Guia Completo de Praias em Natal – RN

6

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Preparado para para se apaixonar por Natal? Então faça as malas e se prepare para o embarque, porque neste artigo vamos levar você por uma viagem incrível por todas as praias do Rio Grande do Norte!

Conteúdo ocultar
1 Guia Completo de Praias em Natal e no RN

Guia Completo de Praias em Natal e no RN

Trazemos para você todas as praias de Natal, com um resumo de suas principais atrações e encantos. Mas, se você ficar curioso em saber sobre o que encontrar em cada uma delas, aguarde!

Praias em Natal
Vista aérea do litoral de Natal, RN. Foto por Canindé Soares.

Em breve traremos artigos especiais detalhando as belezas e delícias que você pode encontrar em cada praia de Natal. Acompanhe!

Conheça a cidade de Natal e as praias do RN

Antes de adentrarmos especificamente nas praias incríveis de Natal, vamos passar para você algumas informações básicas sobre a cidade!

A cidade foi fundada no ano de 1599 as margens do Rio Potengi, que hoje é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. O Forte dos Reis Magos é a primeira construção de Natal, e contém em seu interior piso histórico original, uma pequena igreja e uma vista linda da água e a da cidade ao fundo.

Com uma área de aproximadamente 167 km² , Natal é a segunda capital brasileira com a menor área territorial e a sexta maior em densidade populacional.

Mas, no que concerna as praias, tema deste artigo, o principal ponto que você precisa entender, é que elas são muitas! A cidade tem três distintas faixas litorâneas: há as praias urbanas dentro da cidade, as praias do litoral norte, e as praias do litoral sul.

Neste artigo, nós vamos começar apresentando as praias urbanas, então seguiremos para o litoral norte e por fim o litoral sul. Vamos lá?

Praias em Natal – Praia de Areia Preta

Localizada no Bairro da Areia Preta, essa é a primeira das praias localizadas na zona urbana de Natal que trazemos para você conhecer. O nome Areia Preta dado a esta faixa costeira provém dos materiais ferruginossos em decomposição presentes nas pedras do local.

Próximo a praia há muitos prédios luxuosos e o local é vigiado 24 horas por dia por câmeras de segurança, um local lindo, sofisticado e seguro. Da Praia da Areia Preta é possível ver o Farol da Mãe Luiza, um ponto turístico conhecido em Natal.

Praia de Areia Preta, Natal – RN. Foto por Canindé Soares.

Saiba mais sobre essa essa praia linda com nosso artigo Areia Preta!

Praias em Natal – Praia dos Artistas

Esta praia fica a cinco minutos de distância do centro de Natal. o mar aqui é mais agitado, ideal para a prática de surf. A Praia dos Artistas também fica na parte urbana de natal dentro da chamada Área Especial de Interesse Turístico, ou seja, ela é vigiada por câmeras de segurança 24 horas por dia, oferecendo maior segurança aos frequentadores.

Você pode acessar essa praia facilmente pela avenida Hermes da Fonseca, ou pela Via Costeira.

Vista da Praia dos Artistas, Natal – RN

Na Lodeira da Sol localizada neste praia é possível ver uma das mais vistas mais conhecidas cidade que reúne a Praia dos Artistas, A Praia do Meio e o Forte dos Reis Magos. Imperdível!

Saiba mais em Praia dos Artistas.

Praias em Natal – Praia do Meio

Localizada igualmente no centro urbana de Natal, e situada entre a Praia do Forte e a Praia dos Artistas, esta praia recebe o mesmo nome do bairro onde fica localizada, o Bairro do Meio.

Igualmente vigiada por câmeras de segurança 24 horas por dia, a Praia do Meio tem passado por processos de investimento do poder público local para revitalização.

Apesar de não ser tão badalada, o mar aqui é igualmente belo, de um azul profundo e as rochas negras contrastam com a areia branca do lugar. Vale a pena conferir.

Para saber mais acesse Praia do Meio.

Praias em Natal – Praia do Forte

Esta praia fica localizada no bairro de Santos Reis, onde fica localizado o Forte dos Reis Magos, a construção mais antiga da cidade, feita na ocasião da sua fundação em 1599 e ponto turístico da cidade.

A Praia do Forte é protegida por recifes, uma formação rochosa submersa em áreas de pouca profundidade, e que acabam formando piscinas naturais no local.

Praia do Forte, Natal – RN. Foto por Canindé Soares.

É nesta praia também que fica a Ponte Newton Navarro, que atravessa o Rio Potengi e liga o bairro de Santos Reis ao bairro da Redinha. O local é famoso pelo espetáculo incrível ao nascer e ao pôr do sol.

Para saber mais sobre o forte confira nosso artigo Fortaleza dos Reis Magos.

Praias em Natal – Praia de Ponta Negra

Localizada no bairro de mesmo nome, essa é outra linda praia urbana de Natal. A Praia da Ponta Negra é a mais conhecida da cidade e a mais visitada por turistas do Brasil todo e do mundo.

