Universidade Federal do Rio Grande do Norte

0

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte é uma instituição superior de ensino, sob a forma de autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, com sede na cidade de Natal Rio Grande do Norte

Sendo uma das universidades federais mais renomadas do país,  essa instituição financeira possui uma importância significativa para o Estado do Rio Grande do Norte e para todos os potiguares.

Se você está interessado em fazer um curso superior ou simplesmente quer aprender mais sobre a cultura  da Terra do Sol Não deixe de ver quero te ligo até o final! 

 Vamos lá?

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Criada em 1958 a Universidade Federal do Rio Grande do Norte é o principal centro de ensino superior do Estado. Referência em educação  e em qualidade de ensino, Com toda certeza Esta é uma das instituições basilares do Estado.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Esta é uma  universidade renomada e tradicional por onde já passaram milhares de acadêmicos durante toda a sua história.  Muito provavelmente se você mora em Natal RN com certeza conhece alguém que já estudou, estuda ou até mesmo trabalha aqui.

curioso para saber mais? Então confira a seguir.

1.  Universidade Federal do Rio Grande do Norte –  história

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi fundada em 1958 e originou-se da Universidade do Rio Grande Do Norte tendo sido criada por lei estadual e oficializada no ano de 1960.

UFRN.

Por sua vez,  a universidade do Rio Grande do Norte é uma instituição de ensino que já  existia a certo tempo no estado e que se encontrava instalada no Teatro Alberto Maranhão.

Embora tenha sido federalizada  no ano de 1960, foi somente em 1968 que a instituição passou por um processo de reformulação interna e reorganização,  que culminou na atual estrutura que se mantém até os dias de hoje.

A universidade do Rio Grande do Norte havia se originado pela união das escolas técnicas de cursos de ensino superior já existentes até então. 

A construção do campus principal da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte teve início na década de 1970 em uma área de 123 hectares localizada entre os bairros de Lagoa Nova, Capim Macio e Nova Descoberta.

Desde então a instituição tem crescido e se destacado no campo educacional do país.

O campus principal da Universidade Potiguar  é enorme e conta Como vai os auditórios, laboratórios,  salas de aula e possui  ainda um Centro de Convivência com restaurante, agências bancárias, livrarias e galeria de arte.  

É praticamente uma pequena cidade dentro da Capital do Rio Grande do Norte

 Em resumo:

  1. a Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi formada quando se desmembrou da universidade do Rio Grande do Norte;
  2. seu campo Central possui 123 hectares tamanho e uma infraestrutura digna de uma pequena cidade;
  3. foi federalizado em 1960 e reformulada internamente em 1968,  ocasião em que se originou a sua estrutura interna que se mantém até os dias de hoje.

Destaques da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte recebeu do Ministério da Educação a melhor avaliação entre todas as Universidades do norte e do Nordeste, pelo Índice Geral de Cursos (IGC), demonstrando a qualidade do seu processo de ensino e aprendizagem.

Brasão da UFRN.

Outro destaque positivo desta joia Educacional Potiguar é que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte É destaque em estudos e pesquisas de  sismologia, uma importante área do conhecimento que estuda os terremotos e outros processos relativos a movimentação da crosta terrestre.

E uma exclusividade da Universidade Potiguar é que ela é a única a possuir um curso de pós-graduação em Sistemas Complexos Aplicados às Ciências da Vida, em toda América Latina!

No Enade de 2012,  uma prova especial aplicada nas universidades com o objetivo de demonstrar a qualidade dos cursos,  a Universidade Federal do Rio Grande do Norte ficou 11 cursos apresentando a nota 5, a nota máxima que pode ser obtida nesse exame. O resultado evidencia a qualidade do ensino ofertado e o comprometimento de seus acadêmicos.

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

São muitos destaques positivos que tornam estudar nesta Universidade uma experiência Educacional de muita qualidade!  E obviamente tudo isso é motivo de orgulho para o povo Potiguar.

Em resumo:

  • a Universidade Federal do Rio Grande do Norte é destaque nos estudos e pesquisas em  sismologia;
  • a universidade é a mais bem avaliada de todas as instituições de ensino do norte do nordeste pelo índice de cursos;
  • no Enade de 2012 ficou com os recursos apresentando nota máxima.

2.  Universidade Federal do Rio Grande do Norte –  cursos e estrutura

Universidade Federal do Rio Grande do Norte tem uma estrutura que conta com cinco Campus, localizados respectivamente em Natal (Campus Central), Macaíba, Santa Cruz, Caicó e Currais Novos.

UFRN.

Sobre o Campus de Natal RN,  como mencionamos, é uma verdadeira pequena cidade dentro da grande capital Potiguar.

E os demais Campus não ficam devendo nada em infraestrutura e qualidade de ensino ao Campus Central localizado em Natal RN.

Quanto aos cursos oferecidos, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte oferta graduações e pós-graduações, incluindo mestrados e doutorados em três áreas principais do conhecimento.

Ao  todo são 84 cursos de graduação presencial, 9 cursos de graduação a distância e 86 cursos de pós-graduação.

Confira as áreas de conhecimento contempladas:

  1. Ciências Exatas,  concursos como arquitetura e urbanismo e ciências tecnológicas,  engenharia de produção e outras Engenharia, matemática e outros;
  2. Ciências Biomédicas,  onde se ofertam cursos como agronomia,  enfermagem, educação física, biomedicina e outros;
  3. Ciências Humanas, Como administração,  artes visuais, ciências contábeis e outros.

Como ingressar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Até o ano de 2012 a entrada de alunos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte era feita exclusivamente pelo vestibular que era realizado através de provas com questões objetivas e discursivas.

Biblioteca Central Zila Mamede da UFRN.

O vestibular foi por muito tempo o principal método de acesso,  e o único método de ingresso às instituições de ensino superior públicas. 

Isso somente começou a mudar quando o governo federal criou o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e como eles surgiram o FIES,  o ProUni, que dá acesso as instituições privadas de ensino, e o Sisu que é utilizado como forma de seleção para as Universidades públicas.

Com a criação do sistema de seleção unificada – SISU,  a universidade passou a adotar este meio de acesso também e desde 2014 o SISU  é a forma de acesso exclusiva utilizada na universidade.

 Ou seja:

  • O processo de vestibular foi o método de ingresso até o ano de 2012;
  • Desde o ano de 2014 utiliza-se exclusivamente o sistema de seleção unificada como método de ingresso para novos estudantes.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Então,  quer estudar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte?  já sabe que vai ter que tirar uma ótima nota no ENEM não é mesmo?  Então bora estudar!

Sem dúvida alguma essa instituição de ensino é um dos pilares de formação da sociedade Potiguar sendo responsável pela graduação e qualificação de muitos dos profissionais que atuam no estado em diferentes vaias do conhecimento humano.

Para acompanhar a UFRN no Facebook acesse Universidade Federa do Rio Grande do Norte.

Esperamos que tenham curtido o post,  e já sabe, se estiver planejando viajar para o Rio Grande do Norte Não deixe de conferir o nosso Guia Completo de Passeios.

Até a próxima!

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.