Tibau do Sul

9

A cidade de Tibau do Sul é uma das mais famosas de todo o estado do Rio Grande do Norte. Por aqui fica a linda Praia do Amor e o vilarejo de Pipa RN.

Situado na faixa litorânea meridional do estado potiguar, o município atrai muitos visitantes o ano todo, sendo famoso pelas suas praias e atrações turísticas, como as festas, os bares e restaurantes.

Vem com a gente conhecer mais de Tibau do Sul!

Conheça Tibau do Sul

Com fama internacional porpor abrigar a Praia da Pipa, Tibau do Sul é um dos principais balneários do estado e um importante polo de turismo do Rio Grande do Norte.

Tibau do Sul
Tibau do Sul. Foto por Rafael Vianna Croffi.

A linda Tibau do Sul foi descoberta pelos turistas há somente 40 anos. Antes disso, Tibau do Sul era apenas uma pequena vila de pescadores, com muitos atrativos a oferecer, mas pouco explorada.

Foi a Praia de Pipa a maior responsável pelo incremento do fluxo de turistas nos anos 1970, atraindo especialmente os surfistas, e com eles vieram mais e mais visitantes ao local.

Vamos conhecer mais de perto a história deste paraíso tropical a seguir.

Tibau do Sul – um pouco de história

O nome Tibau tem origem indígena e quer dizer “entre duas águas”, em razão do município estar localizado entre a Lagoa das Guaraíras e o Oceano Atlântico.

Barcos sobre o mar em Tibau do Sul.

Durante o século XVII, especificamente em 1612, o território atualmente pertencente ao município de Tibau do Sul era de propriedade da Aldeia Antônia.

Ainda no final do mesmo século o local passou a ser um um povoado controlado pela Aldeia São João Batista de Guaraíras, permanecendo assim até 1760, quando passou a ser uma vila de propriedade de Arez.

A Vila foi sede de contatos entre os potiguares, habitantes originais do estado e os europeus. O povoado se desenvolver principalmente com base na agricultura e na pesca. Tibau do Sul foi elevado à categoria de distrito em 1911. E em 1953, por meio da lei estadual n° 960, o distrito foi elevado à categoria de vila, com o nome de Tibau.

Mas, já havia um município chamado Tibau no norte do estado, e por isso a estadual n° 2315 de 20 de dezembro de 1958 mudou o nome do distrito para Tibau do Sul, permanecendo assim até hoje.

Posteriormente, em 1963 Tibau do Sul ganhou autonomia política e tornou-se, por meio da lei n° 2803 oficialmente um município do Rio Grande do Norte, desmembrando-se oficialmente de Goianinha.

Por vários anos Tibau do Sul permaneceu como uma cidade isolada, com economia pesqueira e cultivos agrícolas. A história do município começou a ser alterada em 1970 quando o local foi descoberto pelos turistas e pouco a pouco foi se tornando um polo turístico nacional.

Quantos habitantes tem Tibau do Sul?

Tibau do Sul é um município brasileiro situado na faixa litorânea meridional do estado do Rio Grande do Norte, e fica a aproximadamente 77 quilômetros de distância de Natal, a capita do estado.

Uma charmosa rua em Pipa.

Sua população foi estimada, no ano de 2016, em 13 609 habitantes. Uma alteração pequena quando comparada dados do último censo, feito pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2010, quando a população de Tibau do Sul era de 11.385 pessoas.

Related Posts

Pau dos Ferros RN

Imagem de Pipa

Rio do Fogo

O município, muito charmoso, é conhecido internacionalmente por abriga a vila de Pipa e sua famosa praia. Muitos surfistas transitam por esse mar todos os anos, e existem muitos passeios incríveis que o visitante pode fazer, como o Pipa com Pôr do Sol, que leva você pelas principais praias da região e finaliza com um espetacular pôr do sol na Lagoa de Guaraíras.

Tibau do Sul – praias e atrações

A principal atração das Praias de Tibau do Sul é a praia de Pipa, com fama internacional pelas suas ondas e encantos naturais. Mas, por aqui também há outras praias dignas de serem visitas, e tão lindas quanto.

Surfistas na Praia de Pipa. Foto por Canindé Soares.

E em qualquer praia que você vá por aqui, há grande chance de ver animais incríveis como  tartarugas e golfinhos, que costumam chegar bem perto das pessoas em toda a costa de Tibau do Sul.

Além da Praia de Pipa, há a linda Praia do Amor, onde a faixa de areia forma um coração. É uma ótima praia para práticas de esportes náuticos, como o surf. Aqui, inclusive ocorrem muitos campeonatos de surf, e normalmente se disputam as finais, o que demonstra a qualidade do mar para esse esporte.