Com 4 km de extensão aproximadamente, essa praia pode ser considerada uma pequena baia.

Praia da Ponta Negra, Natal – RN. Foto por Canindé Soares.

Em seu extremo sul fica o Morro do Careca, com suas dunas, um ponto turístico muito visitado em Natal. O mar, como sempre é lindo, já a noite há muitos bares e casas de shows para animar frequentadores locais e turistas!

Confira mais sobre em Ponta Negra.

Praias em Natal – Praia da Redinha

Localizada em bairro homônimo, essa praia é conhecida por possuir casas e bares em estilo mais rústico, mas ainda assim encantador! Aqui também fica localizada a Ponte Newton Navarro, sobre o rio Potengi, fazendo a ligação do Bairro da Redinha ao Santos Reis.

Barco antigo encalhado na Praia da Redinha, Natal – RN. Foto por Canindé Soares.

A Praia da Redinha possui duas igrejas que são dedicadas a Nossa Senhora dos Navegantes, uma delas é feita de pedra e bem antiga. O mar é bom para pescar e aqui você pode provar a “ginga com tapioca”, uma iguaria da culinária local.

Confira mais em Praia da Redinha.

Praias em Natal – Praia Barra de Tabatinga

Este é um dos lugares preferidos de quem está visitando o Rio Grande do Norte. Ela fica a 45 quilômetros da capital Natal, na cidade de Nísia Floresta, mas você consegue encontrar facilmente diversos passeios partindo da capital até ela.

Praia Barra de Tabatinga, Nísia Floresta, RN

A Praia de Barra de Tabatinga é o local ideal para quem procura um refúgio sossegado para fugir da rotina cansativa do dia a dia. Esta é uma das praias mais belas e mais procuradas do estado, logo, não deixe que ela fique de fora do seu roteiro! Acredite, vale a pena o trajeto.

Quer saber mais? Confira aqui: Barra de Tabatinga.

Praias em Natal – Praia Barra de Punaú

Esta praia fica no município de Rio do Fogo, a 86 quilômetros da cidade de Natal, e é também uma reserva de turismo. É um lindo lugar, com uma paisagem povoadas por coqueiros e dunas.

Praia Barra de Punaú. Natal – RN

Nesta praia você pode desfrutar de banhos de mar e rio, além de participar de passeios e caiaque e cavalo. As pousadas locais também oferecem a chamada prática do “esquibunda”, um jeito divertido de descer as dunas de areia, diversão na certa para toda a família.

Confira mais em Barra de Punaú.

Praias em Natal – Praia Barra do Rio

Esta praia fica localizada no município de Extremoz, na Foz do Rio Ceará-Mirim, sendo considerado um ponto turístico da cidade. Esta praia é bonita e tranquila, ideal para banho de mar e para degustar os peixes servidos nas barracas da orla, especialmente a tainha frita com macaxeira.

A Praia da Barra do Rio fica pertinho de Jenipabu e é conhecida pela tranquilidade das águas, lugar ideal para levar a família, especialmente as crianças. Os moradores locais são acostumados com turistas e sempre recebem todo mundo muito bem!

Praia da Barra do Rio em Extremoz. Natal – RN. Foto por Canindé Soares.

Praias em Natal – Praia de Barreiras

Esta praia fica próximo ao povoado de Casqueira e o acesso a ela é feito por barco, pois é preciso atravessar o Rio Tubarão. A praia tem aproximadamente 5 km de extensão, suas areias são brancas e barrentas, e há muitas dunas próximas que garantem igualmente muita diversão.

A região já foi habitada por indígenas da tribo Potiguar e hoje vive basicamente da pesca artesanal. Os habitantes são bem hospitaleiros, contudo a infraestrutura turística local é bem simples, mesmo assim vale a pena pela beleza e calma do lugar!

Vista aérea de Natal – RN. Foto por Canindé Soares

Praias em Natal – Praia de Caiçara do Norte

Esta praia fica no município de mesmo nome, no litoral norte do Rio Grande do Norte. É um pequeno povoado que sobrevive principalmente da atividade pesqueira, com aproximadamente 1200 pessoas atuando nesta atividade e 300 barcos cadastrados entre seus habitantes.

Esta praia tem um mar lindamente azul piscina, e areias brancas. É um local calmo, com povo hospitaleiro, tipico de uma vida pequena de pescadores. Você pode relaxar, tomar um banho de mar e aproveitar toda a hospitalidade e encanto da cultura local.

Vista aérea de Caiçara do Norte. Natal – RN.

Praias em Natal – Praia do Cajueiro

Localizada em Touros, litoral norte, a praia do Cajueiro é muito bonita e tem um clima alegre, despojado e festivo, como você só encontra no Nordeste. Durante o período de Carnaval e praia é muito movimentada, sendo amplamente frequentada por turistas de todo o Brasil e do mundo

A Praia do Cajueiro na verdade é pequena vila de pescadores que vai encantar você e fazer com que queira voltar tanto pela acolhida do local quanto por suas belezas.

