Natal RN
Turismo, Cultura, História e muito mais de Natal RN e todo o Rio Grande do Norte..

Guia Completo dos Pontos Turísticos de Natal

1

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

88 / 100 SEO Score

As praias de Natal são lindas, mas há muito mais o que ver na capital potiguar! A capital do Rio Grande do Norte está repleta de lugares incríveis para você visitar. Você verá muitas obras de arte, diversas construções históricas e cenários incríveis!

Confira a seguir.

Conteúdo ocultar

Pontos Turísticos de Natal

A linda Terra do Sol é famosa por suas praias e recifes de corais. Como você deve ter visto aqui pelo site, motivos não faltam para isso! No entanto, além de praias maravilhosas, o estado potiguar tem muito mais a oferecer aos visitantes. São lugares imperdíveis, que além de beleza trazem muita cultura!

pontos turísticos de Natal
Vista aérea da Ponte Newton Navarro ao pôr do sol. Foto por Canindé Soares.

Quer saber quais os principais pontos turísticos de Natal? Acompanhe esse artigo, fizemos uma seleção completa. Com este guia você vai ficar por dentro dos lugares mais incríveis de Natal, e não perderá nada em sua viagem!

Fique conosco e acompanhe!

Pontos Turísticos em Natal – A Fortaleza dos Reis Magos

Também conhecido como Forte, esta é uma construção militar histórica localizada na Praia do Forte em Natal. A Fortaleza dos Reis Magos é o marco inicial da cidade de Natal, fundada em 25 de dezembro de 1599. Um lugar imperdível para seu roteiro de viagem.

Guia Completo dos Pontos Turísticos de Natal 1
Fortaleza dos Reis Magos – Foto por Canindé Soares.

A construção fica na linda praia urbana de Natal, a Praia do Forte, próximo de Ponta Negra e de outras comodidades. Construída as margens do Rio Potengi, hoje fica próxima a Ponte Newton Navarro. Sua construção foi iniciada em 06 de janeiro de 1598, dia dos Santos Reis, por isso sendo batizada de Fortaleza dos Reis Magos.

A Fortaleza dos Reis Magos – principais atrações

O principal atrativo é a historicidade da construção. Muitos dos pisos são originais do século XVI. Há também vários canhões antigos que originais. No centro do forte o visitante encontra ainda uma igreja, símbolo da religiosidade e fé de seus construtores e do povo potiguar.

O espaço abre diariamente das 8 horas da manhã até as 16 horas e 30 minutos da tarde.

Pontos Turísticos em Natal – Morro do Careca

O Morro do Careca é uma duna imensa, de 107 metros de altura. Localizado na Praia de Ponta Negra, este é um daqueles lugares que você não pode deixar de ver em Natal. Não para dizer que você esteve na Terra do Sol se não passou por aqui.

Guia Completo dos Pontos Turísticos de Natal 2
Vista da Praia da Ponta Negra com o Morro do Careca ao fundo.

O Morro do Careca é uma região lindíssima. A praia logo a sua frente é considerada um paraíso para surfistas. Além disso, aqui também fica a Praia das Tartarugas, onde ocorre a desova das tartarugas marinhas nessa faixa litorânea.

Morro do Careca – principais atrações

A prefeitura fechou o lugar desde a década de 1990, pois razões ambientais. A intensa prática de “esquibunda” estava diminuindo a duna e a vegetação de restinga vinha sendo depredada. Mas, é possível observar o lugar de longe, em passeios de barco.

Também pode-se visitar a Praia das Tartarugas. E na praia que da acesso ao morro, há muita diversão com bares, lojas e restaurantes. Um ótimo programa para toda a família!

Pontos Turísticos de Natal – o Maior Cajueiro do Mundo

Essa é uma atração única em todo o mundo. Localizada na Praia de Pirangi, está árvore incrível foi catalogado pelo Guiness Book, o Livro dos Recordes Mundiais!

Guia Completo dos Pontos Turísticos de Natal 3
O Maior Cajueiro do Mundo. Natal – RN.

O cajueiro fica localizado na Praia de Pirangi, no município de Parnamirim e distante 25 km de Natal. Sendo um lugar muito próximo da capital não é difícil chegar até lá. Este é um ponto turístico imperdível e o melhor: não é preciso gastar muitas horas para conhecê-lo, com uma visita de 15 minutos a meia hora você pode ver tudo por aqui!

