Serra de São Bento RN

0

Serra de São Bento RN é um município do interior do Rio Grande do Norte que integra a chamada a região serrana do estado.  Repleto de belas paisagens, é uma das Serras mais bonitas que o visitante vai conhecer por aqui.

Muitas pessoas acredito que o Rio Grande do Norte é um estado se destaca somente pelas suas praias e desconhecem as belezas de seu  interior. inclusive, se surpreendem ao saber que em algumas cidades potiguares faz um clima frio que dá sensação de que o turista nem está na região Nordeste do Brasil.

Curioso para desvendar os encantos de Serra de São Bento RN?  Então acompanhe a seguir!

Serra de São Bento RN

Situado a 398 metros  de altitude, o Município Serra de São Bento RN se destaca  com um clima mais ou menos,  típico de altitudes elevadas, em as paisagem de Caatinga e clima semiárido que compõem boa parte da região Nordeste brasileira.

Serra de São Bento. Foto por Canindé Soares.

Seus habitantes se chamam serra-bentense. O município se estende por 96,6 km² e contava com 5 746 habitantes no último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de geografia e estatística IBGE.

Serra de São Bento RN é um pequeno município com um charme todo especial.  suas belas paisagens a renda em fotos inesquecíveis, especialmente do alto de seus mirantes naturais.

Vamos se conhecer mais de perto este lugar incrível? Vem com a gente!

1. Serra de São Bento RN –  um pouco de história

As primeiras famílias de colonos a ocupar a região G1 para cá durante o século XVIII  atraídas pela boa qualidade das terras da região, dando assim origem às primeiras fazendas e os primeiros povoados que ocuparam o território que hoje equivale ao município Serra de São Bento RN.

A cidade de Serra de São Bento. Foto por Canindé Soares.

Durante o século XIX  foi o Coronel João de Oliveira Mendes foi quem dominou a localidade.  dotado de muitas terras e grande quantidade de riquezas, o coronel gostava de ser tratado com muito respeito e  apavorou a região durante toda a sua vida ficando conhecido pela sua crueldade.

Foi somente após a sua morte que a região de São Bento foi apaziguada  graças ao apelo feito pelo frei Alberto Santa Augusta Cabral que pediu a população local que depositasse suas armas em uma vala.

Todos atenderam ao chamado empreendido pelo religioso e conta-se que quase um século depois vai as armas foram encontradas coloridas pela  ferrugem. Resquícios de um passado marcado pelo destravamento do Sertão e pela crueldade dos poderosos.

No ano de 1843 o pequeno povoado de São Bento RN  tornou-se Finalmente um distrito, pertencente ao município de Goianinha.O status de município independente só veio em 1868. 

No entanto,  em uma reviravolta em comum acabou tornando-se novamente um Distrito 3 meses depois só que agora pertencente ao município de Santa Cruz e assim permaneceu até o ano de 1958,  quando finalmente foi emancipado de vez através da Lei nº 2.337.

Em resumo:

  1. Serra de São Bento RN é um município que foi colonizado a partir do século XVIII;
  2. seu passado guarda Memórias da época do coronelismo  brasileiro;
  3. o município foi emancipado como uma cidade independente em meados do século XX.

Serra de São Bento RN –  atrativos turísticos

A Serra de São Bento RN sui vários atrativos o principal sem dúvidas são as suas paisagens naturais que propiciam maravilhosas vistas  lindas aos visitantes e Moradores locais e locais incríveis para prática de turismo de Aventura.

Serra de São Bento. Foto por Canindé Soares.

Um dos locais mais visitados aqui a famosa Pedra do Cruzeiro, uma grande Rocha em cima da qual está fincada uma cruz que comemora os tempos em que a paz foi estabelecida na cidade. 

Ao lado da pedra do Cruzeiro fica chamada Pedra do Trouxa,  uma formação rochosa que está suspensa em outra pedra. As histórias do local contam que esta pedra teria caído sobre uma senhora que lavar roupas em um dia de  domingo, um dia sagrado aos moradores do local no qual não se deveria trabalhar.

Outro lugar muito conhecido e visitado pelos turistas que vem a região é o Local das Almas,  uma caverna que segundo contam as lendas da cidade os violentos moradores que a que residiam no século 19 utilizavam para lançar os corpos de suas vítimas.

Por todas as histórias que giram em torno do lugar e acabou se tornando um ponto turístico muito procurado.

E mais, durante a época de chuva formam-se cachoeiras naturais temporárias que os visitantes podem apreciar e banhar-se em suas águas. O complexo de Cascatas temporárias recebe o nome de Cachoeiras do Paraíso e é formado pela cheia de riachos da região.

Além disso,  a Igreja Matriz de São Bento RN é uma igreja Centenária que possui incríveis pinturas e  arquitetura Belíssima, um local que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem quando você visitar a cidade.

Portanto:

  • Serra de São Bento RN está repleto de pontos turísticos a serem visitados;
  • Há muitos locais incríveis a serem conhecidos como cachoeiras,  grandes rochas e cavernas, ótimos locais para Trilhas e práticas de turismo de Aventura;
  • A Igreja Matriz da cidade é Centenária e vale a pena ser visitada;

2. Serra de São Bento RN – Hospedagem

O Município Serra de São Bento RN é uma região muito turística,  atrai centenas de milhares de visitantes todos os anos, especialmente durante o inverno quando é realizado o festival de São Bento aproveitando o clima frio da região para práticas esportivas,  promoções da Gastronomia local e outros eventos festivos incluindo shows musicais.

Serra de São Bento. Foto por Canindé Soares.

Portanto não é nada difícil encontrar bons hotéis e pousadas por aqui. E lembre-se: se você for visitar o município durante o inverno quando ocorre o festival faça sua reserva com antecedência pois a cidade recebe mais de 10 mil pessoas apenas nessa ocasião todos os anos.

Se você quiser tem uma ideia das acomodações por aqui dá uma olhada na Pousada do Vale Encantado

 Portanto:

  1. o Município Serra de São Bento recebe muitos visitantes todos os anos e tem ótimas opções de acomodações;
  2. faça suas reservas com antecedência principalmente se for vir no inverno durante o festival de São Bento.

Como chegar a  Serra de São Bento RN

A distância entre o Município Serra de São Bento RN e  Natal Rio Grande do Norte é de  116 km.  Lembrando que este município fica no interior do Estado longe das praias potiguares e seus encantos são o frio da Serra e suas paisagens naturais.

Serra de São Bento. Foto por Canindé Soares.

O tempo estimado do percurso da viagem entre as duas cidades é de aproximadamente 1 h 46 min. 

Você pode vir facilmente de carro seja próprio ou alugado,  ou pegar um ônibus em Natal RN.

Ou seja:

  • se você quer conhecer a Serra de São Bento RN e prepare-se para algumas horas de viagem a partir da capital Potiguar;
  • você encontra acomodações no município com muita facilidade Mas é bom fazer as suas reservas com antecedência especialmente se você for vir em período de alta temporada;:
  • não se esqueça que a Região Serrana do Rio Grande do Norte é mais visitada durante o inverno ao contrário das praias que são mais procuradas durante o  verão.

Serra de São Bento RN

Vamos combinar que a Região Serrana do Rio Grande do Norte é encantadora não é mesmo? Quer ver outras belezas naturais por aqui? Então confere este nosso outro artigo: Serras do RN.

Até a próxima!


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.