Vista da Praia do Cajueiro, Touros, Natal – RN.

Praias em Natal – Praia de Camapú

Esta praia é bonita e ideal para banho, segundo dizem os próprios frequentadores. A praia é bem frequentada, tanto por banhistas quanto por esportistas que costumam andar de bicicleta nas proximidades do local.

Na parte da manhã quando a maré está baixa o mar fica mais transparente, em tons de azul e verde, formam-se algumas piscinas naturais de água calma e pode-se observar os peixes logo abaixo da superfície.

Vista da Praia de Camapu, em Macau. Natal, RN. Foto por Canindé Soares.

Praias em Natal – Praia de Caraúbas

Esta praia maravilhosa fica localizada no município de Maxanraguape. A região recebe turistas o ano inteiro e fica apenas 49 km da capital Natal, o que facilita o acesso ao local. A Praia de Caraúbas é considerada uma das mais bonitas do município, um lugar tranquilo ideal para levar a família inteira.

O lugar é tranquilo, com a calma típica de uma vila de pescadores, mas conta com muitas opções de passeios. O mar está sempre em tons claros e límpidos, poucas ondas e muitas formações de corais ao longo da costa, dando lugar a piscinas naturais de águas mornas. Um lugar imperdível para quem procura bons passeios, lindas paisagens, mas um lugar mais calmo, sem muita agitação.

Filhotes de tartarugas marinhas sendo soltos na Praia de Caraúbas. Foto por Canindé Soares.

Praias em Natal – Praia de São Cristóvão

Conhecida também como Areia Branca, essa praia fica a aproximadamente 50 km de Mossoró, para acessar a praia é preciso prestar atenção para não perder a entrada, sendo bom contar com um guia que oriente. A praia em si tem um ar meio deserto, sendo mais frequentada por locais que conhecem a região, mas também há alguns turistas.

A praia é longa, com areias brancas, mar calmo e raso, dunas e uma beleza natural incrível. A infraestrutura para turistas não é muita, mas o espetáculo propiciado pela região vale a pena.

Vista da Praia de São Cristóvão em Areia Branca, Natal – RN.

Praias em Natal – Praia Diogo Lopes

Esta praia fica no município de Macau, no distrito de Diogo Lopes, que lhe dá o nome. É uma praia de pescadores, cercada pela natureza, o mar é lindo, mas não é apenas isso, sua paisagem também contempla restinga, manguezais, falésias, dunas,  vegetação típica da catinga, um denso coqueiral e um estuário.

Na praia Diogo Lopes também se encontra a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, que conta com projetos voltados ao desenvolvimento sustentável, incluindo o turismo ecológico. No lugar também ocorrem importantes eventos, como a  Festa das Flores, com a coroação de Nossa Senhora dos Navegantes, e o Encontro Ecológico de Diogo Lopes e Barreiras.

Em resumo, é lugar de beleza paradísica, com uma população consciente quanto a preservação ambiental, ponto de eventos locais e conta com uma boa infraestrutura. Local perfeito para quem procura uma praia linda, tem uma pegada de preocupação ambiente e quer conferir aspectos unidos da cultura potiguar.

Praia Diogo Lopes, em Macau. Natal – RN. Foto por Canindé Soares.

Praias em Natal – Praia do Marco

A praia leva esse nome devido ao marco de pedra colocado ali pelos portugueses para atestar a posse da terra quando chegaram as terras recém descobertas. A Praia do Marco situa-se nos municípios de São Miguel do Gostoso e Pedra Grande.

O marco original foi levado a Fortaleza dos Reis Magos, e no lugar foi deixada uma réplica. A praia é acessível por uma estradada mal sinalizada que sai da Praia de Tourinhos. A estrada até o local fornece um espetáculo a parte, passando por trechos a beira do mar e por dentro de um parque eólico.

Pôr do Sol na Praia do Marco, Pedra Grande, RN

Praias em Natal – Praia do Enxu Queimado

Esta é outra praia que fica localizada no município de São Miguel do Gostoso. Uma praia linda, com um vasto coqueiral, rodeada por dunas e muito pouco explorada. A praia era o habitat natural de abelhas, mas os pescadores queimaram suas colmeias que eram conhecidas como enxus, dando nome a praia.

A praia tem aquele ar de cidade interiorana, muito calma e com mar bom para pesca. Enxu Queimado é uma colônia de pescadores com mais de 50 barcos voltados a pesca de lagosta e pesca em alto mar.

Vista aérea de Natal – RN. Foto por Canindé Soares

Praias em Natal – Praia do gado Bravo

Conhecida por ser um local sossegado e com mais privacidade, esta praia é ótima para caminhadas e observar a paisagem, a praia conta com várias casas de veraneio e costuma ficar deserta mesmo nos finais de semana.

Ideal para quem quer sossego, levar as crianças brincar e relaxar. O local conta ainda com uma pequena infraestrutura para alimentação. Uma excelente opção para quem procura uma praia tranquila, mas sem se afastar muito da cidade.

