Portalegre RN

1

Você conhece o município de Portalegre RN? Já falamos algumas vezes sobre as belezas das Serras do RN e  hoje vamos apresentar para você mas o município encantador da Região Serrana do Estado Potiguar.

Repleto de belas paisagens, Portalegre RN proporciona belas vistas aos turistas e tem um charme todo  especial, com aquele clima interiorano de serra que tornam as paisagens encantadoras especialmente no inverno. 

Essa é mais uma daquelas cidades que muita gente não acredita que exista no interior do nordeste brasileiro  e fica em no coração do Rio Grande do Norte, mas assim como no sul do Brasil o estado Potiguar também tem as suas esferas repleta de beleza e com aquele friozinho que deixa tudo especial.

Pronto para conhecer mais uma das Maravilhas das Serras do Rio Grande do Norte?  Então embarque com a gente nessa jornada rumo ar Portalegre RN!

Portalegre RN

A cidade de Portalegre RN é Um local repleto de belezas naturais e com vários pontos turísticos interessantes a serem conhecidos. A cidade é um polo de Cultura, conhecimento  e paisagens deslumbrantes.

portalegre RN
Entrada de Portalegre RN.

O seu clima Ameno com temperaturas que giram em torno dos 20 graus Celsius atrai muitos visitantes todos os anos,  é um verdadeiro convite para que conheçamos as suas muitas belezas naturais e outros atrativos, como um sítio arqueológico e construções históricas.

 Curioso para saber o que mais de bom tem por aqui?  Então acompanhe!

1. Portalegre RN –  um pouco de história

A história de Portalegre RN  gira em torno das influências provindas de nativos das terras, como os índios Paiacu, Tarairiu, portugueses e a expansão da carne do charque.

Cachoeira do Pinga. Foto por George Vale.

O município surgiu durante o ciclo do gado no Rio Grande do Norte na época da expansão da produção de carne do charque ou carne de sol como é mais conhecida no nordeste.

A primeira povoação do local foi registrada no final do século XVII quando o Capitão-mor Manoel Nogueira Ferreira ergueu a primeira fazenda do município  em busca de maior paz e tranquilidade. Essa busca o fez subir para a região serrana onde demarcou suas terras com tora de madeira (dormentes).

Este fato originou o primeiro nome da Vila que surgiu em torno  da sua fazenda que foi chamada de Serra dos Dormentes.

A Vila foi criada em 1740 por Clemente Gomes d’Amorim e Carlos Vidal Borromeu, casado com Margarida de Freitas, filha do Capitão-mor Manoel Ferreira. Contudo,  após a morte de seus fundadores as terras da Vila ficaram um tanto abandonadas e surgiram conflitos com os indígenas que acabaram também estabelecendo um assentamento na região.

A fundação oficial da Vila só foi feita em 1761 em virtude da Carta-Régia de 1755 e Alvará-Régio, também de 1755. Foi a terceira Vila oficialmente fundada no Estado do Rio Grande do Norte.

Portalegre  RN foi destaque na Revolução de 1817 lutando contra as tropas do Poder Imperial,  por essa razão, também é conhecida como a capital revolucionária do Oeste do Rio Grande do Norte..

Retomando:

Qual o principal motivo que levou a vila de Portalegre a ser criada?

A cidade surgiu como necessidade Econômica da expansão da produção de charque ou carne de sol,  sendo uma das mais antigas de todo o Rio Grande do Norte.

Por que o primeiro nome da Vila foi Serra dos Dormentes?

A Vila foi primeiramente chamada assim em razão da cerca de toras, conhecidas como dormentes, que de marcarmos limites da primeira Fazenda fundada em seu território.

2. Portalegre RN –  atrativos turísticos

 A cidade de Portalegre RN  tem muitos pontos turísticos a serem conhecidos e visitados. Suas belas paisagens atraem turistas principalmente durante o inverno,  e há muito para ver e fazer por aqui.

Mirante Boa Vista. Foto por Marcos Elias de Oliveira Júnior.

Um dos pontos turísticos mais visitados é a Fonte da Bica, a qual é formada por várias nascentes de água mineral pura e cristalina brotando naturalmente do solo,  sendo referência para moradores e visitantes.

Localizado a 400 metros do centro da cidade a fonte foi palco de um acontecimento lendário contado  até os dias de hoje. Conta-se que a índia Cantofa, líder de um levante indígena contra os moradores da Vila nos tempos coloniais,  foi assassinada enquanto rezava um ofício para virgem pelos moradores locais.

Em função disso, dizem que o local é mal assombrado. 

Outro local visitado relacionado a este fato é a Cova da Índia.  Localizado a 1 km do centro da cidade ali foi enterrado o corpo da Índia Cantofa.  

No local não nasci vegetação e  os moradores afirmam que o local ficou marcado pelo corpo dela ter filho enterrado ali. Seja como for, o  lugar oferece uma bela vista da paisagem abaixo e é muito procurado.

Outros locais turísticos são a Cachoeira da Pinga e a Cachoeira do Talhado,  paisagens incríveis que ficam nas redondezas da cidade. 

E se você quiser ter uma vista privilegiada da fera pode ir no Mirante da Boa Vista.

Por aqui também fica o sítio arqueológico Pedra do Letreiro que contém gravuras rupestres em baixo relevo e está a uma altura de  643 metros em relação ao nível do mar. Vale a pena fazer uma visita!

E dentro da própria cidade você também pode encontrar locais muito interessantes,  como a Igreja Matriz, uma construção histórica preservada é muito bonita, que é também a sede da Paróquia local.

Nomeada como Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição este é um dos pontos mais antigos e importantes da cidade, em torno  do qual o município se desenvolveu e cresceu.

Como dica final de passeio por aqui faça as trilhas ecológicas da Pedra do Letreiro  e de Torres, você verá belas paisagens E ainda ter a oportunidade de apreciar um pôr do sol encantador.

Agora,  vamos dar algumas dicas interessantes para ajudar você a planejar a sua viagem.

Onde eu posso me hospedar na cidade de Portalegre RN?

Como é uma região turística não é difícil encontrar uma comemoração bacana por aqui,  existem opções de hotéis e pousadas na cidade, como o Hotel Portal da Serra.

Qual a distância da cidade de Portalegre RN  para a capital?

O município está localizado a aproximadamente 381 Km de distância de Natal Rio Grande do Norte.

Qual a altitude da cidade de Portalegre RN?

A cidade está aproximadamente 650 m de altura em relação ao nível do mar e tem um clima Serrano classificado como semear e com razão do baixo em seguida de precipitação pluviométrica.

Portalegre RN

O que você achou da cidade de Portalegre RN? Conte pra gente nos comentários!

Entrada do terminal turístico da Bica.

A região serrana do Rio Grande do Norte é uma das mais bonitas do país,  por aqui você encontra aquele friozinho típico de uma fera e paisagens encantadoras que não devem nada hein Beleza sua faixa Costeira!

Se for viajar,  não se esqueça de fazer as suas reservas com antecedência para não ter dor de cabeça e ficar sem acomodações na sua viagem.  

Reservar com antecedência também garante que você encontre as melhores promoções e posso escolher com calma o melhor hotel para acomodar toda sua família durante a sua estadia.

E para ajudar você a planejar a sua viagem sem deixar nenhuma atração da Terra do Sol de fora do seu roteiro  não se esqueça de conferir o nosso Guia Completo de Passeios.

Até a próxima!

1 comentário
  1. […] Já no ano de 1761, o povoado assim surgido se integrou à vila de Portalegre RN. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.