Além de Pipa e da Praia do Amor, o visitante pode visitante pode passar um dia tranquilo, dando um passeio pela Praia do Curral. Essa praia de mar tranquilo é uma das mais fáceis de ver os golfinhos em suas águas, além de ser ótima para banho.

Os golfinhos costumam ser atraídos pela água morna do local e se o visitante tiver sorte pode até nadar bem perto deles! Mas, cuidado, essa é uma aérea protegida ambientalmente e existem órgãos que fiscalizam a conduta dos visitantes, principalmente o que é jogado no mar.

A Praia do Curral é cercada por por falésias avermelhadas e o acesso é feito pelo mar na maré baixa. A vista, os golfinhos e a tranquilidade das águas compensam muito a visita.

Mas, ao contrário das badaladas praias de Pipa e Praia do Amor, a Praia do Curral é praticamente deserta. Com poucos bares ou restaurantes. Ideal para relaxar com maior privacidade e sossego.

Portanto, se você quiser mais agito e uma variedade maior de opções para comer e beber, o ideal é ficar por Pipa mesmo. O menu é bem variado, tendo desde comidas regionais, até pratos árabes, comida japonesa e mais.

Mas, se você quer ver gente diferente e muito agito, também pode ir a Praia do Madeiro, um local incrível que atrai um grande número imenso de estrangeiros. E por aqui águas do mar são mornas, calmas e transparentes, ótimas para o banho.

E para coroar sua experiência em Pipa Praia, você pode dar passeios de barco, de buggy, mergulhar nas piscinas naturais e muito mais, tudo isso em Tibau do Sul e suas praias!

Tibau do Sul – hospedagem

Tibau do Sul é um município pequeno, mas muito turístico. Diariamente, a cidade recebe muitos visitantes dos passeios bate e volta que vem de Natal. Mas, por aqui também tem ótimos hotéis e pousadas.

Vila das Mangueiras, em Pipa.

Em Tibau do Sul a maioria das pousadas   e dos hotéis ficam nas praias de Pipa e do Amor. São acomodações variadas, para todos os gostos e bolsos. Muitas delas ficam pertinho das praias, e tem uma vista única do oceano. Pode vir sem medo!

Como as praias daqui ficam pertinho da Mata Atlântica, o visitante encontra em Tibau do Sul muitas pousadas charmosas com chalés e bangalós no meio da floresta, em perfeito contato com a natureza. Deitar em uma rede, apreciar a brisa do mar e ouvir o canto dos pássaros, é um programa ideal para fazer na Praia Pipa.

As acomodações podem variar muito em preço, sendo que há desde chalés e quartos mais simples, e baratos, até hotéis e resorts muito luxuosos que proporcionam uma experiência única!

Tibau do Sul – um paraíso no litoral potiguar

Dar um passeio em Tibau do Sul é verdadeiro sonho! Águas azuis, águas cristalinas, praias tranquilas e até um mar ótimo para o surf, tudo isso em um local só!

Não atoa, Tibau do Sul é amado tantos pelos visitantes quanto pelos próprios potiguares. Está vindo para a Terra do Sol? Venha conhecer Tibau sem medo de ser feliz!

9 Comentários
  1. […] e Natal são duas ótimas opções para suas viagens! Aliás, Pipa, e Tibau do Sul formam o principal balneário do litoral sul do […]

  2. […] Baía dos Golfinhos um dos lugares mais bonitos do Rio Grande do Norte. Localizada no município de Tibau do Sul, essa baía não recebi a tua Pois aqui o visitante pode ver de perto graciosas e adorar de […]

  3. […] nossa primeira dica fica em Tibau do Sul e é conhecida não apenas pelas belas paisagens, mas pelos encantadores […]

  4. […] ponta do Pirambu fica  em Tibau do Sul um  lindo município praiano do litoral sul do Rio Grande do Norte.  a cidade de Tibau do Sul é […]

  5. Praia da Pipa - Natal RN

    […] no município de Tibau do Sul , a Praia da Pipa é uma das mais famosas de todo o  Rio Grande do Norte. Ao lado de praias […]

  6. […] bela Praia da Pipa fica em um Vilarejo pitoresco localizada no município de Tibau do Sul, .  anteriormente essa pequena Vila era um reduto de pescadores mas que acabou se […]

  7. […] Pipa RN é um Vilarejo encantador que tem aproximadamente uma população de 6000 pessoas e te pertence ao município de Tibau do Sul. […]

  8. […] Hoje preparamos para você uma seleção incrível só com imagens de Pipa,  este verdadeiro Paraíso Tropical localizado em Tibau do Sul. […]

  9. Tibau RN - Natal RN

    […] para  você conhecer conhecer,  ao passo que temos  também o município de Tibau do Sul que é um dos principais Balneários do litoral sul do […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.