Vista aérea de Natal – RN. Foto por Canindé Soares.

Praias em Natal – Praia de Galinhos

Esta é uma das praias mais charmosas de todo o estado do Rio Grande do Norte. Galinhos é uma serena vila de pescadores que encanta a todos. Esta faixa de mar maravilhosa fica a 170 km de distância de Natal, e é rodeada por dunas, salinas, manguezais e rios.

Apesar de ser distante da capital, isso também tem seu lado bom, pois propicia mais tranquilidade e permite um contato mais puro com a cultura tradicional do estado. Aqui você encontra cenários quase desertos e piscinas naturais de água morna.

Barco a vela nas águas da Praia de Galinhos. Natal – RN. Foto por Canindé Soares.

Praias em Natal – Praia de Genipabu

Genipabu não é apenas uma praia, é o Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu, um complexo que conta com uma praia, muitas dunas, uma lagoa e uma área de proteção ambiental, e fica localizado no município de Extremoz.

Vista da Praia de Genipabu, RN

As dunas imensas e a lagoa de águas doces são destaques turísticos do local. Aqui você encontra uma excelente infraestrutura em hotéis, pousadas, restaurantes, barracas de praia, prática de buggy e até mesmo jangadas e dromedários.

Veja mais em Praia de Genipabu.

Praias em Natal – Praia de Graçandu

Esta praia fica localizada no município de Extremoz, entre as praias da Barra do Rio e a Praia de Pintagui. Por causa de sua localização confusa ela não é muito visitada, pois que não conhece bem a região não a encontra com facilidade.

O mar é calmo, com pequenas ondas e tem uma boa faixa de areia. É pouco frequentada por turistas, sendo os seus principais frequentadores moradores do local e pescadores. A areia é coberta parcialmente por vegetação rasteira, e a água é ótima para banho, inclusive para crianças e idosos. Local ideal para quem procura uma praia calma, com poucas pessoas e lindas paisagens.

Vista aérea de Natal – RN. Foto por Canindé Soares

Praias em Natal – Praia de Jacumã

A praia e a lagoa de Jacumã ficam a aproximadamente 33 km de Natal. Um lugar especialmente procurado por turistas devido a prática do chamado “esquibunda”. A praia de Jacumã fica em uma enseada de recifes de corrais, o que deixa as ondas mais calmas, e o acesso é feito pela BR 101.

Vista a Praia de Jacumã, RN. Foto por Canindé Soares

Além do “esquibunda”, prática de descer as dunas em uma prancha até cair na água, no lugar também há uma tirolesa que desce do auto das dunas e igualmente cai na água. O local é ideal que procura diversão, com uma boa estrutura para receber os turistas.

Saiba mais em Praia de Jacumã.

Praias em Natal – Praia de Macau

Esta praia fica no município de Macau, que é parte da região conhecida como Costa Branca, por causa das salinas presentes no local. Um belo lugar com temperaturas entre 20 a aproximadamente 32 graus o ano todo.

Macau tem aproximadamente 30 mil habitantes e fica a 190 Km da capital Natal. Macau é considerada uma ilha a está situada no estuário do rio Piranhas-Açu. A cidade é acessada por uma rodovia construída sobre um aterro.

Macau é apenas uma das belas prais desse local encantador, onde as montanhas de sal das salinas mais se assemelham a neve. O território de Macau fica localizado na Bacia hidrográfica do rio Piranhas/Açu.

Entardecer em Macau. Natal – RN. Foto por Canindé Soares.

Praias em Natal – Praia de Maxaranguape

Está praia fica no município de Maracaju. Nela fica localizada a famosa árvore do mar, que atrai muitos visitantes desejosos de conhecê-la. O local é lindo, com dunas, passeio de quadriciclo e mergulho em alto mar nas piscinas naturais que e formam.

Por aqui há muitas opções para quem procura variedade em infraestrutura turística. Além disso, o local conta barracas de alimentação e a sede da prefeitura local é de frente para o mar. Uma lenda local fala que os casais que se encontram na árvore do amor ficarão juntos para sempre.

Vista aérea da Praia de Maxaranguape, Natal – RN.

Praias em Natal – Praia de Maracajú

Maracajú é uma comunidade pesqueira no município de Maxaranguape. Com aproximadamente 2000 habitantes, suas fontes de renda são o turismo e a pesca. A praia conta com uma área de recifes que faz parte da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais do Rio Grande do Norte.

Praia de Maracajú, foto por Otávio Nogueira.

O local conta com belas paisagens, pousadas e restaurantes, tendo uma boa estrutura para a recepção dos turistas. Os frequentadores também pode participar de atividades de mergulho, passeios de quadriciclos e de buggy.

Veja mais em Praia de Maracajú.

Praias em Natal – Praia do Minhoto

Esta praia fica apenas 3 km de distância do município de Guamaré. A Praia do Minhoto conta com águas calmas, que são protegidas por bancos de areia formando diversas piscinas naturais.