O Maior Cajueiro do Mundo – principais atrações

Você vai poder conferir o Maior Cajueiro do Mundo, tão grande que ocupa uma área total de cerca de 8.500 metros quadrados. Também produz em torno de 70 a 80 mil cajus na safra! Ao redor do Parque do Cajueiro também existem vários quiosques com venda de bebidas, lanches e suvenires. Imperdível!

Pontos Turísticos de Natal – O Farol da Mãe Luiza

Este lindo farol é um dos pontos turísticos mais importantes da capital potiguar. Localizado no alto de uma duna, o farol recebe essa denominação em honra a mãe Luiza, que também deu seu nome ao bairro. Sua construção foi empreendida entre 1949 a 1951. Desde então esse lindo farol nunca se apaga!

Guia Completo dos Pontos Turísticos de Natal 4
Farol da Mãe Luiza em Natal – RN.

O Farol é gerido pela Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte e emite lampejos de luz a cada 12 segundos. Sua lanterna dispõe de um alcance luminoso de 39 milhas náuticas ou 72 quilômetros.

O Farol da Mãe Luiza – principais atrações

É possível visitar o farol somente aos domingos das 14 até 17 horas da tarde. Contudo, ao planeja sua ida recomenda-se ligar com antecedência e agendar sua visita para garantir a entrada.

Se for visitá-lo você provavelmente será recebido por oficiais da marinha. E terá uma visita guiada, com direito a explicações completadas sobre o local. É também um ótimo local para uma parada. Você pode aproveitar para fazer várias fotos lindas!

Pontos Turísticos de Natal – Parque da Cidade

Esta linda construção e parque ecológico foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer em conjunto com sua filha Anna Maria Niemeyer e também o arquiteto paulista Jair Valera. Aqui tem atividades para todas as idades e o parque conta com 136 hectares de mata preservada!

Guia Completo dos Pontos Turísticos de Natal 5

Por aqui a natureza é exuberante. Este espaço é um importante local de preservação da mata atlântica. Além disso, por aqui são feitas diversas atividades educacionais visando promover uma maior consciência ambiental.

Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte – principais atrações

O local é ótimo para caminhadas, tem trilhas mata adentro e ainda disponibiliza bicicletas que o visitante pode alugar para dar passeios. Além disso, também tem estacionamento, biblioteca com um ótimo acervo, auditório e abriga o Memorial de Natal.

O memorial fica no mirante a aproximadamente 45 metros de altura! Seu funcionamento é de quinta a domingo, das 15h às 17h30. Você pode obter mais informações acessando o site oficial em Parque da Cidade.

Pontos turísticos de Natal – Centro de Turismo

Esta é uma opção de visita ideal para quem quer fazer compras. Se você procura um lugar para comprar aquela lembrança ou presente de viagem, conheça o Centro de Turismo de Natal.

Guia Completo dos Pontos Turísticos de Natal 6
Centro de Turismo em Natal – RN.

O centro reúne uma grande quantidade de lojas de artesanato. Aqui o turista também encontra eventos culturais. No passado o prédio abrigou uma prisão, um orfanato e um hospital. O centro também de um local para festas. Um evento incrível que acontece a mais de 20 anos no local é o Forró com Turista.

Centro de Turismo de Natal – Principais atrações

O local tem 38 lojas de artesanato, um restaurante, lanchonete e um museu de arte sacra. Por aqui também ocorre nas noites de quinta-feira o famoso Forró com Turista. Uma festa tradicional com forró pé de chão e ambiente familiar. Vale a pena conferir!

Pontos Turísticos de Natal – Igrejas e Catedrais

Além de museus, parques e praias, Natal também possui diversas igrejas históricas que valem a pena visitar. Igrejas lindas como a Catedral Metropolitana, a Igreja Nossa Senhora da Apresentação (primeira a ser construída na cidade) e a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, são apenas alguns exemplos para citar.

Guia Completo dos Pontos Turísticos de Natal 7
Igreja do Bom Jesus das Dores em Natal – RN.

A maioria delas pertence ao estilo barroco e foram construídas entre os seculos XVI ao XX. A pequena igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, contudo, foi construída pelos próprios pescadores locais! Ela fica na praia da Redinha, então é fácil visitar.

