descobrem que existe.

Ponta do Mel
Ponta do Mel, foto Canindé Soares

Natal Rio Grande do Norte é uma cidade incrível e cheia de  atrativos turísticos,  mas  há muitos outros locais incríveis para você conhecer no estado e que podem fazer parte do seu futuro roteiro de viagem à Terra do Sol.

Para ajudar você a conhecer melhor cada Cantinho do Rio Grande do Norte nós vamos te apresentar hoje a linda vila Ponta do Mel. 

Pronto para embarcar com a gente nessa jornada? Então acompanhe a seguir. 

Ponta do Mel –  um pouco de história

Ponta do Mel  é um pequeno Vilarejo pesqueiro que faz parte do município de Areia Branca e fica localizado no litoral norte do estado.  Repleto de belezas naturais,  é uma região pitoresca e muito acolhedora.

Ponta do Mel, foto Canindé Soares

Durante muito tempo o lugar foi povoado por tribos indígenas que ali permaneceram até a posterior chegada do homem branco que ocupou a região.

As tribos indígenas que se estabeleceram nessa região aqui chegaram vindas do que hoje é o território do Estado do Ceará durante o século XVIII  e no século seguinte chegaram os primeiros caboclos vindos também do Ceará.

No entanto,  os caboclos apenas passavam por aqui e não ficavam como moradores do local permanecendo por algum período de tempo   na região e  seguindo em frente com suas viagens, normalmente para o transporte de gado.

Os primeiros moradores que fixaram residência no local contudo somente se estabeleceram no final do século XIX: a família do Major Antônio Capielo Maresto, tendo como esposa Dona Marica e o filho primogênito, o Major Amaro; este recebeu a patente do pai.

A família do Major foi dona de muitas propriedades incluindo sítios e fazendas na região e tinham muitas pessoas a seu serviço.

Seus  trabalhadores eram pessoas livres, mas não recebi um salário em dinheiro e sim uma parte da produção das propriedades. Também havia uma boa parte de  pessoas  em  condição de semi escravidão  trabalhando para família do Major.

O nome Ponta do Mel foi dado a região pelo Bandeirante  José Ferreira Dias,  que tinha a missão de reconhecer a região e encontrou uma praia com muitas abelhas cujo formato lembrava a ponta de alguma coisa,  chamando local afim de Ponta do Mel.

O nome permaneceu até os dias atuais.  

Confira outras informações a respeito da história de Ponta do Mel a seguir.

Onde reside a família do Major que foi a primeira a ocupar como residência fixa a Ponta do Mel?

A Família tinha uma propriedade onde tinha uma residência feita de taipa e telha com muitos alpendres, localizado no povoado de Ponta do Mel. Era um grande casarão. 

Quais atividades econômicas eram praticadas pela família do Major na região de Ponta do Mel durante seu tempo de residência ali?

A família praticava atividades de pecuária e agricultura, sendo os principais produtos agrícolas: milho, feijão, arroz, cana-de-açúcar, melancia, melão e mandioca. Criava-se gado bovino, caprino, ovinos e criação de aves.

O que fazer em Ponta do Mel?

Agora que você já conhece um pouco da história dessa região nós vamos falar para você sobre os principais atrativos turísticos que você vai encontrar por aqui.

Ponta do Mel, foto Canindé Soares

A Praia Ponta do Mel é  com certeza o principal atrativo a ser visitado nessa região,  é uma das paisagens de praia mais bonitas que você verá. 

A praia de Ponta do Mel fica na região conhecida como Costa Branca que é assim chamada pela intensa produção de sal que ocorre por aqui.

Há verdadeiras montanhas de sal nas salinas que mais parecem montanhas de Neve resplandecendo sobre a luz do sol, e para completar o cenário,  o mar de águas cristalinas sempre contornado por faixas de areia muito branca. 

Ponta do Mel também é famosa por ser o único lugar onde o sertão encontra o mar. 

Esse encontro cria um cenário diferente de qualquer outra paisagem, reunindo em um só lugar grandes falésias de terra avermelhada, vegetação da Caatinga, como Cactus gigantes, e animais típicos desse tipo de região, como cabras, ovelhas e jegues.

O Vilarejo de Ponta do Mel  tem uma população aproximada de 6 mil habitantes,  poucas ruas calçadas e muitas ruas de Chão Batido.

É um lugar tipicamente Praiano onde é a principal atividade econômica é a pesca,  e o sol  é muito quente  durante praticamente o ano inteiro e a chuva é escassa.

E além de conhecer a praia você também vai poder visitar as famosas Dunas do Rosado,  um cenário incrível que mais parece um verdadeiro deserto perdido bem no meio do Rio Grande do Norte. 

É pertinho das dunas do Rosado fica a Praia do Rosado,  que é vizinha da Ponta do Mel e você pode conhecer as duas sem nenhuma dificuldade no mesmo dia.

E se você quiser se hospedar por aqui Pode procurar uma acomodação no município Areia Branca. Sendo uma região turística você não vai ter dificuldades em encontrar uma pousada ou Hotel que atenda às suas necessidades.

Confira outras informações e dicas sobre o que fazer em Ponta do mel  a seguir.

O que fazer em Ponta do Mel no Rio Grande do Norte?

Além de conhecer as praias e as dunas do Rosado,  aproveite  também para visitar Três Cruzes,  que foram  fixadas no local mais alto de ponta do mel para gravação Maria Mãe de Deus  e lá  permanece,  se tornando um ponto turístico da região e também no local de encontro dos moradores locais que vão apreciar o pôr do sol.

Como chegar até o local das Três Cruzes em ponta do mel?

O lugar fica aproximadamente 3 km de distância do Vilarejo e você pode ir até ele percorrendo uma trilha a pé.  a trilha é muito agradável e você vai ver lindas paisagens pelo caminho,  e do alto deste morro você vai poder contemplar toda a paisagem da praia de Ponta do mel,  Praia do Rosado,  as Dunas e claro, o mar.

Qual a distância de Ponta do Mel para capital Potiguar Natal RN?

Ponta do Mel está localizada a aproximadamente 250 km de distância  da Capital do Rio Grande do Norte.

 Ponta do Mel: dicas finais

Se você está procurando um lugar tranquilo e longe de tudo para passar as suas férias vir para Ponta do Mel  é uma das melhores ideias para você.

ponta do mel
Mar em Ponta do Mel

Vale a pena reservar ao menos um dia ou dois da sua viagem para conhecer a região da Costa Branca e a linda a Ponta do Mel.

Essas foram as nossas dicas de hoje,  faça uma boa viagem e até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.