O local é bem frequentado tanto por moradores locais quanto por visitantes da região.

Vista aérea da Praia do Minhoto. Guamaré. Natal – RN. Foto por Canindé Soares.

Praias em Natal – Praia do Morro Pintado

Esta linda praia conta com águas tranquilas e rasas, ideais para banho, especialmente se você tiver crianças, idosos e pessoas que não sabem nadar. O local também é muito utilizado para retiros espirituais e acampar.

A praia se localiza no interior do município de Areia Branca, RN. Aconselha-se levar comida e bebida ao visitar o lugar, pois não há bares e restaurantes por perto. O lugar é afastado, ideal para quem procura sossego.

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Barco em praia de Areia Branca. Natal – RN. Foto por Canindé Soares.

Praias em Natal – Praia do Muriú

Esta praia fica localizada no município de Ceará-Mirim, fica a 30 km do cebolão de Igapó (Natal-RN), sendo acessível pela BR 101. Esta é uma das praias de veraneio mais procurada pelos potiguares. Há passeios saindo o dia inteiro da capital Natal rumo a Praia do Muriú.

Praia do Muriú.

A praia é divida em duas zonas principais: a zona norte, que é mais vazia, com uma ampla faixa de areia e mar mais calmo, e zona sul, que conta com uma estrutura mais armada e mais movimento na costa. Os coqueiros predominam por toda a sua costa.

Praias em Natal – Praia de Perobas

Esta praia fica localizada em Touros. Apenas a 5 km de distância ficam os conhecidos Corais de Perobas ou Parrachos de Rio do Fogo. A água é limpa, transparente e o local propicia prática de mergulho em baixa profundidade.

Aqui o visitante pode aproveitar passeios de parrachos oferecidos pelos locais, desfrutar de bons restaurantes com comida típica próximos ao mar e contar com a hospitalidade cordial dos locais que estão acostumados a receber os turistas.

Turistas na Praia de Perobas em Touros. Natal – RN. Foto por Canindé Soares.

Praias em Natal – Praia de Pitangui

Localizada a 30 km da Catedral Metropolitana de Natal, no município de Extremoz. O local é famoso no estado pelo carnaval em suas casas de veraneio e nos clubes Sambão e Pernalonga.

Pitangui é uma vila cercada por dunas que proporcionam ótimo passeios de Buggy. Próximo a vila existe a cachoeira de Pitangui, onde o visitante pode saborear em mesas colocadas dentro de um pequeno riacho iguarias típicas da região, como camarão ou lagosta.

Vista das dunas e da Praia do Pitangui em Extremoz. Natal – RN.

A vila de Pitangui conta com bares, restaurantes, pousadas, uma ótima infraestrutura turística.

Veja mais em Praia do Pitangui.

Praias em Natal – Praia de Pititinga

Esta praia fica em Rio de Fogo. O local conta com uma ampla rede pousadas prontas para receber os turistas, as quais são bem conhecidas na região. A praia é circundada por dunas e um extenso coqueiral.

A praia tem águas límpidas e claras, propiciando paisagens incríveis. É um verdadeiro atrativo para quem procura um lugar bonito, com excelente estrutura para receber o visitante.

Paisagem do Rio Guaxinim na Praia de Pititinga, Rio do Fogo – RN

Próximo à “Ponta do Coconho”, o mar é mais revolto mais encanta, e na maré baixa pode-se observar o casco de um navio que afundou ali em 1805.

Quer ver mais? Acesse Praia do Rio do Fogo.

Praias em Natal – Praia Ponta do Mel

A praia que fica no vilarejo de mesmo é parte do município de Areia Branca, este é o único lugar do sertão onde o rio de encontra com o mar. Chamado de “vilarejo perdido no tempo” pelo Jornal Folha de São Paulo, o lugar conta com pessoas acolhedoras e simples.

Pôr do Sol em Ponta do Mel, RN

A Praia Ponto do Mel é cercada por falésias coloridas e dunas claras de frente para o mar. Apesar de estar no litoral, a vegetação e o solo são típicos do interior semi-árido do Nordeste.

Confira mais em Praia Ponta do Mel.

Praias em Natal – Praia Porto-Mirim

Esta praia fica em Ceará-Mirim, a 30 km de Natal, fica entre as Praias de Jacumã e Muriú. Seu mar calmo e tranquilo convida o visitante a descansar, relaxar e aproveitar um nanho em suas águas mornas.

Noite de Lua em Porto-Mirim. Foto de Marinelson Almeida.

O local conta com bons restaurantes, uma gastronomia diversificada e muitos frutos do mar. Além disso, os frequentadores podem conferir muito artesanato, entrar em contato com a história e cultura do local com suas casas colonias e ruínas históricas, além de desfrutar das belas paisagens, práticas esportivas e passeios.

Praias em Natal – Praia do Rio do Fogo

Esta praia fica na cidade de mesmo nome, e é bem próxima a Natal. É um município de pescadores famoso por seu estilo de vida pacato. Esta é uma praia de cenários lindíssimos e uma das preferidas dos turistas e também dos potiguares.