As demais igrejas ficam no Alecrim, na Cidade Alta e no Centro Histórico. Muitas delas são facilmente incluídas em passeios turísticos que levam o visitante a estas regiões.

Igrejas e Catedrais de Natal – principais atrações

O visitante irá ver de perto construções históricas em estilo barroco, e muitas obras de arte tanto na arquitetura das naves e construções, quanto em pinturas e esculturas. A Igreja de Santo Antonio ou Igreja do Galo tem um museu de arte sacra anexo. Este é mais um motivo para conhecer as igrejas de Natal!

Pontos Turísticos de Natal – Centro Histórico

Natal é uma das capitais mais antigas do país. Fundada em 1599 a cidade conta com um grande centro histórico, repleto de atrações. São muitas construções lindas, bem cuidadas e cheias de história para contar!

Guia Completo dos Pontos Turísticos de Natal 8
Prefeitura de Natal. Palácio Felipe Camarão. Centro histórico de Natal-RN.

O centro histórico de Natal tem uma área delimitada de aproximadamente 201.278 m². O centro conta com 150 imóveis de diversos estilos. O centro é amplo englobando os os bairros da Cidade Alta e Ribeira e alguns prédios dos bairros de Tirol e Petrópolis. Em geral a conservação de todos os prédios é muito boa.

Centro Histórico de Natal – principais atrações

O principal atrativo é arquitetura dos prédios, que incluem arquitetura colonial, neoclássica, art-déco e modernista. Há muitas igrejas, museus e praças. Também há o Teatro Alberto Maranhão. Também há lojas, lanchonetes, restaurantes e um vasto movimento comercial. Para saber mais sobre o centro histórico acesse o site Patrimônio Histórico de Natal. Confira!

Pontos Turísticos de Natal – Ponte Newton Navarro

Conhecida como Ponte de Todos pelos potiguares, a Ponte Newton Navarro faz a ligação entre os os bairros da Zona Norte de Natal, e também dos municípios do litoral norte do estado aos bairros da Zona Leste de Natal e do litoral sul. Construída por razões práticas, como melhorar o acesso ao aeroporto, a própria ponte acabou virando uma atração turística!

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Guia Completo dos Pontos Turísticos de Natal 9
Ponte Newton Navarro em Natal – RN. Foto por Canindé Soares.

De amores e uniões, até tentativas de suicídio, a Ponta Newton Navarro tem história para contar. O projeto imponente desde o inicio foi assinado pelo engenheiro Mario de Miranda e levou seis anos para ser construída.

Ponte Newton Navarro – principais atrações

A ponte tem um projeto de iluminação exclusivo, que incluem luzes rodoviárias, mas também cinematográficas. Vê-la a noite é imperdível! Também é um dos melhores lugares para observar o pôr do sol no Rio Potengi. A Ponta Newton Navarro é digna de competir em pé de igualdade com outras pontes do gênero pelo mundo todo. E mais, a vista lá de cima é simplesmente magnífica.

Pontos Turísticos de Natal – Coluna Capitolina

A Coluna Capitolina é um verdadeiro símbolo da amizade que pode surgir e se firmar entre dois povos. Trata-se de uma coluna romana que foi dada pela nação italiana como um agradecimento pela boa acolhida oferecida pelo estado e pelo Brasil, aos aviadores daquele país, Carlo del Prete e Arturo Ferrarin.

Guia Completo dos Pontos Turísticos de Natal 10
Coluna Capitolina em Natal – RN.

O monumento se encontra na frente da sede do Instituto Geográfico e Histórico do Rio Grande do Norte, bem no centro da capital do estado potiguar. Em 5 de julho de 1928 que o avião Savoia-Marchetti S-64 pilotado pelos aviadores italianos Carlo Del Prete e Arturo Ferrarin completaram com sucesso o primeiro voo transatlântico italiano.

Coluna Capitolina – principais atrações

O visitante pode ver de perto um pedaço vivo da história brasileira. Pois, se o voo foi realizado pelos italianos, também é verdade que o nosso país fez parte dessa história! Além disso, você pode aproveitar para visitar também o Instituto Geográfico e Histórico do Rio Grande do Norte.

