Rio Potengi

1

O rio Potengi é o mais importantes do Rio Grande do Norte, pois esse rio deu início a cidade de Natal e se lança a outras cidades do estado que possui história e uma diversidade de culturas.

O nome do rio se originou do Tupi e significa “água camarão”. Iremos falar mais sobre o rio mais importante do estado do Rio Grande do Norte.

Origem

Rio Potengi
Rio Potengi

O rio Potengi foi avistado de início pelos colonizadores portugueses, isso ocorreu no século XVI. Eles andavam pelas capitais a procura de terras para invadir e ancorar todas as embarcações.

foi quando em um momento eles encontraram um lugar que hoje é território que se encontra o Rio Grande do Norte. O nome do estado veio através da extensão do rio, dando também o nome da capitania no tempo.

O rio Potengi serviu por muitos e muitos anos como a principal fonte de abastecimento de água de algumas cidades do estados, por exemplo, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, Macaíba e Ielmo Marinho.

No rio foi feito muitas coisas, como por exemplo o que aqui foi dito, mas também a natação foi um esporte predominante do estado e até hoje é praticado. Hoje em dia a natação é praticada e ensinada neste rio, pois pela fama de boas águas a Náutica Naval do Rio Grande do Norte começou a praticar nesse rio estas atividades.

Onde fica e preservação

Rio Potengi
Rio Potengi

O rio se encontra na cidade de Cerro Corá com sua vasta nascente, mas sua foz vai até a cidade de Natal, que totaliza 176 quilômetros do início até o fim, mas os dois casos estão prejudicados pelos homens, a degradação é constante.

Na cidade de Natal possui vários projetos para revitalizar o rio, e fazer com que possa abastecer novamente as cidades, além de preservar a paisagem.

Obs: O rio Potengi hoje é visitado por muitas pessoas que amam a natureza, juntamente com a opção de conhecer as águas, você aprende mais sobre as disputas que ocorreram no local muito tempo atrás.

O local se tornou um patrimônio Estadual no ano de 1990 onde podemos encontrar o forte dos Reis Magos, entretanto está abandonada, mas foi feita desde a década de 40.
Curiosidades

O rio corta a cidade de Natal e sua foz vai até o Oceano Atlântico, que interliga as águas doces e salgadas.

O rio marca a divisão entre a região norte e o resto da cidade, onde encontramos uma ponte de Igapó e Newton Navarro. Há uma lenda que conta que outra ponte será construída em breve.

Rio Potengi
Rio Potengi

Tudo que há no rio é uma atração turística e também o pôr do sol, que por sua beleza realça a beleza do rio. No rio também possui passeios de barco e atrações musicais que são oferecidos na margem do rio.

Barcos estão no porto de Natal, onde consequentemente está no rio. Este lugar serve para entregar as frutas e sal do interior do estado.

Mesmo o rio estando poluído e ordens de que a preservação do rio deveria ser feita, mas nada ocorre, não foi criado política para melhorar as condições do ambiente. Lá também possui manguezais, por isso estão visando a preservação do mangue, desta maneira criaram em 2006 o Parque Estadual dos mangues que também nunca saiu do papel.

Mesmo com esses problemas o rio Potengi ainda possui alimento para muitas famílias e pescadores que buscam o alimento.

Podemos ver a diversidade do rio e a sua importância, podemos ver também os problemas que existem nesse rio, mas mesmo assim pessoas necessitam dele e ainda praticam esportes nele, por isso a preservação tem que ser contínua, para que um rio tão importante na história do Rio Grande do Norte e na história do Brasil não desapareça por causas humanas.

Quero conhecer mais sobre o Rio Potengi!

Se você gostou de aprender um pouco sobre o Rio Potengi e quer saber ainda mais sobre as maravilhas do Rio Grande do norte, não perca a chance de aprender lendo também nosso artigo sobre: O negro no Rio Grande do Norte.

1 comentário
  1. […] Rio Potengi […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.