Praia de Rio do Fogo. Natal – RN.

De águas muito claras e rodeada de plantas na orla, as areias quentes são uma marca registrada da Praia de Rio do Fogo, para caminhar por ela é preciso proteger os pés, pois o calor é intenso. Os barcos de pesca são comuns e costumam ajudar os visitantes na travessia até a Praia de Pititinga.

Acesse Praia do Rio do Fogo e saiba mais.

Praias em Natal – Praia do Rosado

Esta praia fica no município de Areia Branca. É uma praia bem isolada, de mar calmo, sem barracas, bares ou restaurantes. Este lugar é ideal para quem quer fugir do barulho e da agitação da cidade grande. As águas são tranquilas e a areia é bem limpa.

Praia do Rosado. Foto por Canindé Soares.

A dica para os visitantes é levar comida, bebida e tudo que possam precisar ou consumir (sem esquecer dos saquinhos para o lixo), pois não lugar para comer ou comprar nada nas proximidades.

Praias em Natal – Praia de Santa Rita

Esta praia fica no município de Extremoz. É uma praia urbana, porém costuma ser bem vazia já que não tem uma grande infraestrutura em bares e restaurantes, mas se o que o visitante procura for um local calmo e quase deserto para apreciar a natureza sem ter que sair da cidade esse é o local certo.

Acima das dunas próximas, onde é oferecido o passeio de dromedário, o visitante pode apreciar uma visita incrível do lugar.

Vista aérea de Natal – RN. Foto por Canindé Soares

Praias em Natal – Praia de São Bento do Norte

O município de São Bento do Norte onde fica essa praia é uma cidade interiorana típica. Um lugar acolhedor e pacato, conhecido por sua boa hospitalidade e acolhida aos visitantes.

A Praia de São bento possui ventos fortes, ideal para prática de esportes aquáticos, águas esverdeadas e paisagens deslumbrantes. No local há alguma infraestrutura para turistas, mas a cidade somente nos últimos anos está despontando como destino turístico, por isso ainda conta com diversos aspectos da estrutura turística necessária em desenvolvimento.

Praia de São Bento do Norte. Natal – RN. Foto por Canindé Soares.

Praias em Natal – Praia de São Miguel do Gostoso

O pequeno município de São Miguel do Gostoso possui praias encantadoras, conta com uma boa estrutura de pousadas e restaurantes para receber os turistas. A pouco mais de 100 km de Natal, esta pitoresca vila de pescadores preserva muito do ar tradicional e atemporal da cultura nordestina.

Praia de São Miguel do Gostoso, RN. Foto por Canindé Soares.

A cultura local dos pescadores é preservada, não é permitido música alta em bares e nas ruas, e a culinária local é bem valorizada nos restaurantes. Lugar perfeito para quem quer realmente descansar e fugir da agitação das grandes cidades.

Praias em Natal – Tibau do Norte

Este município integra o Polo Costa Branca e encontra-se a 323 km de Natal. O local é um dos mais visitados do estado com suas falésias, dunas e praias.

Tibau do Norte pratica o turismo ecológico. Algumas de suas praias são ótimas para a prática de esportes náuticos radicais como o surfe. Alem disso, o lugar conta com atrativos culturais, como o carnaval típico, a festa junina, grupos de dança, folclore, música e teatro, além da gastronomia tradicional local.

Pedra do Chapéu, Tibau do Norte. Foto por Por Luiz Nazareno de Souza – https://www.panoramio.com/photo/2365131, CC BY 3.0

Praias em Natal – Praia de Touros

A praia fica localizada no município de mesmo nome, a 160 km da capital. A Praia de Touros fica na esquina do Brasil. A água é cor azul turquesa, e a praia é bem sinalizada, com areias limpas e macias.

Praia de Touros. Foto por Canindé Soares.

Esta praia é muito tranquila para relaxar, descansar, fazer caminhadas ou até mesmo jogar bola na areia. Alem disso, conta com um bom centro para turistas que inclui lojinhas, bares e restaurantes. O mar é calmo e com água morna, ótimo lugar para levar crianças.

Praias em Natal – Praia de Upanema

Esta praia fica localizada no município de Areia Branca. O lugar é conhecido pela beleza, tranquilidade, pescaria e paisagens de tirar o fôlego. Na maré baixa o mar recua bastante e fica raso, ideal para banho.

Além disso, a praia conta com uma boa estrutura para turistas, incluindo acomodações, bares e restaurantes. É possível ainda praticar esportes no local, ideal para quem procura sossego e paz.

Praia de Upanema em Areia Branca. Natal – RN.

Praias em Natal – Praia do Zumbi

Esta praia fica localizada no município do Rio do Fogo, seu nome provém de um sítio chamado Zumbi que existiu no local até o século XVIII.