Para saber mais acesse o site oficial em Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

Pontos Turísticos de Natal – Teatro Alberto Maranhão

Se você curte cultura, gosta de peças teatrais e quer ver de perto uma construção monumental, não pode deixar esse lindo teatro de fora do seu roteiro de viagem! O Teatro Alberto Maranhão é um dos pontos turísticos mais procurados de Natal.

Guia Completo dos Pontos Turísticos de Natal 11
Teatro Alberto Maranhão. Foto por Canindé Soares.

O Teatro Alberto Maranhão foi inaugurado em 1904. Na época era chamado de Teatro Carlos Gomes. Seu nome somente foi mudado pelo prefeito de Natal Djalma Maranhão em 1957. O nome Alberto Maranhão foi escolhido como homenagem ao antigo governador do estado, responsável pela primeira reforma no local.

Teatro Alberto Maranhãoprincipais atrações

Visitar o ugar para observar bem de perto seus lindos detalhes arquitetônicos é um programa maravilhoso. Se a sua estadia na cidade permitir aproveite para incluir uma peça teatral no seu roteiro de viagem!

Em setembro de 2005 os restos mortais do governador Alberto Maranhão foram transferidos para um memorial que fica localizado no Teatro. Logo, você pode visitar o memorial também! Se quiser saber sobre o teatro, acesse página no Facebook em Teatro Alberto Maranhão.

Pontos Turísticos de Natal – Parque das Dunas

Este parque é reconhecido pela UNESCO como parte da reserva da biosfera da Mata Atlântica. Foi criado pelo Decreto Estadual nº 7.237 de 22 de novembro de 1977 e fica localizado bem no coração da cidade de Natal!

Guia Completo dos Pontos Turísticos de Natal 12
Parque das Dunas em Natal – RN. Foto por Canindé Soares.

O Parque das Dunas é o segundo maior parque urbano do Brasil. Sua extensão é tamanha que abrange a Via Costeira. Além disso, o parque abriga também o Centro de Convenções de Natal.

Parque das Dunas – principais atrações

Por aqui o visitante pode fazer trilhas na mata atlântica. O parque conta com uma aérea infantil muito bem equipada e um centro de visitantes. No centro há lanchonete, uma biblioteca, enfermaria, sala de exposição e auditório.

Por aqui também há um centro de pesquisa, que conta com laboratório de botânica e de zoologia. Próximo ao centro fica a Unidade de Mostra de Vegetação Nativa das Dunas, com lindos exemplares de flores silvestres!

É imperdível!

Pontos Turísticos de Natal – Capitania das Artes

A Capitania das Artes é a famosa Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), um dos pontos turísticos mais conhecidos de Natal. Ela fica fica localizada em um lindo prédio com arquitetura neoclássica. O local dá guarida aos mais variados espetáculos e apresentações artísticas.

Guia Completo dos Pontos Turísticos de Natal 13
Capitania das Artes em Natal – RN.

A Secretaria Municipal de Cultura fica localizada igualmente no lindo prédio da capitania das artes. É um lugar muito bonito, e com certeza vale a pena fazer uma visita.

Capitania das Artes – principais atrações

Por aqui o turista pode conferir um lindo prédio antigo em estilo neoclássico. O lugar também tem auditórios, e recebe exposições artísticas constantemente em suas galerias, além de espetáculos culturais. Um atrativo a mais são as lojas de artesanato. É um bom local para fazer compras e adquirir lembranças exclusivas da sua viagem.

Você pode conferir mais sobre a programação cultural, e outras informações úteis, acessando acesse o site Capitania das Artes. Planeje sua viagem e divirta-se!

Pontos Turísticos de Natal – Palácio Potengi

Este é um dos pontos turísticos mais incríveis de Natal. Muita cultura e história esperam o visitante por aqui. O Palácio Potengi é uma linda construção histórica onde funciona a Pinacoteca Potiguar.

Guia Completo dos Pontos Turísticos de Natal 14
Palácio Potengi em Natal – RN.

O prédio em estilo Neoclássico foi a sede do governo potiguar até meados da década de 1980. Hoje é um espaço cultural que oferece muitas atrações aos visitantes.

Palácio Potengi – principais atrações

Aqui funciona a Pinacoteca Potiguar. São mais de 500 obras em seu acervo.

Além disso, o espaço recebe periodicamente exposições exclusivas de artistas nacionais e internacionais. O principal objetivo da instituição, além de incentivar a cultura e a apreciação das artes, é proteger obras de arte importantes que pertencem ao estado.

Para saber mais sobre o museu e entrar em contato acesse o site da Pinacoteca Potiguar.

Pontos Turísticos de Natal – Centro de Lançamento Barreira do Inferno

Esse é um lugar incrível que você só vai encontrar no Rio Grande do Norte. É simplesmente a primeira base aérea que foi construída em toda a América do Sul! Poucas pessoas já tiveram a oportunidade de conhecer uma base aérea em suas vidas, mas vindo para Natal você pode.

Guia Completo dos Pontos Turísticos de Natal 15
Centro de Lançamentos Barreira do Inferno. Foto por Canindé Soares.

Chamado pelos potiguares simplesmente como Barreira do Inferno, o centro foi inaugurado no ano de 1965. Vale a pena agendar uma visita ao centro para conferir o museu aeronáutico localizado aqui, conhecer um pouco das instalações da base aérea e aprender muito.

Centro de Lançamentos Barreira do Inferno – principais atrações

No centro você poderá visitar um museu aeronáutico, que contém peças originais de veículos, satélites e outras tecnológicas aéreas e espaciais. Também há varias réplicas interessantes de equipamentos para observar.

Por aqui também há radares meteorológicos, uma aeronave AT-26, miniaturas de foguetes e painéis fotográficos em exposição. O museu fica localizado na Rodovia RN 063 Km 11, Parnamirim. Para saber mais acesse site o oficial pelo link Centro de Lançamento Barreira do Inferno.

Pontos Turísticos de Natal – Via Costeira

A Via Costeira é um dos pontos turísticos mais importantes de Natal. Popularmente conhecida entre os potiguares como Avenida Senador Dinarte Mariz, por aqui há lindas praias, bons hotéis e muito mais para ver.

Guia Completo dos Pontos Turísticos de Natal 16
Via Costeira em Natal – RN. Foto por Canindé Soares.

A Via Costeira possui uma importância econômica, turística e cultural significativa para a cidade de Natal. Além, é claro, de ser ponto estratégico da circulação da veículos.

Via Costeira – Principais atrações

Repleta de belezas naturais, a maioria das redes hoteleiras de Natal ficam por aqui. O lugar também tem em seu caminho algumas das principais atrações da cidade: o do Parque das Dunas e muito próximo a Fortaleza dos Reis Magoa, da Ponte Newton Navarro e do Farol da Mãe da Luiza.

São muitos bares e restaurantes, além de praias e muito sol. Mesmo que você não se hospede nessa região, pode ter certeza que passará várias vezes por ela em seus passeios por Natal. A melhor forma de conhecer a via é com um passeio de buggy! Se quiser saber mais sobre a Via Costeira acesse Via Costeira.

Pontos Turísticos de Natal – Farol do Calcanhar

Situado no município de Touros, o Farol do Calcanhar é maior farol de todo o Brasil! Uma atração exclusiva que o visitante só encontra aqui no Rio Grande do Norte!

Guia Completo dos Pontos Turísticos de Natal 17
Vista do Farol do Calcanhar em Touros – RN.

Esta torre de porte respeitável fica localizada no mesmo local do Marco Zero da BR-101. É uma torre cilíndrica em concreto armado com quatro gigantes laterais de reforço e lanterna.

Farol do Calcanhar – principais atrações

Este é o maior farol do Brasil e o segundo maior da América Latina. Construído em concreto tem 62 metros de altura e 298 degraus!

Por aqui o visitante pode visitar o farol e curtir a linda praia do Calcanhar, além de outras praias de Touros. As visitas guiadas acontecem aos domingos, entre 14 horas e 17 horas. É preciso agendar, pois a visita precisa de autorização da Marinha do Brasil.

Pontos Turísticos de Natal

Esperamos que tenha curtido os pontos turísticos de Natal. Se quiser saber mais aqui no nosso site você encontra artigos únicos sobre cada um deles, incluindo informações de contato para orçamentos. Fique a vontade e divirta-se!

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

1 comentário
  1. O que fazer em Natal - RN

    […] exuberantes, com diversas culturas, e modo de ser viver. Em meio a lugares remotos sempre á pontos turísticos que encanta e fascina facilmente, com suas […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.