Localizada a aproximadamente 70 km de natal, por muitos anos seu único acesso era uma estrada barrenta e uma ponte de madeira sobre um rio, mas recentemente a estrada foi asfaltada e a ponte substituída tornando o acesso seguro e rápido.

Praia do Zumbi, Rio do Fogo, RN

A estrutura da praia é de pequeno porte, contando com padaria, supermercados, farmácia e bares construídos a beira mar. No carnaval as ruas ficam lotadas de festa e música. É possível pegar um ônibus para a cidade em dois horários diferentes partindo de Natal.

Praias em Natal – Praia de Afogados

Esta praia fica localizada no município de Tibau do Sul. É muito utilizada para competições de surfe e kitsurfe. Esta praia costuma ser confundida com a Praia do Amor, muito próxima a ela.

As ondas são altas durante o ano todo, portanto, o lugar é mais indicado para esportistas, aventureiros e pessoas que saibam nadar bem. O lugar é cercado por falésias e para acessar a praia é preciso passar por escadas improvisadas na região.

Vista aérea de Natal, RN. Foto de Canindé Soares.

Praias em Natal – Baía Formosa

Localizada em município do mesmo nome, esta praia garante momentos de diversão para toda a família. O local é simplesmente deslumbrante, sendo comum ver muitos barcos de pescadores na praia, razão dela receber o nome de Baía Formosa.

Baia Formosa. Foto por Adson Lucas.

O cenário é incrível, com dunas e falésias complementando a visão do mar azul turquesa. Algumas das prainhas que da Baía Formosa são calmas, límpidas, de águas cristalinas, ideais para banho, enquanto outras são mais propícias a prática de esportes.

Praias em Natal – Barra de Cunhaú

Localiza-se no município de Canguaretama e fica a aproximadamente 90 km da capital Natal. A economia local é baseada no turismo e na pesca.

A praia ainda é pouco explorada e visitada, e encontra-se ao lado da Praia da Pipa, um dos símbolos mais famosos do estado.

Praia Barra do Cunhaú. Natal – RN.

A impressão que se tem ao chegar é que você encontrou uma praia deserta com uma faixa ampla de areia branca banhada por águas tranquilas, o mar mais parece uma grande lagoa de águas esverdeadas.

Veja mais em Barra de Cunhaú.

Praias em Natal – Praia da Barreira do Inferno

Neste local fica a base da Força Aérea Brasileira para lançamento de foguetes, localizada na Rota do Sol, no município de Parnamirim, a 12 km de natal. É possível visitar o centro de lançamentos, mas as visitas devem ser agendadas.

Vista da Praia Barreira do Inferno. Natal – RN. Foto por Canindé Soares.

A faixa de praia da base é protegida e não está aberta ao público, por isso, tornou-se local de preservação das tartarugas marinhas.

Saiba mais em Praia Barreira do Inferno.

Praias em Natal – Praia de Barreta

Esta praia fica no município de Nísia Floresta. É uma praia lindíssima, de areia fofa e protegida por um recife de corais.

Com o vai e vem das marés se formam piscinas naturais, mais ou menos cheias a depender da orientação da maré. Lugar ideal para adultos e crianças que gostem de um bom banho de mar e relaxa ou brincar/jogar na areia.

Vista aérea do litoral de Natal, RN. Foto por Canindé Soares.

Praias em Natal – Praia de Búzios

Esta praia pertence também ao município de Nísia Floresta sendo muito procurada pelos potiguares para passar férias. Uma boa parte de costa conta com ondas fortes ideais para o surfe, mas possui também uma enseada calma ideal para banho.

Barco encalhado na Praia de Búzios.

As dunas permitem passeios de buggy e a prática do sandboard. Apesar de pequena, a praia é aconchegante e conta com uma boa estrutura em barracas e restaurantes com opções variadas de gastronomia.

Para ver mais acesse Praia de Búzios.

Praias em Natal – Praia de Camurupim

Esta praia fica a 30 km de Natal e é formada por muitos recifes dando origem a diversas enseadas. No local fica um único resort, o Resort Praia Bonita, que recebe pessoas de todo o Brasil em épocas de alta temporada.

Vista da Praia de Camarupim. Natal – RN.

O nível do mar é raso e as água são calmas, tornando o lugar muito propício ao banho, principalmente para crianças e pessoas que não sabem nadar.

Veja mais em Praia de Camurupim.

Praias em Natal – Praia do Cotovelo

Esta é uma praia do litoral de Parnamirim, é pequena, isolada e muito tranquila. O destaque do lugar fica por conta das suas falésias em conjunto com o mar azul.

Praia do Cotovelo, Parnamirim, RN

A praia é limpa e conta com uma parte pedregosa onde os visitantes podem observas pessoas pegando crustáceos entre as pedras. O local conta ainda com bons bares que servem petiscos típicos da região.

Veja mais em Praia do Cotovelo.

Praias em Natal – Praia Malemba

Localizada no município de Senador Georgino Avelino, esta praia também é chamada de Praia de Guaraíras. O local serve como ponto de travessia entre as praias de Barreta e Tibau do Sul, e não conta com uma boa infraestrutura turística.

Pôr do Sol em Guaraíras.

Porém o visual da praia é incrível e fica ainda mais bonito ao pôr do sol. O local também tem dunas e fica próximo a uma lagoa, não sendo muito movimentado é ideal para quem quer calma e privacidade.

Veja mais em Praia De Malembá.

Praias em Natal – Praia da Pipa

Esta é uma das praias mais famosas do Rio Grande do Norte e fica localizada no município de Tibau do Sul, a 85 km de Natal. Sendo o principal balneário do litoral sul, a praia é marcada pela junção entre dunas imponentes sobrepostas no horizonte em cima dos tabuleiros que acabam em falésias geomorfologicamente vivas pela ação do mar e ventos.

Vista da Praia da Pipa, RN. Foto por Canindé Soares.

De pacata vila de pescadores, o local transformou-se me ponto turístico visitado por surfistas e turistas do mundo todo, tornando-se um polo turístico de peso no Brasil.

Para saber mais acesse Praia da Pipa.

Praias em Natal – Praia de Pirangi do Norte

Dividida pelo Rio Pirangi em Praia Pirangi do Norte e Pirangi do Sul, a primeira está localizada no município de Parnamirim e a segunda em Nísia Floresta. A Praia de Pirangi do Norte é muito procurada pelos potiguares, especialmente jovens e adolescentes, para passar as férias de verão.

Piscinas naturais em Pirangi – RN. Foto por Canindé Soares.

É uma praia badalada que conta com bares e a casa de shows mais famosa no estado, o Vila Folia. Lugar ideal para quem quer curtir o mar, mas também procura diversão e vida noturna agitada.

Saiba mais em Praia de Pirangi do Norte.

Praias em Natal – Praia de Pirangi do Sul

Já Pirangi do Sul é o oposto, sendo uma praia calma, com ondas fracas, cercada por recifes e menos urbanizada. Na maré baixa formam-se bancos de areia e piscinas naturais até 1 km mar a dentro.

Praias de Natal. Foto por Canindé Soares.

Localizada do outro lado do rio Pirangi, esta praia é ideal para quem quer um lugar mais tranquilo, sem muita agitação.

Praias em Natal – Praia do Sagi

Esta praia fica no município de Baía Formosa, e é a última praia do litoral sul do estado. Muito tranquila para caminhar e aproveitar o sol, essa praia é quase deserta. Nela é possível observar o encontro da lagoa com o mar, algo lindo de se ver.

Praia do Sagi, RN.

Aqui também fica a divida do estado com a Paraíba. O local não tem uma grande infraestrutura, mas é possível comer algo da culinária típica e fazer alguns passeios, como passeio de buggy pelas dunas.

Saiba mais em Praia do Sagi.

Praias em Natal – Praia de Sibaúma

Localizada no município de Tibau do Sul, aqui o visitante encontra Piscinas naturais, falésias gigantes, banhos de rios e clima de tranquilidade.

O vilarejo local preserva o clima rústico, simples e acolhedor de uma vila de pescadores tradicional, e possui belezas naturais que podem ser apreciadas com mais privacidade e tranquilidade, pois o local ainda é pouco explorado pelo turismo.

Praia de Sibaúma, Natal – RN.

Praias em Natal – Tibau do Sul

Localizada no município do mesmo nome, esta é uma as praias mais frequentadas do litoral do estado. É uma praia tranquila e procurada por surfistas pelas ondas que proporciona. Seu cenário é lindo e conta com areias brancas e fofas, coqueirais, conchas, pedras e falésias.

Praia em Tibau do Sul. Natal – RN

A praia fica a 8 km da Praia da Pipa e barracas rústicas oferecem sombra e água fresca aos visitantes. Lugar ideal para curtir o mar, a brisa, as ondas e sol. Confira mais sobre pedaço do paraíso em Tibau do Sul.

Esperamos que tenha curtido a viagem pelas prais de Natal! Mas, se ficou curioso para saber mais sobre cada uma delas, acompanhe nosso blog que em breve traremos novos artigos fresquinhos sobre as maravilhas de todas estas praias! Até a próxima.

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

6 Comentários
  1. […] lindo estado potiguar você viverá passeios inesquecíveis, verá praias paradísicas e terá experiências únicas de gastronomia em ótimos […]

  2. […] você chegou até esses texto procurando pelas praias de Natal, dá uma conferira no nosso Guia completo Praias Potiguares. E veja também o nosso Guia Completo de Passeios, tem passeio para Pipa e para outros lugares […]

  3. […] Aproveita e confere o nosso Guia completo Praias Potiguares. […]

  4. […] Aproveite e confira o Guia completo Praias Potiguares. […]

  5. Praia do Forte - Natal RN

    […] E para conferir mais acesse o Guia completo Praias Potiguares. […]

  6. […] Conheça mais sobre as praias do Rio Grande do Norte em Guia completo Praias Potiguares. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.